Jornal do Cariri
Coletivos pretendem ampliar participação feminina na política
Coletivos de mulheres não se sentem representados na política institucional
de Mulheres quer representação efetiva nas esferas de decisão. Foto: Antonio Rodrigues - Diário do Nordeste
Robson Roque
01/09/20 17:00

A data 26 de agosto homenageia a luta pela Igualdade Feminina. Marco histórico em todo o mundo, o dia faz alusão à batalha feminina por direitos civis, direito ao voto e por representatividade nas esferas de poder, como a política. O dia se torna ainda mais instigante em anos de disputa eleitoral, como 2020.

Nas eleições deste ano, as mulheres devem representar pelo menos 30% das candidaturas a vereador de cada partido. Contudo, a representatividade da mulher na política caririense ainda é tímida.

No Crajubar, por exemplo, nenhuma mulher foi eleita prefeita e apenas uma, Ana Pinheiro Esmeraldo, ocupou o cargo de forma interina, em Crato, entre maio e outubro de 1950.

Atualmente, dos 55 cargos de vereador nas Câmaras do Crajubar, apenas oito (14,55%) são ocupados por mulheres: cinco dos 21 vereadores de Juazeiro, duas dos 19 parlamentares no Crato e uma entre 15 vereadores de Barbalha.

Continue lendo está matéria na edição do Jornal do Cariri desta semana. Ela está disponível para download no botão "Impresso", destacado em vermelho no canto superior aqui do Site do JC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ