Jornal do Cariri
Comum acordo
Madson Vagner
06/10/20 0:00

As chapas que disputam as eleições em Antonina do Norte, Tarrafas, Assaré, Milagres e Abaiara parecem antenadas com o que pensa a Justiça sobre as aglomerações em tempos de pandemia. Eles fizeram um acordo com os juízes eleitorais Diogo Schenatto Irion e Djalma Sobreira Dantas Júnior, para que não houvesse eventos com potenciais de aglomeração. Entre os eventos de campanha, ficaram proibidos carreatas, comícios, reuniões e passeatas. Claro, o acordo foi proposto pelos juízes e aceitos pelo candidatos. Caso não houvesse consenso, a Justiça Eleitoral desses municípios iria fazer a notificação de forma oficial. Ou seja, foi um caso de “livre e espontânea pressão”. Certo é que quem esperava uma campanha com gastos exorbitantes em eventos que demonstram força, terá que encontrar outra maneira de mostrar o quanto está popular sua campanha.

Quase fora

A disputa em Antonina do Norte pode ter duas chapas impugnadas nos próximos dias. Iteildo Roque, candidato a prefeito pelo PSDB, e Ana Rocha, candidata a vice-prefeita pelo PSD, na chapa do prefeito interino Orlando Rufino, foram identificados como fichas sujas. A afirmação é do Ministério Público do Estado, que entrou com a ação de impugnação. O impedimento tem base em condenações por improbidade administrativa. Iteildo tem condenação no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e Ana Rocha teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e confirmadas pela Justiça. Em ambos os casos, os candidatos estão inelegíveis por oito anos. No caso de Ana Rocha, a decisão impugna a chapa que tem a frente o atual presidente da Câmara e prefeito interino Orlando Rufino. O pedido espera decisão da Justiça Eleitoral.

Firmes na disputa

Foram e ainda são muitas as especulações sobre a participação dos ex-prefeitos de Farias Brito, Vandevelder Freitas, e de Caririaçu, João Marcos, na disputa deste ano. Contas desaprovadas pelos Tribunais de Contas e a inclusão dos nomes em listas sujas foram esperadas por opositores. Mas, a possibilidade de não participarem da disputa parece cada vez mais distante. No dia 30 de setembro, Vandevelder foi recebido pelo governador Camilo Santana e pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana. No fim de semana, João Marcos fez uma “super live” para lançar oficialmente seu nome. Fernando Santana estava na live e deu a garantia que o governador ficará neutro na disputa contra o pedetista Edmilson Leite. Já em Farias Brito, Camilo vai subir no palanque de Vandevelder. Nos dois casos, prevaleceu a articulação de Fernando.

Mão na massa

O candidato a prefeito pelo MDB à Prefeitura de Granjeiro, Dr. Fabiano, está sofrendo um grande desgaste político nas redes sociais. O desgaste é motivado pela postagem de uma foto, em provável visita a eleitores, onde aparece quantidade em dinheiro sobre uma mesa. A visita, feita no fim de semana, seria avaliada como normal, não fosse a presença do dinheiro na foto, que segundo informações, já está nas mãos do Ministério Público Eleitoral. No grupo opositor, a candidatura emedebista, comandada pelo candidato Chico Clementino, do PSDB, a foto é tratada como a comprovação de um possível abuso de poder econômico. As explicações ainda não vieram, mas há quem garanta que a família é simples e, mesmo que fosse dona do dinheiro, não teria interesse em deixá-lo exposto. Dr. Fabiano tem muito a explicar.

Sem controle

A pesquisa divulgada na última semana, em Missão Velha, parece ter acordado os militantes e apoiadores do candidato Washington Fechine, do MDB. No dia 03, um adesivaço na praça central da cidade acabou em grande aglomeração de pessoas e findou sendo suspenso. Washington foi carregado nos braços da multidão, que se dirigiu, segundo a coordenação da campanha, de forma voluntária. Washington garante que nada foi planejado e que sua campanha tem obedecido todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades do Estado, Município e da Saúde. O grande volume de pessoas que compareceu ao evento acabou chamando a atenção do candidato de oposição, Dr. Lorim, do PDT. Há quem garanta que a coligação pedetista prepara uma denúncia. Nas ruas, os apoiadores de Washington gritavam que o gigante voltou e pediram nova pesquisa.

Pesadelo de volta

O candidato do PDT a prefeito de Santana do Cariri, Vicente Brilhante, está vivendo mais uma vez o mesmo pesadelo. O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da sua candidatura, pela desaprovação das suas contas de governo quando esteve à frente da Câmara de Vereadores, nos anos de 2009 e 2010, na condição de presidente. E desde 2013, quando o processo atingiu o trânsito e julgado, Vicente é sempre lembrado pelo caso e cobrado sua inelegibilidade. Em 2018, o pedetista foi candidato contra o atual prefeito Pedro Henrique, do MDB, e sofreu até o fim da eleição suplementar, com constantes informações de que estaria fora da disputa. Mesmo com o pedido do MPE, a assessoria jurídica de Vicente garante que sua candidatura não será impugnada e que ele permanecerá na disputa. A assessoria jurídica prepara a apresentação defesa.

Enquanto isso...

... Ainda em Santana do Cariri, a Câmara de Vereadores virou palco de baixaria e descontrole na sessão do dia 1º de outubro. Os vereadores Arclebio Dias, Joaquim Teles e Gildo Lopes, tropa de choque do prefeito Pedro Henrique, resolveram tumultuar a sessão por causa de um projeto referente a implantação do Sisar na zona rural do Município.

... O projeto estava sendo lido e discutido quando os parlamentares santanenses se levantaram, agrediram verbalmente a presidente Luciene Soares e depredaram equipamentos que faziam a transmissão da sessão para as redes sociais. Segundo informações de bastidores, os vereadores querem a implantação rápida do Sisar para colher ganho político.

... Sem controle também está a campanha do candidato petista em Salitre, Agenor Ribeiro. No fim de semana, uma carreata que descumpriu todos os protocolos de segurança contra o coronavírus promete entrar para a história do Município como uma das maiores. O candidato da oposição, Dodo de Neoclides, do Pros, garante que vai denunciar o evento.

... O grupo comandado por Agenor Ribeiro está no poder há 16 anos e desponta como favorito a governar o Município pelos próximos quatro anos. Agenor é ex-prefeito e ex-suplente de deputado estadual e aparece na lista suja do Tribunal de Contas do Estado e, ainda, pode ficar fora da disputa. Claro, seu grupo descarta totalmente essa possibilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ