Jornal do Cariri
Comércio de produtos ilegais prejudica arrecadação tributária
Ação resultou na apreensão de 25 toneladas de produtos, totalizando R$ 8,5 milhões
Foto: Guto Vital
Geneuza Muniz
16/11/22 17:00

Estima-se que o comércio de produtos ilegais provocou um prejuízo de 336,8 bi ao Brasil em 2021. Os dados são do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP). Esses tributos não recolhidos poderiam ser revertidos em bem estar para a sociedade. Visando coibir essas práticas, uma operação da Receita Federal foi realizada, na última semana, contra dez estabelecimentos comerciais do centro de Juazeiro do Norte.

A ação resultou na apreensão de 907 volumes, com cerca de 25 toneladas de produtos, principalmente eletrônicos, em um valor estimado de R$ 8,5 milhões.

Conforme informações do delegado Erison Matias, as ações são esporádicas, sem previsibilidade. Ele ainda explicou sobre o destino desses itens. “O material apreendido que seja falsificado será destruído. Os que não forem falsos e o contribuinte não comprovar sua importação regular, serão levados a leilão ou doados a órgãos públicos”.

Os comerciantes de Juazeiro foram notificados e terão um prazo para apresentarem a documentação obrigatória que comprove a legalidade dos produtos. Caso contrário, o estabelecimento também será multado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ