JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ciro Gomes está decidido a concorrer ao governo do Ceará contra Elmano ou Camilo
26/08/25 0:00

Ciro Gomes prestigiou, em Brasília, na terça passada (19), a convenção que lançou a mais nova federação partidária no Brasil: a União Progressista (UPb), numa junção entre os partidos União Brasil e PP. Ciro foi tratado como estrela. Nos bastidores, disse aos presidentes da UPb, Antonio Rueda e Ciro Nogueira, que seu projeto político é disputar novamente o governo do Ceará. Descarta uma quarta candidatura presidencial. Ciente de seu projeto, Rueda e Ciro Nogueira o convidaram a ingressar na UPb. Ciro ficou encantado, mas disse que sua decisão passa necessariamente por uma conversa com Tasso Jereissati, que o quer no PSDB. “Sou um devedor do Tasso. Só decido após ouvi-lo”.  Essa posição de Ciro foi compreendida: a sua ideia principal é concorrer ao governo do Ceará em 2026, cargo que já ocupou de 1991 a 1994, independente de quem tenha de enfrentar nas urnas: governador Elmano ou o ministro Camilo Santana. O entendimento de Rueda e Ciro Nogueira é que a candidatura do Ciro a governador do Ceará seria uma boa para firmar uma aliança de oposição ao governador Elmano, do PT. E Ciro ainda tem chances reais de vitória, além de ajudar a puxar votos para aumentar as bancadas de ambos os partidos na Câmara dos Deputados.

Camilo e Lira têm ausência sentidas na Conferência

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), acabaram não comparecendo à 1ª Conferência dos Legislativos no Cariri. Com participações agendadas para os dias 21 e 22, os dois líderes políticos estavam entre os mais esperados no Centro de Convenções do Cariri, em Crato. Apesar da frustração dos presentes ao evento, as ausências tiveram justificativas justas. Lira precisou permanecer em Brasília para acompanhar a votação, em regime de urgência, do projeto que trata da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Já Camilo teve que acompanhar o presidente Lula em agenda de última hora. Ambos se justificaram por meio de notas, repassadas pela direção do evento. Camilo e Lira eram aguardados para avaliar os cenários estadual, no caso do Ceará, e nacional para as eleições de 2026. As ausências não diminuíram a grandeza do evento, organizado por Felipe Vasques e Matheus Leite, presidentes das Câmaras de Juazeiro do Norte e do Crato.

Cid Gomes descarta apoiar candidatura do irmão Ciro

Palestrante na Conferência dos Legislativos do Cariri, o senador Cid Gomes negou, durante encontro com Camilo e secretário Chagas Vieira, qualquer possibilidade de subir no palanque de Ciro Gomes, ao lado de lideranças da direita. Cid disse que, no Ceará, existem dois pólos que disputam eleitoralmente e ideologicamente: um progressista e um de direita . E garantiu: “eu continuarei no campo progressista. Continuarei onde sempre estive. Eu não me vejo ao lado do Capitão Wagner. Eu não tenho como estar ao lado do André (Fernandes), ambos presidentes do União Brasil e do PL no Ceará. Cid ressaltou que está no mesmo lado, desde quando foi prefeito em Sobral e depois governou o Estado com as mesmas lideranças. “Eu mantenho a minha coerência. Eu estou onde sempre estive. Mas o natural é continuar onde estou. É meu irmão, meu irmão, meu irmão, eu devo isso a ele. Eu devo a ti, Ciro, essa satisfação. Você que está mudando de rumo”. Sobre a sua relação pessoal com Ciro, seu irmão, Cid foi direto ao afirmar que questões pessoais trata em casa. No dia seguinte à entrevista no Cariri, Cid disse manter algumas ressalvas sobre a condução da base aliada, se referindo à atenção dada aos aliados, mas que isso, ele tratava o problema internamente e não era motivo para rompimento.

Arnon e Matheus atuam pela reconstrução do PDT

O anúncio das direções estadual e nacional do PDT, que no Ceará o partido ficará ao lado do PT, e já discute com o governador Elmano o apoio a sua reeleição, teve efeitos no fortalecimento do partido no Cariri. No Crato, o presidente da Câmara, Matheus Leite (PDT), articula a filiação de novos quadros, possivelmente para a disputa de 2026. O próprio Matheus avalia ser candidato a deputado estadual. Em Juazeiro do Norte, o ex-prefeito Arnon Bezerra vai continuar no PDT para reconstruir o partido no município. Arnon é um dos nomes mais cotados para a disputa a uma vaga na Câmara Federal pela região do Cariri, na chapa do PDT. Sua candidatura tem a simpatia do Abolição. Arnon também prepara um movimento para reforçar o partido, inclusive para a próxima eleição municipal, em 2028. Ao lado do presidente nacional, Carlos Lupi, o presidente estadual, André Figueiredo, recebeu o aval do governador Elmano e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, para garantir uma bancada do PDT, tanto federal quanto na Alece. No Crajubar, o trabalho começou. É neste cenário de otimismo que André Figueiredo está confiante em sua reeleição.

PF investiga vereador do Cariri sobre fraudes

O assunto é tratado sigilosamente. Mas, a Polícia Federal tem em mãos informações confidenciais revelando que o esquema de supostos desvios de recursos de emendas parlamentares - liderado pelo prefeito cassado de Choró, Bebeto Queiroz - se mudou de Canindé para o Cariri. E, agora, está sendo comandada por um vereador do Cariri. Os antigos operadores de Bebeto Queiroz estão presos e as empresas deles usadas em dezenas de prefeituras cearenses estão viciadas. Também é do conhecimento da PF que elas atuam como lavanderia. Ciente desse grave problema, a PF identificou que a saída usada por supostos fraudadores das verbas de emendas de deputados federais do Ceará foi a montagem de novas empresas, em novos endereços, de novas cidades. E a revelação inesperada: parte dessas novas firmas passaram a funcionar no Cariri, sob o comando de um político que se tornou poderoso e operador de negócios milionários envolvendo dezenas de prefeituras pelo Ceará. Só que essa mudança de modelo operacional da lavanderia desse esquema foi rapidamente desvendada pelos agentes da Polícia Federal, que investigam essas fraudes milionárias com supostos desvios de emendas parlamentares.

Bebeto Queiroz está foragido e não se entrega

Foragido há quase nove meses, Bebeto Queiroz continua sendo um fantasma a tirar o sono dos políticos, que se aproximaram dele, visando arregimentar apoio eleitoral e financeiro para as eleições do ano passado. Agora, diante do avançar das investigações sobre as suspeitas de irregularidades na aplicação das verbas das emendas parlamentares, os apadrinhados dos prefeitos cassados temem por seus futuros. Afinal, o processo de Bebeto Queiroz, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), já tem 19 volumes e compromete pelo menos 300 políticos de todo Ceará, inclusive do Cariri. Essa quantidade excessiva de ocupantes de cargos públicos supostamente envolvidos nesse escândalo das emendas parlamentares pode crescer. O ministro do STF, Flávio Dino, que não é o responsável pelo processo que apura fraudes de Bebeto Queiroz e seus aliados - quem preside esse processo é o ministro Gilmar Mendes - decidiu dar um prazo de 10 dias para o Tribunal de Contas da União (TCU) detaIhar um total de R$ 694,6 milhões em emendas Pix, que não tiveram plano de trabalho apresentado. Na decisão, o ministro Flávio Dino estabelece que esses dados devem ser enviados para cada superintendência da Polícia Federal nos estados, visando a instauração de inquérito. Ou seja, pode haver mais deputados federais e prefeitos cearenses, inclusive do Cariri, envolvidos.

Disse me disse…

Após forte embate entre líderes da direita e esquerda, a Câmara de Juazeiro do Norte retirou da pauta o projeto de lei que dava o título de cidadã à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A retirada foi defendida por 10 vereadores. Agora, a proposta retorna ao processo legislativo, sem prazo para nova votação no plenário. O autor do projeto é o vereador Boaz das Rotatórias (PL).

O ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), confirmou que será candidato a deputado estadual e que fará dobradinha com a candidatura de Fernando Santana para federal.

Zé Ailton falou, ainda, que a disputa interna no PT passou, que gosta e admira o suplente de deputado Pedro Lobo, e que a palavra agora é organizar o PT no Crato para a disputa eleitoral de 2026.

Eunício Oliveira recebeu homenagem no sábado (23), em Várzea Alegre. Ganhou a Medalha Papai Raimundo, que leva o nome do fundador do Município.

Em seu discurso, Eunício destacou que se sentia honrado com “esse reconhecimento, que renova ainda mais a minha disposição de seguir trabalhando, ao lado do povo varzealegrense, por uma cidade cada vez melhor.”

Ainda sobre Eunício, está decidido: é candidato ao Senado. E lançará o filho, Rodrigo Paes de Andrade Oliveira, à Câmara Federal.

Desculpe a ignorância, a Polícia Federal pode contar mais detalhes do envolvimento desse político do Cariri com o esquema de fraudes das emendas parlamentares?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE