Jornal do Cariri
Coletivo Satírika prepara lançamento do primeiro ebook
Para o futuro, Coletivo planeja expandir alcance para outras regiões
Coletivo ministra oficina de fanzine Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
24/08/21 11:00

O Coletivo Satírika foi criado em 2016, por estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) que encontravam dificuldades em publicar e divulgar os trabalhos produzidos. A ideia inicial foi de montar uma revista, em formato fanzine, com periodicidade mensal, que reunisse textos literários variados e quadrinhos – contanto que, neles, não estivessem presentes mensagens racistas, machistas ou LGBTfóbicas. Atualmente, a iniciativa foca em projetos autorais, publicados em formato de livreto, vendidos tanto no Cariri como para outras regiões do país. Para o mês de setembro, está previsto o lançamento do primeiro livro em Kindle, a versão digital do primeiro volume da HQ “Olhos Felinos”.

A historiadora e escritora Sued Carvalho, que junto ao artista visual Victor Vladmir integra a formação original do Coletivo, conta que a escolha do nome “Satírika” tem origem na proposta inicial do projeto: de ser uma revista mensal de literatura e quadrinhos que carregasse muita acidez, um humor sarcástico e uma crítica aguda do cotidiano nacional e regional. Além deles, o grupo é formado por Estrela do Sul, historiadora e escritora; Edineide Sampaio, escritora e graduanda em Letras; e Diego Costa, escritor, artista visual e biólogo.

Anualmente, cada membro da Satírika tem direito a lançar um trabalho autoral. Desde o ano de 2017, no mês de janeiro, o grupo apresenta uma edição anual, em que apresenta um conto coletivo. Todos os fundos do Coletivo têm origem no lucro das vendas. Segundo os integrantes, há demanda no Cariri por literatura underground acessível. Prova disso é que, em praças, bares e shows de bandas locais, por exemplo, as vendas foram satisfatórias e o grupo chegou a esgotar uma tiragem em apenas uma noite.

Por conta da pandemia, em que a produção foi afetada, os membros decidiram focar, no ano de 2020, em produzir para 2021. “Porém, conseguimos contatos em outras regiões do país e nossos últimos lançamentos foram encomendados por muitas pessoas do Sul e Sudeste”, comenta Sued. Segundo a escritora, o grupo não se restringe a gênero literário. Apesar dos livretos, em maioria, serem contos, outros gêneros também são visitados. Recentemente, foi lançada uma coletânea de poemas, intitulada “One Love”, de autoria de Estrela do Sul, além de uma história em quadrinhos chamada “Olhos Felinos”, com roteiros de Sued Carvalho e com ilustrações de Victor Vladmir.

“Periodicamente, temos reuniões, onde discutimos questões estruturais, problemas financeiros, recitais e, principalmente, ideias que estejamos maturando. Se o Coletivo gostar do que está sendo pensado, o projeto será
aprovado e criaremos um cronograma de produção, que envolve desde a escrita, diagramação, edição, divulgação e lançamento”, explica Sued. O que determina se serão lançados dois ou dez livretos é a inspiração.

“Nenhum membro do Coletivo Satírika pode tentar mudar os caminhos que um escritor, escritora ou quadrinista está perseguindo em sua obra, exceto em casos de mensagem de ódio, onde vetamos o trabalho”, relata Sued, ao contar que os membros são progressistas e defendem, principalmente, a renovação da arte caririense. “Queremos uma literatura regional que fale do Cariri de hoje, de um Crajubar globalizado, para o bem e para o mal. Em nossa concepção, a roupa de couro e o sertanejo não nos definem mais e, nos trabalhos, os pontos positivos e negativos dessa transformação são sempre ressaltados”, completa.

Entre eventos que o grupo já participou, está a mesa redonda Cordel e Literaturas Populares do Cariri, organizada pela Escola de Saberes de Barbalha, no ano de 2017. “Nossa intenção é sermos reconhecidas enquanto expoentes de uma nova literatura popular e vimos, nesse convite, um reconhecimento disso”, afirma Sued. Para o futuro, os planos do Coletivo Satírika são expandir para outras regiões, ter contato com outros escritores e quadrinistas e ser um espaço para publicação e divulgação underground, não apenas na Região Metropolitana do Cariri, mas também em outros locais. “Em curto prazo, no entanto, temos planos mais palpáveis, como entrar no mercado de ebooks. Temos, previsto para o dia 20 de setembro, o lançamento de nosso primeiro livro em Kindle, que é a versão digital do primeiro volume da HQ Olhos Felinos”, comenta Sued, que lembra, ainda, que é possível conhecer e obter o trabalho do grupo através do contato pela página @Satirikarevista, no Instagram, ou pelo e-mail satirikarevista@ gmail.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ