Jornal do Cariri
Cid e Ivo Gomes prontos para deixarem o PDT
18/10/22 0:00

Não há mais ambiente político para a permanência de Cid e Ivo Gomes no PDT. Mesmo com o esforço do presidente nacional, Carlos Lupi, de reaproximar Cid de Ciro Gomes, a briga dos irmãos está longe de chegar ao fim. Lupi perdeu as esperanças de harmonizar a Família Ferreira Gomes. Desse modo, está em discussão o futuro político do senador Cid Gomes. Registre-se, que a governadora Izolda Cela já saiu do PDT. Cid e Ivo Gomes estão nessa mesma toada. Juntos, devem levar pelo menos 50 prefeitos do Ceará. Pelo menos oito deputados estaduais e três federais querem sair no mesmo dia que Cid deixar o PDT. Esbarram na legislação, que impõe fidelidade partidária. Terão de esperar. Cid tem conversado, diariamente, com o senador Camilo Santana. Até 30 de outubro, trabalha para convencer a todos no PDT a votarem em Lula. Depois dessa data, decidirá seu novo destino: ficar no PDT ou sair. A segunda opção é a mais provável. O PDT do Ceará será de Ciro e Roberto Cláudio. Ciente disso, Camilo articula a filiação da governadora Izolda Cela ao PSB. Essa legenda tende a ser o novo partido dos irmãos Cid e Ivo Gomes. Tudo depende de negociações com a direção nacional do PSB. Deputado Dênis Bezerra que preside o partido no Estado, foi derrotado e não se reelegeu. Isso facilita o ingresso de Izolda, Cid e Ivo Gomes. Izolda entraria no PSB de olho nas eleições de 2024, quando deverá concorrer à prefeitura de Fortaleza, com o apoio de Camilo Santana.



Ciro Gomes quer distância de Camilo

Magoado com fragorosa derrota eleitoral - apenas 6,8% dos votos no Ceará- Ciro Gomes tem recebido visitas de políticos em seu apartamento na Praia de Iracema, em Fortaleza. Não houve convite ainda ao ex-prefeito Arnon Bezerra. Ciro não engoliu ter obtido míseros 5,53% dos votos em Juazeiro do Norte. E nem ele, muito menos o candidato do PDT à governador, Roberto Cláudio, que teve um índice ainda pior: 4,52%. Mesmo tendo uma base de 14 vereadores fechados com sua candidatura. Fazendo constáveis do seu fiasco eleitoral, também no Ceará, Ciro tem repetido estar muito decepcionado com os irmãos Cid e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Tem dito que até o fim da vida, não os perdoará. Entretanto, a decepção maior de Ciro é com o senador eleito, Camilo Santana. Acusa-o, sistematicamente, de ter trocado sua lealdade por uma vaga no ministério de Lula. Conversa de derrotado. Cid Gomes já disse que havia um compromisso dele e de Ciro com Camilo para apoiar à reeleição da governadora Izolda Cela. Ciro quis ganhar no grito, e se ferrou. Acabou sua liderança com o fim da oligarquia de sua família -Ferreira Gomes- no Estado. Agora, Ceará vive um novo tempo sob a liderança de Camilo Santana.



Leitão e Cid saíram das eleições desmoralizados

Quem é o maior perdedor com a votação diminuta - 18.305 votos ou 0,36% dos votos dados a deputados estaduais no Ceará- dada ao candidato Dr Leitão Moura? O próprio candidato deve estar convencido a não mais disputar uma terceira eleição, para evitar um novo vexame. Mas, o genro do Dr. Leitão, senador Cid Gomes também é responsável pelo fracasso eleitoral de seu sogro. Em Juazeiro do Norte, onde Cid apostou que Dr. Leitão sairia com no mínimo 6 mil votos, dada a dobradinha fechada por ele com o candidato a federal, o ex-prefeito Arnon Bezerra, as urnas mostraram outra realidade. Arnon transferiu dos seus 14.393 votos, apenas 1.156 votos. Isso representa 8,03%. Uma lástima. Mas, o quadro não foi diferente em Saboeiro, onde Cid articulou para o prefeito Marcondes Ferraz votar no seu sogro. Enquanto, Marcondes deu 3.060 votos para seu federal, José Guimarães, Dr Leitão contabilizou outra votação humilhante: 1.642 votos. Apenas 53% dos votos obtidos por Guimarães. Como se nota, Cid Gomes não ajudou Dr. Leitão.

Santana, Raimundão e Salviano sonham com 2024

Três ex-prefeitos de Juazeiro do Nortejá estão se articulando para debater a sucessão do prefeito Glêdson Bezerra. Manoel Santana (PT), Raimundo Macedo (MDB) e Manoel Salviano(PSDB), devem sentar nos próximos dias para discutirem uma chapa conjunta para disputar as eleições municipais de 2024. Os nomes para a composição dessa chapa seriam do deputado estadual Davi de Raimundão, grande vencedor das eleições deste ano e filho de Raimundão, e do advogado Gabriel Santana, filho de Manoel Santana. Essa é a segunda chapa que aparece para a disputa municipal de Juazeiro em menos de 15 dias. Na semana passada, os vereadores Jaqueline Gouveia e Janutambémtiveram os nomes lançados para a disputa. A avaliação é que o enfraquecimento político do prefeito Glêdson com os resultados das urnas é o motivador para tantos lançamentos.

Fernando Santana reafirma parceria com Glêdson Bezerra

A recente formação entre PT e MDB, em Juazeiro do Norte, bancada por Raimundão e Manoel Santana, parece esbarrar no compromisso firmado pelo deputado estadual reeleito Fernando Santana, com o prefeito Glêdson Bezerra. Fernando tem repetido sistematicamente que sua parceria com o prefeito juazeirense se manterá até as eleições de 2024. Fernando tem sido o principal articulador de Glêdson junto ao Governo do Estado e garante que permanecerá assim. No PT, a tese de candidatura própria é mantida pelo grupo de apoio ao deputado federal José Guimarães. Contudo, a retirada da candidatura de Fernando do páreo enfraquece a posição de confronto contra prefeito Glêdson. O PT não tem outros nomes e o caminho natural seria compor uma aliança com Raimundão para lançar o nome do deputado Davi Macedo. Raimundão quer cobrar de Manoel Santana, o apoio dado em 2008, que o fez prefeito. Esse acordo esbarra na lealdade de Fernando Santana a Glêdson Bezerra.

Yuri do Paredão vai coordenar todo Cariri

Poucos dias depois do deputado federal eleito, Yury do Paredão, ter comemorado a sua eleição à Câmara Federal com uma grande festa, no Parque de Eventos Padre Cícero, já recebeu uma missão especial do presidente Bolsonaro. O coordenador geral da campanha à reeleição, seu filho, o senador Flavio Bolsonaro, em entendimento com o presidente estadual do PL, prefeito Acilon Gonçalves e o deputado federal André Fernandes, decidiram que Yury será responsável por buscar melhorar à votação de Bolsonaro no Cariri. O desafio é enorme, diante do prestígio do senador eleito, Camilo Santana, que está empenhado em melhorar o desempenho de Lula, neste segundo turno no Cariri. Yury do Paredão aproveitou para se dedicar intensamente nesses últimos 15 dias de campanha, para se integrar à mobilização na defesa de um novo mandato para o presidente Bolsonaro, ciente que se a vitória ocorrer, estará credenciado. Acredita, que com o êxito de Bolsonaro, fica mais fácil sua candidatura à prefeitura de Juazeiro do Norte. Mas, apesar de ser novo na política, ressaltou ao comando geral da campanha de Bolsonaro, todas as dificuldades na busca de votos para o presidente no Cariri. Não fez promessas mirabolantes. Agiu com sabedoria e pé no chão. Lula é favorito para aumentar sua votação na região.


Disse me disse…

Deputado José Guimarães se mudou para São Paulo neste segundo turno da disputa presidencial.

Como um dos coordenadores gerais de Lula, Guimarães tem dedicado a semana inteira em trabalhar em todo Brasil, para que Lula seja vitorioso nas eleições do próximo dia 30 de outubro.

No Ceará, cabe a dobradinha governador eleito Elmano de Freitas e Camilo Santana promover atos que façam Lula crescer sua votação. Meta é obter 70% dos votos.

O prefeito do Crato Zé Ailton Brasil, esteve reunido com o deputado estadual Fernando Santana, com quem alinhou as ações para intensificar a campanha de Lula no Cariri.

Zé Ailton que coordenou a campanha no primeiro turno, recebeu de Elmano e Camilo, a incumbência de coordenar novamente as ações do PT na região.

Quem também comemorou o sucesso nas urnas com festa, foi o deputado federal eleito, Eunício Oliveira, em Lavras da Mangabeira.

Desculpe a ignorância, após o segundo fracasso eleitoral, Dr. Leitão Moura ainda confia no apoio do genro Cid Gomes para chegar à Assembleia do Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ