Jornal do Cariri
Ciro Gomes fritado em praça pública
20/04/21 0:00

No mesmo dia, segunda (19), o presidenciável Ciro Gomes viveu o seu inferno astral como candidato à sucessão do presidente Bolsonaro. Dois dos mais importantes jornais brasileiros – O Globo e Folha de São Paulo, publicaram reportagens retratando que a candidatura de Ciro virou um Titanic. O PDT quer aderir a Lula. E Ciro recebeu duas propostas. O DEM, através de seu presidente nacional ACM Neto, ofereceu-o a vaga de vice-presidente na chapa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Os tucanos, via presidente nacional deputado Bruno Araújo, lançaram a candidatura do senador Tasso Jereissati e quer que Ciro venha coordená-la. Se eleito, Tasso daria a Ciro um ministério com protagonismo. Estranhamente, Ciro manteve-se calado. Não reagiu e nem recusou as duas propostas. Sabe que está entrando água em seu navio. Quem assiste de camarote esse bombardeio ao projeto presidencial de Ciro é o governador Camilo Santana.

Ciro Gomes avisa ser inimigo de Lula

No domingo (18), Ciro Gomes concedeu longa entrevista ao jornal carioca O Globo. Com o título “Eu viajaria a Paris no 2° turno com mais convicção. PT nunca mais”, Ciro rompeu todas as pontes com o PT e Lula sobre as eleições do ano que vem. Demonstrou não ter nenhum arrependimento de não pedido votos para a candidatura de Fernando Haddad contra Jair Bolsonaro. Antecipou, ainda, que se em 2022 o confronto se repetir com Bolsonaro, e dessa vez enfrentando Lula, Ciro compra uma passagem e viaja novamente para Paris. Essas declarações provocaram ira em Lula e no PT. Contudo, Lula não aceitará as provocações de Ciro. O PT terá candidato ao Governo do Ceará e ao Senado em alianças com partidos nacionais que estarão no projeto Lula 2022. A dúvida: como se comportará Camilo nesse conflito Ciro versus Lula. Tão logo ocorra essa definição, o PT se posiciona. Hoje, há um esforço de Lula para Camilo ficar no Governo e apoiá-lo no Ceará, sendo recompensado com um ministério, ou se for candidato ao Senado, garantir palanque para sua candidatura. Aí um impasse: como seria a aliança que lançaria Camilo. Lula quer esperar o que Camilo irá decidir.  
  

Lockdown não surtiu efeito no Cariri

Os 30 dias de lockdown no Cariri não derrubaram os casos de covid-19. Esse problema também é identificado no Estado. Dados do IntegraSus continuam registrando crescimento de infecções por coronavírus, apesar da expectativa do Governo do Estado que a estabilidade verificada nos últimos quatro dias represente um platô. Porém, não há como afirmar categoricamente que a pior fase da segunda onda acabou. Os contaminados com a pandemia se tornaram uma dor de cabeça para o Governo. Camilo apostava na diminuição dos casos para não ter que ampliar os leitos de UTI do Hospital Regional do Cariri, que na primeira onda chegaram a 100 e hoje não passam de 60. A avaliação é que o isolamento social rígido não foi obedecido em sua intensidade necessária, daí os números de infectados não recuaram. Não houve cumprimento das medidas de lockdown total por parte do comércio, indústria e as festas clandestinas se repetiram.


Mais leitos serão abertos em Juazeiro

Governador Camilo Santana entregou, neste domingo (18), 60 novos leitos no Hospital Regional Norte, ao lado do prefeito Ivo Gomes, uma das opções do PDT para ocupar o Abolição em 2023. Camilo fez um balanço sobre os investimentos que o Estado já fez no combate à covid. Foram criados 5.041 mil leitos extras no Ceará nesses meses de luta contra o coronavírus. São 1.295 UTIs e 3.746 enfermarias em todas as regiões do Estado. Esses dados sobre novos leitos não são suficientes para atender a todos que precisam de uma vaga. Diante disso, Camilo anunciou que irá ampliar  novamente a rede hospitalar pública. Abrirá hospitais de campanha no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Hospital Regional do Cariri e no Regional de Quixeramobim. Diante do difícil cenário da covid, Camilo publicou a seguinte mensagem de esperança no seu twitter: “ Vamos superar. Vamos vencer. Juntos, meus irmãos e minhas cearenses. Com força, coragem e fé”. O Ceará está unido nessa corrente para derrotar a covid.



Camilo sofre desgaste por decisão


A medida do governador Camilo de adotar o lockdown em todo o Ceará, no dia 10 de março, acabou implodindo o comitê de enfrentamento à covid no Cariri. Desde que a decisão dos prefeitos, de não fazer lockdown, foi tornada sem efeitos por Camilo, o grupo não voltou a se reunir. Até mesmo a base política de Camilo, que votou a favor do lockdown, admite nos bastidores que a decisão foi mais política que técnica. Houve o temor de que novas lideranças, sem ligação com Camilo, ganhassem força na região. No Abolição e em Fortaleza, a avaliação era que Camilo tinha sido derrotado no Cariri. Camilo fechou e não resolveu. Agora, tem enfrentado desgastes. Para complicar, há aglomerações em locais que são de conhecimento público. Açude Umari, em Crato, Lagoa Seca, em Juazeiro, e Caldas, em Barbalha. Os prefeitos que não queriam se desgastar com fiscalizações estão sendo forçados a acabar com festas para evitar que a pandemia fique ainda fora de controle.
 
João Paulo declara guerra a Márcio Jóias

 
O youtuber e ex-policial João Paulo Ramos resolveu atacar o vereador Marcio Joias, na tentativa de provar sua inocência na Justiça. Marcio acusou e alega ter provado, com áudios do próprio João Paulo, que estava sendo pressionado para dar dinheiro a fim de sair da pauta do canal criado pelo youtuber, visando desqualificar políticos no Cariri. Desde que saiu da prisão, João Paulo tem usado a mulher em entrevistas a rádios locais, num esforço de mostrar que tudo não passou de uma armação. Marcio está calado publicamente, mas a pessoas próximas repete a mesma coisa: ele (João Paulo) foi preso em flagrante com o dinheiro da extorsão no bolso. Coincidentemente, na última semana, vídeos fake contra Márcio Jóias foram espalhados nas redes sociais.
 
Planalto fica chateado com Camilo

O acidente do senador Flávio Bolsonaro, filho 01 do presidente Bolsonaro, durante sua estadia no último final de semana no Carmel Taíba Hotel, em São Gonçalo do Amarante, causou um mal estar entre o Planalto e o governador Camilo Santana. Flávio, após virar um quadriciclo quando andava na praia, teve uma luxação no ombro e suspeita de fratura de clavícula. Foi levado às pressas para a UPA do Pecém, onde foi atendido pelo médico Dr Marvel Falcão. Imobilizou o ombro e saiu sem alta médica, alegando que ia pegar um avião para retornar a Brasília. Ao saber do atendimento médico, Camilo postou em sua rede social: “Soube do acidente do senador Flávio Bolsonaro no Ceará e do atendimento na UPA de São Gonçalo, do nosso sistema público de saúde. Felizmente ele está bem. A orientação será sempre de atender da melhor forma possível, algo que nossos profissionais fazem com louvor. Viva o SUS!” Esse texto foi visto como uma provocação ao presidente Bolsonaro. Mas, o Planalto preferiu não retrucar. Silenciou. Camilo apenas quis destacar o trabalho da saúde pública do Ceará e ressaltou o SUS.

Disse me disse:

 Lula concedeu entrevista a emissora de rádio da capital. Confessou estar em guerra com os irmãos Ciro e Cid Gomes, “pelo coração bondoso do governador Camilo Santana”.

Desejo de Lula é que Camilo assegure seu palanque no Ceará, garantindo sua vitória contra à reeleição de Bolsonaro e também contra Ciro.
Já sobre a candidatura de Tasso Jereissati pelo PSDB, Lula não acredita que essa opção vingue. Aposta que os tucanos lançarão ou o governador João Doria (SP) ou Eduardo Leite (RS).

Eunício Oliveira conversou com o ex-presidente Lula sobre a sucessão eleitoral no Ceará.

Deseja participar do palanque do Lula e PT no Ceará concorrendo a um cargo majoritário. Aceita disputar o Governo ou o Senado.

Tudo depende da vontade do governador Camilo no Ceará. A sua decisão influenciará os rumos eleitorais no Estado, e como se comportarão FGs, Lula/PT, oposição e Eunício.
 
A assessoria informal do vereador Capitão Vieira Neto começou a pressionar os vereadores que não concordam com suas posições.
 
Em um dos grupos de whatsApp mais concorridos da política do Cariri, a pressão é para que os vereadores assumam lado na guerra contra a administração Glêdson Bezerra.
 
Essa atitude de Capitão Vieira, pode deixá-lo isolado. O exemplo é o presidente Darlan Lobo, que já estendeu a mão ao prefeito Glêdson.
 
No Crato, o provável candidato a deputado estadual, Leitão Moura, está muito chateado com o prefeito Zé Ailton Brasil.
 
Leitão acusa o vereador Lucas Brasil, sobrinho de Zé Ailton, de procurar suas lideranças políticas. Zé Ailton já disse: não controla a família.

Desculpe a ignorância, quem conquistará o “coração bondoso” do governador Camilo Santana?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ