Ciro Gomes lidera contra Elmano mas perde para Camilo na corrida ao Abolição
Pesquisa do Instituto Paraná/JC aponta cenário atual no Ceará
Donizete Arruda
15/12/25 22:31

A mais nova pesquisa eleitoral do Instituto Paraná-Jornal do Cariri- RedePlus e CN7 - aponta emoção na disputa eleitoral pelo governo do Ceará. São três cenários pesquisados. No primeiro, a pesquisa apresenta 03 nomes: Ciro Gomes, Elmano de Freitas e Eduardo Girão. Os números revelam que Ciro aparece com 46%. Elmano vem em seguida com 33,2% e Eduardo Girão surge com 9,6%. No segundo cenário, sai o governador Elmano e assume a candidatura o ministro Camilo Santana. Nessa disputa, Camilo lidera com 45%. Ciro em segundo com 36,8% e Eduardo Girão em terceiro com 8,2%. No terceiro cenário, sai Ciro Gomes, entra Roberto Cláudio. Com esses candidatos, Elmano lidera com 42,2%. Roberto Cláudio em segundo com 23,1% e Eduardo Girão com 15,5%. Na pesquisa espontânea para governador, quem lidera é Ciro Gomes com 9,5%. Em seguida vem Elmano com 8,8%. Camilo aparece em terceiro com 4%. Eduardo Girão tem 1%. Com menos de 1%, surgem André Fernandes com 0,7%, Capitão Wagner com 0,6% e Roberto Cláudio com 0,3. Já a rejeição, Eduardo Girão lidera com 25,9%, seguido de Elmano com 25,3%, Roberto Cláudio com 20,9%, Camilo com 13,3% e Ciro Gomes com 11,7%.

Eunicio lidera em todos
cenários para senador

A pesquisa do Instituto Paraná- Jornal do Cariri- Rede Plus - CN7- aponta o amplo favoritismo do candidato Eunício Oliveira na corrida por uma das duas vagas ao Senado Federal. No cenário 01, Eunício é líder com 37,3%. Em segundo vem surpreendentemente Eduardo Girão com 28,8%. Em seguida vem José Guimarães com 24,3%. Na quarta colocação surge Júnior Mano com 17,2%. Em quinto, o candidato Alcides Fernandes com 15,9%, seguido por Chiquinho Feitosa com 13,3%. No outro cenário, com apenas quatro candidatos, a liderança é ainda mais consolidada. Eunício vence para ser um dos dois senadores com 42,3%. Em segundo lugar vem de novo Eduardo Girão com 33,6%. Júnior Mano ocupa a posição com 26,3% e Alcides Fernandes é o quarto com 20,8%. Na disputa espontânea para o Senado, aparecem empatados Eunício Oliveira e Camilo Santana com 1,9%. Em seguida, empatados também, Alcides Fernandes e Júnior Mano com 1,5%. Na terceira posição está José Guimarães com 1,3%. Na quarta, surge Cid Gomes com 0,9%. Logo após, vem empatados na quinta colocação: Ciro Gomes, Eduardo Girão e Priscila Costa com 0,7%. Na sexta posição aparece Elmano com 0,5%. Na sétima, empatados André Fernandes e Chiquinho Feitosa com 0,3%.

Camilo assegura não
ser candidato ao Abolição

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou existir qualquer possibilidade de haver um plano B para a escolha do candidato a governador do Ceará, no PT. De forma contundente, Camilo concedeu uma entrevista, nesta segunda 15, ao jornal carioca OGLOBO, e afirmou: “Eu não sou candidato. O Elmano tem sido um grande governador. Elmano tem direito à reeleição e está bem avaliado. Mas claro que política é dinâmica. O projeto que está em curso no Ceará tem avançado —com muita dificuldade em áreas como a segurança pública, que é um problema no Brasil inteiro... Mas tem avançado na Educação, Saúde e geração de emprego.” Indagado sobre a política ser dinâmica, Camilo foi taxativo: “ Digo com toda a seriedade que o nosso candidato à reeleição se chama Elmano de Freitas.
Nossa preocupação agora é escolher os nossos senadores.” Essas declarações do ministro Camilo acabam com especulações de que a sua decisão de se desincompatibilizar em 30 de março do ano que vem seja para se lançar candidato ao Governo do Ceará. Essa hipótese não existe. O próprio governador Elmano já disse em conversa com deputados federais, estaduais e prefeitos que é candidato à reeleição. Como disse Camilo, é o seu direito e será candidato.

Disputa pelas vagas de
senador com muitas brigas

Na chapa do governador Elmano tem duas vagas para o Senado Federal. Uma delas já está definida: será uma indicação do PSB, do senador Cid Gomes. O nome a ser definido ainda gera ruídos na relação de Cid com Elmano e e Camilo. Cid diz abertamente que não concorrerá a um novo mandato, e apóia a candidatura do deputado Júnior Mano. Entretanto, o governador Elmano tem elogiado o trabalho de Júnior Mano a favor do Ceará, mas não esconde que o seu preferido para ser senador é Cid Gomes. E a segunda vaga de senador temCir vários candidatos, de vários partidos. Na sua entrevista ao OGLOBO, Camilo falou sobre como ele é Elmano vão resolver esse imbróglio: “ a escolha dos dois candidatos ao Senado, precisa ser bem discutida: Temos um arco de aliança muito grande, e claro que tem pessoas no nosso partido que querem ser candidatos a senador, do próprio PT. Só que os nossos aliados chegam para a gente e dizem: Olha, o candidato a presidente já do PT, nós vamos apoiar. O candidato a governador já é do PT, nós já vamos apoiar. Poxa, vamos também dividir os espaços. Então tem candidato do MDB, do PSD, do PT, do Republicanos que querem estar na chapa. Na hora certa nós vamos resolver.”

Capitão Vieira e Barbosa
disputam liderar oposição

O vereador Capitão Vieira Neto (MDB), até agora, líder da oposição, está com o seu protagonismo ameaçado pelo petista Barbosa Neto. Nesse confronto interno, Vieira teve que subir o tom contra o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), encaminhando pedido de CPI na Câmara. O alvo desse pedido de comissão de investigação foi a Secretaria de Saúde. Essa solicitação de CPI estava pronta há tempos, mas Vieira temia pela fragilidade da denúncia. Teve que colocar na rua mesmo assim, motivado pelo aumento das acusações de Barbosa à gestão Glêdson. Sem chances de ser o candidato a deputado estadual pelo grupo do deputado federal, José Guimarães, Barbosa sonha agora com a presidência da Câmara, o que deve se chocar com as pretensões de Capitão Vieira. Para não ficar atrás, Barbosa aproveitou a temática da saúde, levantada por Vieira, Barbosa e foi às portas do hospital Estefhania Rocha Lima, tentar desmentir o prefeito Glêdson, mostrando o prédio fechado. No evento da Câmara dos bairros, Barbosa cobrou o prefeito e avaliou a saúde como um caos. A disputa entre Vieira e Barbosa implodiu a oposição ao prefeito Glêdson.

Glêdson responde à
oposição rachada

Diante das muitas críticas sofridas, com a disputa interna na Câmara pelo protagonismo da oposição, o prefeito Glêdson resolveu se antecipar para estancar qualquer estrago político. Glêdson se articulou com o presidente da Câmara, Felipe Vasques (Agir), e recebeu autorização da Câmara para a compra de novos ônibus para fazer o TFD (Transporte Fora do Domicílio), principal foco das críticas do vereador Capitão Vieira. Já anunciou nas redes sociais, que a Prefeitura vai assumir o transporte e deve distratar com a empresa que faz o serviço. Um processo interno já foi aberto para averiguar as denúncias. Temendo pelo esvaziamento da CPI, Vieira já protocolou a denúncia no Ministério Público. No caso do hospital Estefhania Rocha Lima, fechado após a saída do atendimento infantil para o hospital Maria Amélia, bastante criticado por Barbosa Neto nas redes sociais, Glêdson voltou a dizer que espera o “dinheiro prometido do Governo do Estado” para fazer a reforma e reabrir o Estefhania. Glêdson tem levado a melhor no conflito com vereadores de oposição.

Disse me disse…

Mais dados sobre a pesquisa do Instituto Paraná sobre disputa presidencial no Ceará, e avaliação dos governos Elmano e Lula, você pode ler no portal do Jornal do Cariri ou do CN7.

A Câmara do Crato aprovou as contas de governo, relativas ao exercício de 2023 do ex-prefeito Zé Ailton Brasil. Essa aprovação referenda a sua pré-candidatura a deputado estadual.

Antes da votação, Zé Ailton demonstrava segurança numa aprovação, pois contava a seu favor, com os pareceres favoráveis do TCE e da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara

No plenário, os vereadores seguiram os pareceres técnicos para aprovação unânime. A candidatura de Zé Ailton será em parceria com o secretário de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Fernando Santana (PT), que disputará uma vaga de deputado federal.

A Câmara do Crato sofre mudanças dias antes de entrar de recesso. A primeira foi a saída do vereador Júnior Tavares (DC), que se licenciou, dando espaços ao suplente Filipe Antero (DC), filho do saudoso Jackson Antero.

E nesta última semana legislativa, a vereadora Ariza Silva (PP) vai pedir licença por 120 dias. Com a licença, assume Jacson Arrais (PP). Ariza vai cuidar da coordenação da candidatura de Rafael Branco, a deputado federal.

Em Juazeiro do Norte, o Sindicato dos Comerciários realizou no domingo pela manhã, o ato “Sem Anistia para Golpista”. A concentração aconteceu na Praça da Bíblia, seguindo em direção ao Mercado do Pirajá.

O ato foi convocado por organizações de movimentos sindicais e sociais no Brasil. A manifestação teve o objetivo de denunciar a votação do projeto de dosimetria, aprovado pela as Câmara Federal. O principal alvo das críticas foi presidente Hugo Motta.

Desculpe a ignorância, qual a consequência na escolha dos candidatos ao governo e ao Senado após esses resultados da pesquisa eleitoral do Instituto Paraná/Jornal do Cariri/Rede Plus/CN7?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE