Jornal do Cariri
Impresso
x
Acesse sua conta
Em breve.
Baixar Versão impressa
Comunidade rural terá biblioteca para incentivar leitura
Projeto leva o conhecimento por meio da leitura
Foto: Arquivo pessoal
Luan Moura
09/11 17:13

O Sítio Latão, comunidade com cerca de 700 habitantes localizada na zona rural do município de Santana do Cariri, ganhará um projeto de biblioteca ainda este ano. Intitulado “Biblioteca Caminho do Conhecimento”, a iniciativa tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura para crianças e jovens do Latão, com a realização de peças teatrais, saraus e empréstimo de livros. A estrutura ainda está em fase de finalização, por isto o equipamento só deverá ser entregue à população no mês de dezembro deste ano.

O projeto, que pretende render bons resultados para a comunidade, é fruto de uma parceria entre as educadoras Renata Lino e Márcia Lino, curadoras da biblioteca, o agricultor Francisco Martins, o empresário Luiz Reginaldo e o militar aposentado, José Reginaldo. A curadora Renata Lino destaca a importância da iniciativa para a comunidade: “Ler é um ato político. Eu acredito que minha comunidade, a partir do momento que ela se permitir a essa experiência, muitas coisas boas vão surgir, por que eles estarão mais seguros para conversar e entender novas perspectivas, condições de ampliar a percepção, contar com novas culturas, principalmente trabalhar melhor a humanidade”, destaca a professora, que juntamente com sua irmã, pôde vivenciar as dificuldades que um jovens da zona rural passa sem acesso à literatura.

Ela conta, ainda, que sentiu a dificuldade na falta de referências literárias, quando prestou vestibular e durante a graduação. Com o projeto em desenvolvimento, alimentar sonhos e despertar o interesse pelo mundo literário são pilares da biblioteca. Porém, caso encontre dificuldades de interação com o público, a professora já sabe as estratégias que deverão ser elaboradas. “Se nós percebermos que não está funcionando, iremos criar estratégias para chegar até essas pessoas, iremos direcionar os livros nas mãos deles, iremos deixar nas casas, mobilizar as crianças já promovendo vídeos recitando poesias, premiações para os estudantes que mais leu”, finaliza. 

Outras iniciativas

O Cariri Oeste já possui algumas Bibliotecas Comunitárias, que tem inspirado o surgimento de outras iniciativas de cunho social. Em Nova Olinda, por exemplo, a “Biblioteca em Minha Casa”, criada pela professora Ana Paula Ferreira, no final de 2014, transformou a rotina de crianças e jovens do Distrito de Triunfo, promovendo contação de histórias, rodas de leitura, dentre outras atividades literárias. Na cidade vizinha, a Biblioteca Comunitária da Associação Raízes Culturais de Altaneira (Arca) ajuda a Associação a desenvolver ações que fortalecem sonhos no município de Altaneira. Projeto que, inclusive, já ganhou inúmeros prêmios no campo da formação de leitores de crianças e adolescentes e teve sua história contada por um dos jovens, por meio do livro “Projeto Arca: A solidariedade fortalecendo sonhos e esperança em Altaneira-Ceará”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ