Ciro e Tasso preparam lançamento de candidaturas. Camilo reforça reeleição de Elmano
30/09/25 0:00

O cenário eleitoral de 2026 no Ceará está sendo montado. As definições estão impondo ao calendário, e a montagem dos ataques já está se definindo um ano antes da corrida às urnas. Nesta sexta (03), Ciro Gomes e Tasso Jereissati vão repetir um ritual que cumpriram durante muitos anos: prestigiar a festa de São Francisco de Canindé. Ambos estarão em Canindé, e estarão acompanhados de uma caravana de políticos. E é fácil identificar a razão do retorno de Ciro e Tasso a uma festa de São Francisco: mesmo que não venham a admitir publicamente, Ciro Gomes trabalha com a certeza que será candidato a governador em 2016. Tasso Jereissati, que havia anunciado sua aposentadoria, parece que pegou gosto e aceitaria concorrer a uma das duas vagas de senador na chapa de Ciro. Na sexta passada (26), durante a festa da Sereia de Ouro, promovida pelo Sistema Verdes Mares, Tasso, um dos homenageados, uniu pela primeira vez em público, desde que romperam em 2022, os irmãos Ciro e Cid Gomes. Ainda está longe um acordo de paz entre eles, mas Tasso tentou. Com o prestígio em alta no Planalto, e com Lula com a popularidade turbinada, ministro Camilo Santana acredita que Cid apoiará à reeleição do governador Elmano de Freitas. E está muito confiante na vitória de Elmano, mesmo que a oposição lance Ciro governador.

Glêdson sofre para coibir empresas suspeitas
O prefeito Glêdson Bezerra confessou que a sua luta tem sido árdua para conseguir contratar empresas sérias e que queiram fazer o serviço a que se propuseram. Segundo Glêdson, foi aberto um processo administrativo contra a empresa Construtora Smart Ltda, que venceu a licitação para alugar máquinas e caminhões para atender aos serviços de limpeza de terrenos onde são lançados entulhos indevidamente, bem como para a melhoria de tráfego das estradas vicinais. Indignado, o prefeito de Juazeiro do Norte denunciou que essa empresa está sendo investigada pelo MPCE, sob acusação de fraudes em outro município. “É lamentável. Como essa firma não foi condenada, nada impedia dela participar do nosso certame. Daí, ela participou e venceu.” Porém, ressaltou Glêdson, diante das investigações que estão acontecendo, “comunicamos o fato ao MPCE e demos ordem de serviço para que a empresa cumprisse com suas obrigações. Infelizmente, já passou todo o prazo contratual e ela não enviou os veículos. Resultado? Determinei a instauração de processo administrativo para possível punição da empresa, diante do prejuízo causado ao município”. Agora, sustenta Glêdson, “estamos trabalhando para convocar a segunda colocada, a fim de que nova empresa possa assumir o serviço”.

MDB de Juazeiro do Norte sai com imagem arranhada
 O deputado federal Eunício Oliveira, presidente estadual do MDB, decidiu não prorrogar a licença e deve voltar ao mandato, pois está impedido regimentalmente. Mesmo com o impedimento legal, a decisão desagradou ao suplente em exercício, Nelinho de Freitas, que esperava pela prorrogação. Segundo Nelinho falou, as motivações para a volta de Eunício ao mandato teria sido o voto de Nelinho a favor da PEC da Blindagem, que gerou uma repercussão negativa no Cariri. Nelinho até se defendeu, por ter apoiado uma proposta de emenda constitucional (PEC), que foi fulminada pela opinião pública e rejeitada pelo Senado Federal. Em sua defesa, Nelinho até justificou o seu voto, declarando que seguiu a orientação do partido. Não convenceu a todos, pois foi bastante criticado. O argumento para rebatê-lo é que ele poderia ter discordado da liderança do MDB na Câmara. Apesar de sua responsabilidade, aliados de Nelinho tentaram encontrar culpados. Nesse esforço, envolveram Eunício, alegando que ele tentou absorver créditos políticos depois do desgaste imposto a Nelinho. Essa tentativa foi inútil. A imagem de Nelinho e também do outro emedebista do Cariri, Yury do Paredão, por apoiarem a PEC da Blindagem, saiu bastante arranhada em todo o Ceará.

MDB sofre crise com indefinições eleitorais
O futuro do MDB em Juazeiro do Norte está envolto em discussões e muita confusão. Nelinho alega que havia um acordo com Eunício Oliveira, para que a sua licença fosse renovada. Essa matéria está vencida. E era impossível ter sido firmado esse entendimento, afinal o regimento interno da Câmara dos Deputados impede duas licenças consecutivas por interesse participar. Só há licenças, além dos 121 dias, ou por problemas de saúde ou quando um parlamentar assume um cargo de ministro, secretário estadual ou municipal. Diante da impossibilidade de Eunício ficar fora da Câmara por oito meses seguidos, Nelinho busca uma desculpa para deixar o partido. Nelinho sabe que um deputado federal só pode se licenciar uma vez por ano, por questões particulares. Então, Nelinho assumiu mandato sabendo que permaneceria em Brasília por 121 dias. A única saída para ele continuar no parlamento era Eunício assumir uma secretaria no governo Elmano. Hipótese que não foi cogitada, nem por Elmano nem por Eunício. E Nelinho sabia que essa possibilidade não estava na mesa de negociações no MDB ou no Abolição. Se Nelinho quer deixar o MDB, precisa dar as verdadeiras razões de sua atitude.

Racha no PT do Crato pode terminar em saída
Depois da derrota contundente no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT do Crato, o suplente de deputado estadual, Pedro Lobo, ameaça deixar o partido. Na disputa, Pedro perdeu a presidência, a maioria no diretório e os principais cargos internos. Pedro até continua na direção estadual, mas parece não ser o suficiente para ele no momento. Uma conversa com o senador Cid Gomes, no início da semana passada, pode ter sido o início de uma negociação para sua saída do PT e a sua filiação ao PSB. Pedro e sua base não confirmam, mas há uma vontade dele abandonar o grupo de Guimarães e assumir a bandeira de Cid Gomes. Cauteloso, Cid apenas ouviu as reclamações e pediu que Pedro pensasse mais um pouco. Cid quer ganhar tempo para conversar com o ministro Camilo Santana e o deputado José Guimarães, a quem Pedro é ligado. Cid até que desejaria a filiação para fortalecer o PSB no Cariri, mas teme abrir um desgaste desnecessário com Camilo e Guimarães. Cid tem juízo. Não brigar com Camilo no Crato. Pedro já anunciou rompimento com o ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), e quer usar sua candidatura para subir o tom na eleição do próximo ano. Cid resiste a aceitar essa adesão, teme a força política de Camilo.
 
Vereadores do PSB de Barbalha vitoriosos no TRE
Os vereadores André Feitosa, João Ilanio e Cícera Show respiram aliviados, depois da decisão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que rejeitou recurso que pedia a cassação da chapa do PSB de Barbalha, na eleição de 2026. Em sessão na sexta-feira (26), os sete desembargadores julgaram improcedente a denúncia de fraude à cota de gênero nas candidaturas femininas, movida pela Federação PSDB/Cidadania e Ministério Público Eleitoral (MPE). A denúncia acusou uma das candidatas da chapa de não participar do processo eleitoral, atuando apenas de forma fictícia. Para o relator do processo, desembargador Daniel Carvalho Carneiro, a defesa conseguiu demonstrar a participação de todos os candidatos na eleição. Foram anexados vídeos e fotos da campanha, além de postagens nas redes sociais e mensagens com pedido de voto. A mesma ação foi rejeitada em primeira instância, sob decisão do juiz da 31ª Zona Eleitoral, Marcelino Emídio Maciel Filho.
 
Disse me disse…
José Guimarães continua se recuperando da cirurgia cardíaca, onde ele fez um implante dentro do coração. Esse procedimento provocou rejeição obrigando Guimarães a ser submetido a um rigoroso tratamento médico.

O assunto sobre o quadro clínico de Guimarães tem sido mantido restrito a amigos. Mas, há informações que Guimarães teria de voltar novamente à sala de cirurgia, para fazer um novo implante.

 Nas redes sociais, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), fez um desabafo. Glêdson disse estar tocando cerca de 50 obras, sem ajuda de deputados votados no município.
 
Glêdson estava ao lado da secretária de Infraestrutura, Carolina Biró, que atestou a informação. Claro, essas são apenas obras as que não tem ajuda de deputados estaduais e federais.

Tasso Jereissati convidou Eunício Oliveira para uma reunião visando debater as eleições de 2026. Tasso assumiu informalmente o papel de principal articulador da candidatura de Ciro Gomes ao governo do Ceará.

Fernando Santana e Zé Ailton Brasil tem articulado apoios as suas candidaturas a deputado federal e estadual em vários municípios do Ceará, fora do Cariri.

Presidente Lula foi a estrela da festa de 95 anos do Ministério da Educação, promovida no domingo, em Brasília.

Ao lado do ministro Camilo, Lula e Janja, além de outros ministros, participaram de uma caminhada pela soberania educacional do Brasil.

Desculpe a ignorância, até quando essas empresas que participam de licitações em prefeituras do Cariri acreditam que podem apostar na impunidade?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE