JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Complexo Ambiental deve aquecer turismo na região
Equipamento contará com teleférico, borboletário e galeria/museu
Foto: Ascom Superintendência de Obras Públicas
Joaquim Júnior
27/07/21 10:30

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas – Centro de Referência Ambiental e Cultural da Chapada do Araripe deve iniciar atividades ainda no segundo semestre deste ano. História, tradição e cultura se encontrarão no equipamento, que compreende, além do Mirante Cruzeiro do Caldas, galeria/museu, teleférico, borboletário e café. A expectativa é que, neste primeiro momento, as ações aconteçam de forma híbrida, obedecendo às orientações de cuidado contra covid-19. O equipamento público é localizado no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional (Flona) do Araripe- Apodi, e tende a contribuir com a candidatura da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade.

O empreendimento, de acordo com Maria Dias, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), já está concluído. Conforme apresentou, o Complexo foi concebido no intuito de possibilitar a realização de um percurso ecológico, religioso, histórico, patrimonial e cultural, envolvendo ações voltadas para ecoturismo, preservação ambiental, educação patrimonial e cultural na região. As próximas etapas são a inauguração e implementação dos programas, que incluem programa de educação ambiental; desenvolvimento de tour e trilhas ecológicas e passeios no teleférico; oficinas virtuais e presenciais; exposições na galeria; programa de desenvolvimento sustentável e econômico, entre outros.

Maria Dias destaca, ainda, que a intenção é fazer o Mirante Cruzeiro de Caldas funcionar como espaço que transita entre inovação e tradição, história e lendas, rezas e cantos. “No Mirante do Cruzeiro é possível contemplar o Vale do Rio Salamanca e o Centro Histórico de Barbalha, e ainda ter uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe. A presença do Cruzeiro reflete uma tradição indígena, envolvendo ritos de adoração ao sol e cultos pagãos, possibilitando aos visitantes um mergulho na história e na tradição”, comenta a secretária, ao dizer também que a proposta se apresenta buscando potencializar papel na conservação e difusão do patrimônio natural, através de diálogos e experimentações histórico-culturais. As ações terão à frente a Sema e o Instituto Dragão do Mar (IDM). O contrato de parceria entre as instituições foi firmado e anunciado na última semana e terá vigência até maio de 2022.

Turismo em Barbalha

Além de ter a Festa de Santo de Santo Antônio reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o município de Barbalha é rico em biodiversidade. Anualmente, milhares de turistas em busca de aventura conhecem a região, rica em fontes naturais de água mineral. Durante o Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2021, o prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme, citou a diversidade e a existência de tipos de turismo, que vão do religioso ao ecológico e científico a nível local. Ele falou, ainda, sobre a necessidade de estabelecer uma bandeira para vender o destino Cariri – planejamento que foi atrasado devido à pandemia.

O  município de Barbalha também é integrante da Rota Cariri, ação conjunta entre as secretarias de Turismo e da Cultura do Ceará, em parceria com municípios e instituições, voltada ao desenvolvimento do turismo cultural e sustentável. Os patrimônios da Chapada do Araripe e de todo Cariri, são apresentados como atrativos dentro do projeto, que inclui patrimônios arqueológicos e paleontológicos. De Barbalha, a Igreja do Rosário e o Engenho Tupinambá compõem a lista, que tem mais de 50 atrativos. Complexo Ambiental deve aquecer turismo na região

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE