A festa de carnaval e a conquista do Oscar pelo filme brasileiro, Ainda estou aqui, não abafaram as confissões do senador Cid Gomes. Com comportamento típico de político mineiro, ouvir muito e falar pouco, Cid Gomes mudou. Num comportamento surpreendente, Cid Gomes convidou um importante político/empresário para almoçar em Fortaleza, na quinta, 20 de fevereiro. Cid e seu interlocutor ficaram falando assuntos triviais por mais de 30 minutos. Impaciente, Cid Gomes puxou o assunto. Foi direto ao pedir o apoio desse poderoso cacique político cearense para substituir o governador Elmano de Freitas nas urnas, nas eleições de 2026. E sua declaração sem rodeios - e claramente num gesto de traição ao direito do governador Elmano - foi surpreendente. A frase usada por Cid Gomes: “o Elmano está muito mal. E não há como se recuperar. A violência assusta ao Estado.” E num gesto ousado, apunhalando Elmano, disparou: “ o projeto político nosso, de Camilo, está ameaçado. Se o Camilo precisar, estou pronto para ser candidato e garantir não termos riscos no nosso projeto de governar o Ceará”. A ousadia de Cid Gomes custou caro. O cacique político passou uma descompostura nele, cobrou lealdade dele a Elmano e Camilo, e disse que iria contar toda a conversa. E assim fez. Hoje, quem é amigo de Cid Gomes se prepare para votar inimigo de Elmano. E Camilo fica com Elmano.
Camilo precisa melhorar comunicação na Educação
Mesmo sendo o criador do melhor programa do Lula 3, o Pé-De-Meia, o ministro Camilo Santana não aparece entre os 10 melhores ministros do Governo. Essa avaliação fragiliza uma possível candidatura de Camilo, numa eventual desistência da reeleição do presidente Lula. O desempenho de Camilo surpreende negativamente. Na relação apresentada pela pesquisa do instituto AtlasIntel e CNN, entre todos os ministros, Camilo aparece apenas no 21º lugar, com 31% de ótimo/bom, contra 51% de ruim/péssimo e 11% de regular. Quem é a melhor ministra é Simone Tebet, do Planejamento, que tem a maior avaliação entre os ocupantes da Esplanada, neste terceiro ano de governo Lula. Quem lidera na outra ponta do levantamento, em que aparecem os ministros com os piores desempenhos, é o ministro do Esporte, André Fufuca. Esse deputado federal é membro do Centrão e chegou ao governo com a missão de garantir mais governabilidade a Lula. Só que sua avaliação é desastrosa: apenas 11% dos brasileiros consideram ótima/boa a sua gestão. 55% dizem que sua administração na direção do ministério é ruim/péssimo. Há outros 34% que não souberam avaliar o papel do ministro ou indicaram avaliação regular.
Adversários de Camilo também mal avaliados
A avaliação dos três principais adversários do ministro Camilo Santana, numa eventual desistência do presidente Lula concorrer a um novo mandato, é de desaprovação popular, de acordo com a pesquisa AtlasIntel/CNN, os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Geraldo Alckmin, da Indústria e o Comércio, e Rui Costa, da Casa Civil, estão em 11º , 16º e 18º, respectivamente. A posição de 11ª posição no ranking de ministros do governo Lula de Fernando Haddad é justificada por seus 39% de ótimo/bom. Contudo, Haddad tem o
mesmo índice de ruim/péssimo do pior ministro de Lula, o André Fufuca. Haddad é avaliado por 55% de ruim/péssimo. Já o ministro Rui Costa tem 32% de ótimo/bom e também, como Haddad, supera Camilo Santana na rejeição do povo brasileiro ao seu trabalho de ministro. Rui Costa tem 52% de ruim/péssimo. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que corre por fora para ser uma opção de candidatura presidencial, surge com 36% de ótimo/bom e 49% de ruim/péssimo. Nesta pesquisa, outros dois ministros ocupam o top 3 de mal avaliados: Celso Sabino e Juscelino Filho. Sabino tem 49% de menções negativas e só 12% de positivas. Está na penúltima posição. Juscelino ocupa uma posição acima, com 15% de avaliações positivas e 70% de negativas.
Governador Elmano não abre mão de reeleição
O governador Elmano está ciente das articulações do senador Cid Gomes para tomar seu posto na candidatura ao Abolição, com o apoio do ministro Camilo e do PT. Essa tentativa de Cid dar uma rasteira em Elmano não é mais segredo. Ocorre que Elmano não admite desistir do seu direito de concorrer à reeleição. E disposto a ser candidato ao Abolição em 2026, Elmano resolveu priorizar investimentos no Cariri na última semana. Quer melhorar sua relação com a população do Cariri, se vinculando cada vez mais a Camilo, maior liderança política da região. Assim, Elmano anunciou na sexta passada (28), mais de R$ 45 milhões para Brejo Santo e Aurora. Também inaugurou dois Centros de Educação Infantil, um em Aurora e outro em Brejo Santo. Ao entregar essas obras, Elmano declarou: “ Coisa boa é ver as nossas crianças felizes. No Ceará, já são mais de 100 Centros de Educação Infantil. “ Outra inauguração de Elmano no Cariri foi a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O Governador também autorizou o início das obras da estrada que liga Brejo Santo a Abaiara. Mesmo com tantas entregas no Cariri, Elmano não se descuida e assegura que irá inaugurar mais obras no Cariri. É o ritmo certo de quem quer se reeleger.
Guimarães rifado por Lula no ministério
José Guimarães teve de absorver uma grande decepção gerada pelo Presidente Lula. Guimarães teve o seu nome anunciado como o virtual substituto de Alexandre Padilha no ministério das Relações Institucionais(SRI). Padilha agora é ministro da Saúde. O Centrão tinha simpatia pela indicação de Guimarães e topava apoiá-lo em detrimento de outros candidatos, como o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa, e o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões. Estava tudo definido para o anúncio de Guimarães, até o presidente Lula resolver ouvir aliados. Daí, veio a rasteira em Guimarães, que teve sua candidatura rifada. Lula escolheu a presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann para a SRI. Foi mais um baque para Guimarães, que esperava virar ministro visando alavancar a sua campanha para ser senador em 2026. O que teria ocorrido: segundo publicou o jornal OGLOBO, no domingo (02) "em caráter reservado, interlocutores do Planalto afirmam que a menção do nome do parlamentar em uma investigação sobre desvio de emendas esfriou suas chances, fazendo com que ele fosse preterido por Lula.
Mesmo muito chateado, Guimarães não pode brigar e romper com Lula. Partiu para o seu plano “B”. Quer assumir a presidência nacional do PT na vaga de Gleise. O candidato de Lula, Edinho Silva, não é diretório nacional . Assim, não pode assumir o comando do PT.
Yury Paredão articulou saída de Jaqueline do PT
A saída da vereadora juazeirense Jaqueline Gouveia do PT foi uma articulação do deputado federal Yury do Paredão. Dirigentes do PT em Juazeiro até assumiram que ela sairia do partido, mas acabaram surpreendidos com a decisão prematura. A atitude de antecipar a decisão foi pessoalmente de Yury, que teria solicitado a carta de anuência junto a dirigentes do Ceará. Esse documento demorou a ser dado pelo presidente Antônio Conin. Então, Yury acabou levando o pedido de liberação diretamente à direção nacional petista. A presidente Gleise Hoffmann o atendeu e assinou a carta autorizando a mudança partidária de Jaqueline. Yury trabalha para fortalecer a chapa de candidatos a deputados federais do MDB, para se garantir na reeleição. Nesse trabalho de formação da chapa emedebista, Yury tem o apoio do deputado federal Eunício Oliveira. A contrapartida para Eunício veio com a declaração de Yury, que o MDB não abrirá mão da candidatura de Eunício ao Senado. Jaqueline entra no MDB com o compromisso de ser candidata a deputada federal em 2026.
Disse me disse…
A base aliada do prefeito André Barreto está em alerta. Vereadores do seu partido, o PT, estão criticando as ações da própria prefeitura do Crato.
Lourdes de Carlim criticou a demora das ações na zona rural e Tota Lobo deixou clara a sua insatisfação com indicações na gestão, sem ele saber.
Engraçado. Vereadores do Crato agem como se tivessem sido eleitos para governar o Município. E se comportam como se o prefeito André tivesse de ser refém de seus caprichos.
Esquecem esses vereadores que os poderes Executivo e Legislativo são independentes. E assim deve ser.
O vereador Lukão parece querer assumir o protagonismo das críticas à gestão do prefeito Glêdson Bezerra.
O caso da rachadinha na Secretaria de Meio Ambiente, onde o prefeito juazeirense já havia aberto processo investigativo e encaminhado a apuração para o MPCE, ganhou repercussão na voz de Lukão.
Lukão garantiu que esse problema acontece em outras secretarias. Agora, precisa apresentar as provas. Afinal, denúncia de boca é fake news.
Desculpe a ignorância, o presidente Lula fez certo ao espalhar que deputado José Guimarães ia ser ministro das Relações Institucionais e puxou o seu tapete?