Jornal do Cariri
Cid vem a Juazeiro fortalecer Arnon
Donizete Arruda
01/09/20 0:00

O senador Cid Gomes passou toda esta segunda-feira (31), articulando o fortalecimento da candidatura à reeleição do prefeito Arnon Bezerra. Cid lamentou o comportamento do empresário Gilmar Bender. Alega que só anunciou apoio a Arnon após Bender dizer a ele que não era mais candidato. Cid também ficou indignado porque Bender mudou de ideia e não comunicou o fato ao senador que preside o PDT no Ceará. Esse comportamento de Bender enfureceu a Cid, que aponta o presidente regional do PSD, Domingos Filho, de ter convencido seu aliado a voltar a ser candidato. Bender reage: nunca havia desistido de sua candidatura. Já Cid não abre o jogo se irá tentar intervir no diretório municipal de Juazeiro. Bender está preparado, no entanto espera que essa briga não ocorra.

MDB deve emplacar vice de Bender

Após ter sido duro com o prefeito Arnon Bezerra, descartando um acordo para apoiá-lo no final de semana, o presidente regional do MDB, Eunício Oliveira, teve uma conversa franca com o ex-prefeito Raimundo Macedo. Se Raimundão anunciasse sua adesão à candidatura de Gilmar Bender sem sua participação, ocorreria uma intervenção. Todos colocaram panos quentes. Eunício quer a vaga de vice de Bender, reservada para Giovanni Sampaio, do PSD, para Maricele Macedo, do MDB. Aliança ficou novamente firme. Bender conta com o respaldo do MDB e PSD. Acreditava também ter o apoio do ex-prefeito Manoel Santana. Esse recuou.

PSD define apoio a Gilmar Bender

Agora é oficial! O PSD, de Giovanni Sampaio e Normando Sóracles, definiu apoio a pré-candidatura do empresário Gilmar Bender, do PDT. O anúncio de Giovanni, nas redes sociais, pontuou a falta de diálogo e de espaços na administração do prefeito Arnon Bezerra, como razão para o rompimento. Além do PSD, Ana Paula Cruz e Glêdson Bezerra, ambos pré-candidatos a prefeito, também, apontam os mesmos motivos para estarem rompidos com a administração Arnon. A decisão no PSD foi consensuada com as lideranças do partido, como o presidente regional Domingos Filho e o deputado federal Domingos Neto.

Escândalos justificam rompimento

O governador Camilo Santana também foi informado pessoalmente por Giovanni, da determinação de derrotar à reeleição de Arnon Bezerra. Giovanni deixou claro que a decisão foi política, mas também ressaltou que as denúncias contra Arnon pesaram e devem ser investigadas pelas polícias Civil, Federal e Ministério Público Federal e Estadual. Giovanni avisou a Camilo que o rompimento com Arnon foi uma medida necessária para salvar Juazeiro do Norte das decisões polêmicas do Governo Municipal , como a contratação da organização social Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu, a Aceni, para gerir a saúde. Como se nota, Giovanni está em guerra contra Arnon.

PT quer a vice, mas lança Gabriel

O PT do ex-prefeito Manoel Santana está cada vez mais próximo do pré-candidato Gilmar Bender. Depois de uma reunião com o empresário, Dr. Santana pensa em repetir o apoio de 2016, quando indicou o candidato a vice-prefeito na chapa. Apesar da tendência de apoio a Bender, Dr. Santana disse que não pode fechar nada antes de ouvir o governador Camilo Santana e mantém a pré-candidatura de Gabriel Santana. A tese de apoios, tanto a Bender quanto a Arnon, enfrenta resistência entre os filiados e dirigentes do partido em Juazeiro do Norte. O deputado federal José Guimarães está pronto para intervir junto ao governador Camilo no partido. Esse vai e volta do PT de Juazeiro só tem provocado desgaste à legenda. Ninguém confia mais na sigla.

Candidata da Rede pede desfiliação

A pré-candidata da Rede Sustentabilidade à Prefeitura de Juazeiro do Norte, Andrea Landim, deve pedir desfiliação do partido. Segundo pessoas próximas a médica, estaria decepcionada com o nível de subserviência da legenda em Juazeiro. Depois do retorno do nome do empresário Gilmar Bender ao páreo eleitoral, o presidente Ronaldo Campos não pensou duas vezes antes de se aliar novamente ao empresário. Dias antes, tinha convidado Andrea para se lançar como pré-candidata pelo partido. Andrea chegou a ser sondada por vários nomes para compor chapas como pré-candidata a vice e, agora, o partido deve aderir a Bender, sem sequer ter espaços de negociar. Para Andrea e seu grupo, isso foi demais. A médica não divulgou em quem votará para prefeito.

Aceni tenta silenciar imprensa do Cariri

O radialista Francisco Fabiano, da FM Tempo, e o responsável por essa coluna, Donizete Arruda, viraram alvos da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu - Aceni. A Aceni está processando esses profissionais da comunicação com o claro objetivo de calar a imprensa do Cariri. A acusação da Aceni é injustificada. Toda população de Juazeiro do Norte acompanha com atenção o chamamento público para a escolha da organização social que irá gerenciar a UPA de Limoeiro e o hospital São Lucas. A própria prefeitura, através da Secretaria de Saúde, confessou que a Aceni é investigada por vinculação com o PCC. A Aceni está sendo investigada por seus contratos com a prefeitura de Arujá (SP), onde a Polícia Federal acusa a administração da cidade paulista de ceder os contratos de saúde devido às chantagens do PCC. Se a Aceni está limpa, é só dar explicações. Quanto aos processos, é estranho a Aceni - fornecedora da prefeitura juazeirense - ter adotado essa medida sem o aval do prefeito Arnon Bezerra. A Aceni não intimida.

Disse me disse...

Deputado André Figueiredo está nervoso com o conflito entre Cid Gomes e Gilmar Bender.

Dúvida dele é decidir qual caminho irá escolher na hora do confronto final, que ameaça eclodir na disputa pelo PDT de Juazeiro.

A base do prefeito Arnon Bezerra na Câmara mostra força e união na disputa com a oposição. Enquadrou os dois principais vereadores da oposição.

Denunciou o vereador Glêdson Bezerra ao Ministério Público e prepara punição para Tarso Magno, sobre quebra de decoro parlamentar.

O PT de Manoel Santana mantém as articulações para viabilizar Gabriel Santana, porém será difícil resistir às pressões do governador Camilo.

No fim de semana, Gabriel sentou com o pré-candidato do PCdoB, Aurélio Matias. Na pauta uma aliança para fortalecer a esquerda em Juazeiro.

PT ameaça sair pequeno nesse processo eleitoral de Juazeiro diante de tantas idas e vindas, e com tantas mudanças de lado.

O deputado Fernando Santana aprovou Projeto de Lei que torna a estátua do Padre Cícero como patrimônio histórico e cultural do Estado do Ceará.

O reconhecimento foi aplaudido pelos juazeirenses. Fernando avalia que o monumento faz crescer o fluxo de turistas e romeiros.

Governador Camilo irá se empenhar pessoalmente para reeleger o prefeito Zé Ailton Brasil, no Crato.

Já os aliados de Zé Ailton fecham cerco contra seu principal adversário, Zé Adega, acusando-o de abuso de comunicação.

Desculpe a ignorância, é verdade que o senador Cid Gomes responsabiliza o PSD e seu presidente regional, Domingos Filho, pelo sucesso da articulação da candidatura de Gilmar Bender.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ