JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ciro não aceita opção de Camilo Santana
07/06/22 0:00

Antes do então governador Camilo Santana se desincompatibilizar, em 02 de abril, aconteceu uma reunião dele com os irmãos Ciro e Cid Gomes. No encontro, o trio fechou apoio à candidatura da governadora Izolda Cela à reeleição. Cid até propôs que Camilo a anunciasse como candidata do PDT. A sugestão de Cid não foi aceita por Camilo, para dar um tempo para Izolda se fortalecer no cargo e ser candidata natural ao Abolição. Só que Ciro descumpriu esse acordo, e está impondo o nome de Roberto Cláudio como candidato do PDT. E aí surgiu um impasse que ameaça verdadeiramente a aliança PDT-PT rumo ao Abolição.

Ciro quer ganhar no grito

Após Ciro Gomes ter dado seguidas declarações públicas de que o candidato é Roberto Claudio - a última foi no lançamento da Escola do Parlamento, na Câmara de Fortaleza, no último dia 30 de maio - Camilo provocou um novo encontro dele com os irmãos Ciro e Cid Gomes. Camilo queria entender o que estava acontecendo. A conversa foi péssima. Cid apenas ficou ouvindo. Já Ciro foi agressivo com Camilo. Ameaçou-o. Se insistir no apoio a Izolda, o PT pode romper e os FG terão outro candidato ao Senado. Nesse caso, Ciro e PDT apoiariam à reeleição de Tasso Jereissati.

Força de Camilo é incontestável

Na sexta, 03 de junho, Camilo ganhou uma festa de aniversário no restaurante Moleskine em Fortaleza. Lá compareceram à governadora Izolda Cela, 30 deputados estaduais, inclusive o presidente Evandro Leitão, e o prefeito de Caucaia, Vitor Valim. A festa visou reafirmar o apoio da classe política cearense à candidatura de Camilo ao Senado e a pressionar Cid Gomes a honrar o compromisso fechado por ele, para a união do PDT com o PT e que votem na candidatura de Izolda. Três ausências foram notadas: Ciro e Cid Gomes, e Roberto Cláudio. Camilo divulgou nas suas redes sociais quem o parabenizou. Nem Ciro nem Roberto Cláudio mandaram mensagens de parabéns.

Guilherme Landim vira opção

Há um risco real de haver um rompimento da aliança PDT-PT. Tanto Camilo Santana quanto o PT não aceitam candidatura de Roberto Cláudio, nome imposto por Ciro Gomes. Assim, se Roberto Cláudio for o candidato e vencer às eleições, o presidente da Assembleia não será o deputado Evandro Leitão. A posição de Evandro de lealdade a Camilo, retirando sua candidatura para apoiar à reeleição de Izolda Cela, desagradou aos irmãos Ciro e Cid Gomes. E os FG já decidiram: se continuarem no controle do Ceará, quem presidirá o Legislativo a partir de 2023 será Guilherme Landim. Evandro só será reeleito se Izolda continuar no Abolição.

MDB espera rompimento PT-PDT

Uma pesquisa encomendada pela direção regional do MDB-Ceará, a ser divulgada esta semana, definirá o futuro do partido nas eleições deste ano. É o que revelou o ex-senador Eunício Oliveira, durante passagem por Juazeiro, no sábado. Eunício apresentou seus pré-candidatos a deputado estadual e federal no Cariri. A pesquisa deve trazer, inclusive, o nome dele como opção de candidato ao Abolição . Claro, se vier bem colocado será uma surpresa. Hoje, Eunício trabalha para ser deputado federal. A pesquisa traz vários cenários, inclusive com a hipótese de um rompimento entre PT e o PDT. Eunício estabeleceu a data de 20 de julho para definir seu rumo político na corrida eleitoral do Ceará.

 PT do Cariri prepara o rompimento

 Os diretórios do PT em Crato e Juazeiro preparam as bases para fazer o rompimento com o PDT no Ceará. Uma plenária está sendo articulada para ouvir os dirigentes do Cariri para unificar e fortalecer o discurso de rompimento da aliança com os Ferreira Gomes. Hoje, já estão fechados com a tese os diretórios de Crato, Juazeiro, Missão Velha e Jardim. A ideia é fechar apoio em toda a região para tirar uma carta conjunta com a posição do Cariri. O ex-prefeito de Juazeiro, Dr. Santana, e o vereador cratense, Pedro Lobo, têm se revezado na articulação do evento. Os dois pretendem sair do encontro com a aprovação da tese de rompimento para pressionar a Executiva estadual.

 Disse me disse…

Deputado estadual Guilherme Landim mandou um recado à cúpula do partido: “Acho que tá na hora de definir (o candidato).”

Guilherme teme, além do desgaste interno, prejuízos na disputa, pelo pouco tempo de pré-campanha e campanha que resta.

Quem comemora mais um vereador de base na Câmara é o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra. Sai David Araújo e entra Padre Paulo.

 Quem está mais próximo do prefeito Glêdson Bezerra é o deputado estadual Fernando Santana. Quer ser seu estadual na disputa deste ano.

Fernando anunciou a liberação de R$ 20 milhões em reformas e novas obras para Juazeiro do Norte e está quase fechado com Glêdson.

Desculpe a ignorância, como irá terminar essa briga de Ciro contra Camilo Santana pela indicação do candidato do PDT ao Abolição?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE