Jornal do Cariri
Ciro enfrenta oposição de Lula
06/04/21 0:00

Resoluto a concorrer pela quarta vez ao Planalto, Ciro Gomes é um político amargurado. Nunca imaginou que o Supremo Tribunal Federal (STF) fosse inocentar Lula. As evidências dos crimes do petista e suas condenações eram mais do que suficientes para deixá-lo fora da corrida presidencial de 2022. Vem o ministro Edson Fachin, anulou as condenações, e a sucessão presidencial mudou. Ciro sabe que mais do que enfrentar à reeleição do presidente Bolsonaro, sente a ameaça de perder o controle do PDT. O presidente nacional Carlos Lupi concedeu entrevista ao Valor Econômico, admitindo rifar a candidatura de Ciro. Dois dias depois, voltou atrás e reafirmou que Ciro continua candidato, sem chances do PDT mudar de rumo. Essa insegurança é provocada pelo surgimento de Lula no cenário político, e Ciro sabe disso.

PDT recebe acenos do PT nos estados


Mesmo com as promessas de Carlos Lupi de que o PDT manterá a candidatura presidencial de Ciro Gomes, os Ferreira Gomes sabem que o projeto Planalto 2022 não está mais tão sólido. Lula é uma sereia encantadora. E a perspectiva de voltar ao poder e apoiar candidatos pedetistas nos estados, com chances de vitória, é uma ameaça real a Ciro. Para complicar, o PSB, que estava disposto a embarcar no navio cirista, já desembarcou. Hoje, a maioria socialista quer votar em Lula, mesmo com a rejeição do prefeito de Recife, João Campos. Basta um bom acordo em Pernambuco e o PSB declara o voto em Lula. Não está complicada essa aliança. Ciro sabe que Lula é um exímio negociador. Tenta, assim, se manter perto de Carlos Lupi para não perder o controle do PDT, porém, esse desafio não está nada fácil. Os elementos de uma decisão envolvem muitos fatores, e quem tem voto, no caso Lula, pesa internamente no PDT.

Lula coloca eleições do Ceará na mesa


Ciente que é mais fácil fechar um acordo com o senador Cid Gomes, Lula se prepara para definir o quadro eleitoral no Ceará. Primeiro, quer uma conversa franca com o governador Camilo Santana. Já pediu ao deputado federal José Guimarães que o prepare para esse encontro. Está esperando a pandemia da covid baixar, e existir ambiente político para uma reunião fora do Estado. Lula irá cobrar de Camilo; se o Governador pretende se desincompatibilizar em abril de 2022, para ser candidato ao Senado; se o Governador não deixará o PT; se o Governador vota nele para presidente. Essas respostas ditarão a atitude que Lula tomará na etapa seguinte de seus diálogos com o PT e, provavelmente, com os FGs. As decisões de Camilo serão fundamentais para Lula, e o Governador ouvirá que eleito presidente, Camilo será influente se estiver ao lado do PT na disputa pela cadeira do presidente Bolsonaro.

Ciro Gomes quer filiar Camilo no PDT


Sabedor da perspicácia política de Lula, a vontade de Ciro Gomes é filiar o governador Camilo ao PDT. Camilo deixaria o PT, para provar a sua lealdade aos FGs. Também é quase que uma imposição de Ciro, que Camilo não saia do cargo em abril do ano que vem. Conclua o mandato até o fim, permitindo que os FGs lancem a chapa Mauro Filho para o Governo e apoiando à reeleição do senador Tasso Jereissati. Cid Gomes não se manifestou sobre essas candidaturas, entretanto, não costuma peitar as escolhas do irmão Ciro. Agora, se Camilo ficar no PT, os FGs passam a temer que ele esteja se habilitando para o sonho de ser candidato ao Senado. Ciro não quer. Porém, Cid não vetaria. Como esse cabo de guerra será resolvido. O tempo dirá. Os aliados dos FGs dizem que a solução seria lançar Tasso sendo apoiado por Ciro e pelo prefeito Ivo Gomes e Camilo pelo senador Cid Gomes. Mas, não respondem quem a governadora Izolda Cela irá votar com a máquina do Abolição.


Sem clima para palanque duplo


Atualmente, nem Ciro Gomes nem Lula aceitam a formação de uma chapa onde o candidato ao Governo seja Mauro Filho, como quer Ciro, representando o PDT, e ao Senado, Camilo Santana, do PT. Esse palanque trabalharia pelos dois candidatos presidenciais: Ciro e Lula. Esse consenso, hoje, não é aceito, pois Ciro quer obter uma votação consagradora no Ceará, habilitando-o a ir ao segundo turno contra Bolsonaro. Seu adversário é Lula. E sem se diferenciar de Lula em sua base eleitoral, essa suposta união causaria constrangimentos nacionais e reflexos eleitorais. Daí, Ciro estar contra esse acordo. Lula tem outras razões: está um pote de mágoas de Ciro pelos comentários que o presidenciável vem repetindo sobre sua honestidade e também sobre as maracutais do PT. Cid Gomes e José Guimarães vão ter que conversar muito, se quiserem construir essa união PDT-PT no Ceará. E os entraves devem começar a ser resolvidos rapidamente.
 
Secretária de Administração sob críticas 

A nova secretária de Administração de Barbalha, Catiane Landim, assumiu a pasta promovendo mudanças que desagradaram aos servidores. Eles acusam Catiane de retirar direitos, como um terço das férias, insalubridade, hora extra e adicional noturno. Segundo ofício circular, assinado pelo procurador Ícaro Monteiro, a medida é direcionada aos servidores afastados e sem frequência comprovada. Os servidores temem que essa medida seja extensiva a todos, pois a Secretária quer reduzir custos, não poupando nem quem está na linha de frente do covid. O procurador e a secretária Catiane acusam a antiga gestão de deixar rombo nas contas da Prefeitura. O Município está com dificuldades para pagar a folha. Os servidores aguardam os contracheques para avaliar e ameaçam, inclusive, a decretação de uma greve. É o cabo de guerra para mostrar quem tem mais força.


 Coronel Adauto deixa legado no Cariri

O Ceará está mais pobre de políticos. A covid levou, no último final de semana, o ex-governador Adauto Bezerra, aos 94 anos. Ao se manifestar sobre a morte de Adauto, seu antigo adversário a quem derrotou nas urnas de 1986, o senador Tasso Jereissati mostra as novas gerações quem era esse líder: “Conheci um homem singular, que agora se eterniza em nossa memória por sua história e pelo exemplo de dedicação à vida. Ele não está entre os comuns, passou a ser daqueles que não se esquece.” E Tasso disse mais:  “Tudo pela determinação, inteligência, coerência e principalmente pela fidelidade aos amigos. Conseguiu ser forte como poucos o são, e, ainda, de uma capacidade de tolerar os infortúnios com humildade e simplicidades”. Concluiu: “Viveu o protagonismo direto e indireto da política cearense, era poderoso, como era conhecido pelos mais próximos e também pelos opositores, que reconheceram seus méritos. Soube, como poucos, fazer amigos, e como raros, cumpriu seu destino! Coronel Adauto deixa-nos um legado e saudade!”

Disse me disse...

Vereador Adauto Araújo foi eleito 1°vice-presidente da União dos Vereadores do Ceará(UVC).
 
O novo presidente do PTB de Juazeiro, Dorian Lucena, convocou os seis vereadores do partido para uma reunião. Compareceram apenas dois, Marcio Joias e David Araújo.
 
Adauto Araújo participou pelo telefone, por estar isolado por contaminação de covid-19. Nivaldo, sequer, respondeu ao convite.
 
Os mais influentes, Darlan Lobo e Capitão Vieira Neto, confirmaram presença, mas não compareceram. Sabem que as regras irão mudar.
 
O ex-presidente estadual do PTB, deputado federal Pedro Bezerra, garantiu, em entrevista à Plus FM Cariri, que jamais orientou os parlamentares a fazer oposição ao prefeito Glêdson Bezerra.

Pedro não deu como certa a sua filiação ao PDT de Cid e Ciro Gomes. Ele disse ter recebido convites de várias legendas e não descarta desembarcar no PSB de Eudoro Santana, pai do governador Camilo.

 Ainda sobre a saída do PTB, Pedro disse ter sido traído pelo presidente nacional do partido, Roberto Jeferson.

Pedro Bezerra avalia que foi colocado para fora do PTB por defender a aliança com os irmãos Cid e Ciro Gomes. Mesmo expulso por lealdade aos irmãos,até agora, não se viu uma única manifestação de apoio dos FGs a Pedro Bezerra.

Vereadores da base do prefeito Guilherme Saraiva, em Barbalha, estão mandando na gestão.
 
Um dos casos, é mais acintoso. Uma secretária adjunta foi exonerada apenas por não residir em Barbalha. No lugar está a filha de um ex-prefeito.
 
O prefeito Guilherme Saraiva precisa tomar as rédeas da sua administração. E ligeiro.

Desculpe a ignorância, você se arrisca a fazer um prognóstico sobre qual o destino político do governador Camilo Santana?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ