Jornal do Cariri
Comunidade pede escola rural no distrito de Santa Fé
Construção de escola está prevista pela Secretaria da Educação do Estado
Foto: Arquivo UJS
Joaquim Júnior
25/10/23 11:00

Famílias da comunidade de Santa Fé, em Crato, buscam a instalação da Escola Rural no Distrito de Santa Fé. Segundo Michel Gomes, diretor da União da Juventude Socialista (UJS) e militante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que representa o movimento, a busca pelo equipamento de educação ocorre desde o ano de 2014.

De lá para cá, segundo explicou Michel, foram realizados manifestos pela escola rural, abaixo-assinado das famílias, cobranças feitas dentro do espaço da Câmara Municipal pelo professor Samuel Siebra, que atua na linha de frente na luta pela reivindicação, além de manifestos no movimento estudantil pela UJS.

 “O município adquiriu um terreno sem a topografia adequada para a construção da escola e nunca passou uma máquina para terraplanar, deixando um terreno adquirido sem nenhuma utilidade”, lembra Michel, ao dizer que alunos assistem aula em um espaço improvisado. Ele destaca que “a construção dessa escola é uma afirmação e um reconhecimento de que o campo tem autonomia e capacidade de formar a juventude, produzir ciência e tecnologia de qualidade”. Como informou, mais de 300 famílias locais possuem alunos no ensino médio.

Em nota divulgada pela Secretaria da Educação (Seduc), foi informado que a construção de uma escola de ensino médio na localidade de Santa Fé, no Crato, está prevista pela Seduc, que aguarda apresentação de um terreno adequado para a referida obra. “Um espaço foi sugerido pela Prefeitura Municipal, mas, por questões técnicas avaliadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), não atende aos parâmetros para a construção”, finaliza a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ