JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ciro admite PDT se tornar partido pequeno no Ceará
27/06/23 0:00

A guerra dos irmãos Ciro e Cid Gomes ainda não rendeu um embate deles cara a cara. Contudo, os dois Ferreira Gomes já não escondem mais suas mágoas um do outro. E fora dos microfones dos meios de comunicação e dos discursos das reuniões partidárias, tanto Ciro quanto Cid Gomes têm pesado a língua nos comentários. Ciro insiste em repetir que levou uma facada nas costas, dada por Cid. Culpa, ainda, o ministro Camilo Santana de ser o responsável por demonizar a família Ferreira Gomes no Ceará, dando a ela inúmeras pechas negativas. Ciro diz lamentar que esse problema que destruiu sua família foi obra de Camilo, com o silêncio de aprovação do seu irmão Cid Gomes. Esse quadro mostra como Ciro e Cid Gomes estão distantes. E sem nenhum diálogo. Derrotado na sua pretensão de dominar o PDT cearense, Cid Gomes sabe que a alternativa que resta a ele e seus aliados é o rompimento. Essa saída do PDT já vem sendo discutida entre os aliados de Cid. O impasse é escolher o novo partido a se filiarem. O caminho para Cid não é o mesmo do presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Não há espaços para Cid Gomes ingressar no PT. Já Evandro Leitão tem um convite avalizado pelo governador Elmano e pelo ministro Camilo para se filiar ao PT. Consultado, sobre o abandono de 50 prefeitos, 04 deputados federais e 10 deputados estaduais, Ciro foi direto: o PDT pode ficar pequeno, mas voltaremos a ser grandes. Esse parece ser mesmo o destino do PDT, caso se confirme o desembarque do senador Cid Gomes e de seus aliados.

Camilo viaja para Índia e Elmano não polemiza

O ódio demonstrado por Ciro Gomes da liderança de Camilo Santana no Ceará impressionou a classe política no Cariri e no Ceará. O governador Elmano de Freitas deu a senha como deveria ser a reação às grosserias de Ciro Gomes. Mesmo poupado, Elmano mostrou toda a lealdade a Camilo. E sinalizou desprezo pelas declarações de Ciro Gomes. Disse: “ vamos trabalhar, trabalhar e trabalhar”. Não quis dar palanque a Ciro, que isolado politicamente no cenário nacional, já anunciou que não será mais candidato ao Planalto pela quinta vez em 2026. No mesmo diapasão, a executiva estadual do PT soltou uma nota qualificando as declarações de Cito de “ levianas e revanchistas”.  Ao mesmo tempo, a direção petista reiterou “ o seu reconhecimento à integridade, ao espírito público e ao extraordinário desempenho de Camilo à frente do Governo do Estado e, mais recentemente, como Ministro da Educação do presidente Lula.” Por sua vez, Camilo silenciou. Porém, ficou indignado com a entrevista de Ciro. Aliados do ministro da Educação qualificam o conteúdo de desonesto e invejoso. Essa briga promete novos capítulos, se depender de Ciro. Camilo não vai entrar nesse bate-boca. Ciro Gomes não tem mais influência na política do Ceará. Seu desempenho nas urnas de 2022 mostraram seu verdadeiro tamanho eleitoral no Estado.

Cid faz malabarismo para não trombar com Ciro

Não está fácil para o senador Cid Gomes. O presidente nacional e estadual do PDT, André Figueiredo, ponderou, com o próprio Cid Gomes, sobre o equívoco de realizar um encontro nesta segunda,26, visando defenestrá-lo do cargo. André Figueiredo disse a Cid Gomes que um encontro téte a téte, dele com o irmão Ciro Gomes, não terminaria bem. Haveria troca de insultos e afetaria a imagem da família Ferreira Gomes no Estado. Cid Gomes rejeitou esse adiamento e realizou a reunião apenas com seus aliados dentro do PDT no Mesanino do BS Design, em Fortaleza. Como o presidente André Figueiredo não convocou o encontro e nem compareceu, legalmente as resoluções não são válidas. Inconformado, Cid Gomes tenta assumir a todo custo o comando do PDT cearense. Uma tarefa difícil. Cid Gomes rejeita a tese que André Figueiredo e seu irmão Ciro são majoritários no PDT cearense. Afirma ter maioria, e quer ser presidente. Se André Figueiredo não topar, Cid Gomes não conseguirá. A solução dele será sair do PDT, rumo ao Podemos. Na manhã desta segunda, durante audiência sobre hidrogênio verde no Porto do Pecém, Cid evitou comentar os ataques de Ciro a ele, Camilo, Izolda, Veveu e Janaína Farias: “Tem hora e lugar para tudo. A hora e o lugar aqui é para tratar de hidrogênio verde. Mais tarde, a gente conversa”.

Giovanni declara guerra a Ciro Gomes no Cariri

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, assumiu o protagonismo no confronto  com o ex-candidato a presidente Ciro Gomes, na região do Cariri. Giovanni reagiu às agressões de Ciro contra ele, ministro Camilo Santana e Janaina Farias, num  Podcast no Diário do Nordeste. Na entrevista, Ciro disse que Camilo Santana quer mandar no Ceará, acusando Camilo de fazer o Ceara voltar no tempo, ressuscitando práticas da velha política coronelística da história cearense. Ciro questionou, ainda, o merecimento de Janaina, que se efetiva no Senado em janeiro, e Giovanni, cuja articulação para assumir a direção do Hospital Regional do Cariri, foi definida por Ciro como: “ uma tentativa de entrar no céu a força”. Giovanni respondeu nas suas redes sociais a Ciro: “ mais uma vez, ele(Ciro) destila ódio contra uma mulher”. E completou: “ tenho experiência de 35 anos como médico, ex-secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, para exercer o cargo no Regional”. Giovanni creditou as ofensas a inveja e avisou que agora Ciro tem um adversário no Cariri. Ainda mandou um aviso: “não tenho medo de você, Ciro”.

Base de Roberto Pessoa no Cariri começa a migrar

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, demonstra entendimento sobre a movimentação da política no Ceará. A presença e os elogios do governador Elmano de Freitas (PT) ao prefeito de Maracanaú e líder da oposição, Roberto Pessoa, em evento no Cariri, foi motivador de um entendimento na Câmara barbalhense. Guilherme conseguiu convencer o vereador Bosco Vidal a fazer parte da sua base. Citou a aproximação de Roberto Pessoa e Elmano. Bosco era oposição a Guilherme, mas agora participa de todas as reuniões da base governista. Como próximo passo, Bosco avalia migrar do Pros, aliado a Capitão Wagner, para um partido da base do prefeito Guilherme Saraiva para concorrer à reeleição no próximo ano.

Argemiro e Rommel preparam forte oposição

Os ex-prefeitos Argemiro Sampaio e Rommel Feijó devem estar fora da disputa direta pela Prefeitura de Barbalha no próximo ano. Os dois estarão fora da chapa, mas não abrem mão de comandar o processo para a escolha dos nomes que enfrentarão à reeleição do prefeito Guilherme Saraiva. Cientes do favoritismo de Guilherme, buscam animar a oposição: “o trabalho para vencermos às eleições já começou e é animador”. No mundo real, a oposição tem perdido nomes e terá enormes dificuldades para inclusive montar uma chapa competitiva. Argemiro e Rommel estão correndo atrás do prejuízo, visando garantir que os próximos e atuais aliados se comprometam com o mínimo de fidelidade ao projeto da oposição. Apesar da decepção, Argemiro e Rommel têm evitado o discurso de traição, mostrando maturidade política. Experientes, esses líderes oposicionistas prometem surpreender com os nomes indicados, previsto para serem lançados no mês de março de 2024.

Disse me disse…

O deputado federal André Figueiredo ainda não engoliu o protagonismo do deputado José Guimarães no evento do Ministério da Integração ocorrido no Crato.

André Figueiredo garante ter sido ele o articulador do evento, mas com a ausência do ministro defendeu o cancelamento. Guimarães garantiu a realização.

No Crato, o vereador Marconde da Vila estuda renunciar ao mandato para garantir sua elegibilidade em 2024. Essa jogada é arriscada.

Marconde teve recurso negado pelo ministro Luís Roberto Barroso, no STF, e agora irá apelar ao Pleno do Supremo, ciente que são grandes a chance de nova derrota.

Ainda no Crato: reina paz na relação do prefeito Zé Ailton Brasil com o irmão, Roberto Brasil. Não há mais espaço para crise entre os dois.

O último encontro dos irmãos aconteceu no fim de semana, na casa do ex-vereador Guri. Os dois discutiram sobre o comando do PSDB cratense, que deve mesmo ficar na base.

Desculpe a ignorância, quem tem razão na guerra dos irmãos Ciro e Cid Gomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE