Como focos de incêndio na amazônia interferem no Cariri
Pôr do sol e céu na região apresenta intensa coloração devido às queimadas
Foto: Joaquim Jr
Natália Alves
27/08/24 12:00

No Cariri, o céu está sob coloração acinzentada, preocupando a população. As causas deste cenário estão ligadas às queimadas que estão acontecendo desde o último dia 16 de agosto na Amazônia, que vem sofrendo com o maior número de focos de incêndio em 19 anos, sendo registrados mais de 63 mil focos de fogo desde janeiro. O cenário alarmante traz sérias mudanças no clima e em fenômenos da natureza. 

Além do Cariri, outras regiões e estados apresentaram céu com coloração diferente devido às queimadas, além do pôr do sol com cor mais forte. Analistas ambientais explicam que o acinzentado do céu é causado pela dispersão de partículas de fumaças vindas das queimadas na Amazônia e no Pantanal, onde grandes quantidades de material particulado e gases poluentes - como carbono e enxofre - são liberados na atmosfera.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima informou que o fogo na Amazônia se concentrava no sul do estado do Amazonas e nos arredores da Transamazônica. O Governo Federal e o ministério discutiram ações conjuntas de combate aos incêndios. “É preciso trabalhar de forma integrada. Sabemos que esse problema não vai recuar e, provavelmente, se tornará mais frequente e mais intenso. Então nós temos que ter uma preparação mais estruturada daqui para frente", disse a ministra Marina Silva em entrevista coletiva após a reunião.

Para além das queimadas na Amazônia, a questão de incêndios no Cariri também contribuem para problemas climáticos e de saúde. O Superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), Eraldo Oliveira, faz recomendações a população a respeito de queimadas e de seus malefícios a sociedade. "O primeiro ponto é que as pessoas saibam que incêndio é crime. Depositar lixo em terrenos é crime e que para tanto o proprietário dos terrenos, principalmente em zona urbana, eles precisam, além de cercar, de zelar. Uma vez acontecendo esse tipo de incêndio, o proprietário precisa fazer o B.O na Polícia Civil exatamente para tirar a responsabilidade daquele proprietário do terreno. As recomendações que a gente faz é que não queime resíduo, lixo. O lixo oriundo da queima de restos de vegetais, eles podem ser compostados. Pode ser feita uma grande marca no chão onde poderá ser soterrado e aquilo dali virar adubo", explicou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ