Comenda para Ciro antecipa clima eleitoral na Câmara de Juazeiro
Apesar de críticas, proposta foi aprovada por unanimidade
Foto: Aerlon Avelino
Robson Roque
04/02/26 17:09

Cotado como um dos principais nomes para disputar o Governo do Ceará nas eleições deste ano, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) receberá a Comenda do Mérito Legislativo no próximo sábado (7), em Juazeiro do Norte. A concessão da honraria, aprovada pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, acabou transformando a sessão desta terça-feira (4) em uma prévia dos embates para as eleições deste ano.

Durante a discussão entre os vereadores, críticas e defesas a Ciro Gomes e ao governador Elmano de Freitas (PT) deram o tom político à votação, evidenciando o clima de pré-campanha. Para o ex-presidente da Câmara, Capitão Vieira Neto (MDB), o debate extrapolou o mérito da homenagem e antecipou o embate das urnas.

Vieira Neto afirmou que a Casa precisa ter cautela para não banalizar a concessão de honrarias. Mesmo declarando apoio a Elmano, ele votou favoravelmente à homenagem a Ciro. “Eu não estou discutindo, aqui, a eleição. Eleição eu não voto nele. Mas dizer que ele não merece a comenda de mérito legislativo de Juazeiro do Norte, aí eu estou sendo incoerente”, afirmou.

Autor da proposta, o vereador Julian de Ciélio (PSB) também politizou o debate, ao demonstrar insatisfação com o governador Elmano, alegando não ter sido recebido por ele, junto a outros parlamentares juazeirenses. “Se, antes, eu tinha dúvida de qual governador apoiaria, se Ciro for candidato ao governo, irei apoiá-lo. Apesar de fazer parte da base, não irei apoiar o governador Elmano”, declarou.

Aliado do governador, o vereador Barbosa Neto (PT) reconheceu a capacidade intelectual de Ciro, mas fez ressalvas ao seu perfil político. “É um homem inteligente e capacitado, mas não tem temperamento. E isso eu não quero para a nossa cidade”, disse.

Também da base governista, Bilinha (PT) lembrou que já votou em Ciro no passado, pela “inteligência” do ex-ministro, mas afirmou apoiar a reeleição de Elmano. Segundo ele, desde que Ciro passou a se colocar como candidato à Presidência da República, “vem se perdendo com as palavras”, embora isso não apague os serviços prestados ao Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE