Jornal do Cariri
Cid e Ciro divergem sobre impeachment
16/06/20 0:00

Os poderosos irmãos Ciro e Cid Gomes estão em palanques opostos em relação à proposta de defesa do impeachment do presidente Bolsonaro. Ciro e o PDT ingressaram com pedido de cassação na Câmara dos Deputados. Pessoalmente, Ciro faz uma análise que hoje não há apoio para aprovar o impeachment, porém é favorável que o povo vá às ruas, pós-pandemia de covid, mobilizado para o momento certo de derrubar Bolsonaro. Ciro crer que a covid impede manifestações para pressionar o Congresso, e isso fragiliza uma eventual votação do impeachment. Apesar de não estar confiante, Ciro tem discutido com setores políticos que não se pode arrefecer essa ideia e, para viabilizá-la, é necessário, antes, a formação e o fortalecimento de uma frente ampla democrática. Senador Cid Gomes é contra impeachment.

Cid não descarta atentado de milícia

O regresso de Cid Gomes ao seu mandato de senador na mídia ocorreu nesta segunda-feira (15), em Live da UOL. Lá, se manifestou contrário ao impeachment do presidente Bolsonaro. Estranho essa divergência dos irmãos Ferreira Gomes sobre o futuro político de Bolsonaro. Cid aproveitou a sua participação para acusar Bolsonaro de ser um “presidente despreparado”. Também fez previsões nada animadoras sobre a economia, alertando que é pouco provável que o ministro da Economia, Paulo Guedes, permaneça por muito mais tempo no cargo, por não suportar mais as posições de Bolsonaro. Outra novidade da Live de Cid foi suas aexplicações sobre o uso da retroescavadeira na greve dos PMs. Não se arrependeu. E justificou. Também não descartou a possibilidade dos dois tiros que levou ter sido um atentado de milícia - até mesmo ligada ao presidente Bolsonaro. Uma acusação feita inicialmente por Ciro e que Cid disse ser possível. Essa entrevista do senador causará um tsunami na relação FGs- Família Bolsonaro.

Nelinho quer apoio de Raimundão

O deputado estadual Nelinho Freitas vai disputar à Prefeitura de Juazeiro do Norte. Uma estrutura de comunicação para divulgar seu nome deve vir da Rádio Iracema, arrendada pelo grupo Cordeiro de Freitas, pertencente ao seu pai, Raimundinho Cordeiro, ex-prefeito de Russas. Mas, antes de tomar a decisão, Nelinho recorreu ao deputado federal Roberto Pessoa, um dos líderes do PSDB no Estado, para consultá-lo. Nelinho fez o caminho certo e, agora, avança na estratégia: quer convencer Roberto Pessoa a conversar com o ex-prefeito Raimundo Macedo para integrar sua base. Essa tarefa não é fácil, já que Raimundão prometeu ao governador Camilo Santana que seguiria sua orientação. Camilo está apoiando a reeleição do prefeito Arnon Bezerra e ofereceu a Raimundão a indicação do vice na chapa governista.

Arnon se aproxima de Dr. Santana

Depois de recorrer ao médico e ex-prefeito Manoel Santana para conversar sobre a pandemia do coronavírus – há alguns meses – agora foi a vez do prefeito Arnon Bezerra fazer o convite. Arnon recebeu a ideia de abrir a UPA da Lagoa Seca para o enfrentamento da pandemia e resolveu convidar pessoalmente Dr. Santana, para a inauguração do equipamento, no dia 06. Há quem garanta que não houve qualquer conversa sobre eleição, mas que a atitude cortês de Arnon pode ter reaproximado de vez as duas lideranças. O PT de Dr. Santana, apesar de discutir candidatura própria, tende a seguir a orientação do governador Camilo Santana. Está descartada qualquer possibilidade de Dr. Santana ser candidato a prefeito novamente. Arnon torna-se assim uma opção de apoio de aliança para o partido.

Grave confusão no PT de Barbalha

A desincompatibilização do ex-prefeito Zé Leite, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, desencadeou uma crise interna no PT de Barbalha. Petistas históricos e novos assinaram um manifesto de apoio à pré-candidatura do vereador Dorivan Amaro, em contraponto a provável pré-candidatura de Zé Leite. O documento caiu como um balde de água fria nas pretensões de Zé Leite, retardando, inclusive, o anúncio da postulação. Incentivador da volta de Zé Leite, o deputado federal José Guimarães enfrenta forte desgaste no partido. Sobre a possibilidade de sair candidato do partido, o vereador Dorivan não se manifestou. Prefere propagar o nome do vereador Vevé Siqueira, como a melhor opção dentro do PT. Guimarães quer apenas unir o partido para vencer as eleições em Barbalha, com o melhor candidato. Diz não impor ninguém.

Zé Leite num golpe de pai pra filho

A indicação para o cargo de sucessor de Zé Leite, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, causou outro desgaste ao ex-prefeito. Zé Leite tentou deixar o próprio filho guardando seu lugar. Inacreditável! A indicação, referendada pelo PT do Ceará, acabou barrada pelo governador Camilo Santana. No manifesto, os petistas iniciam dizendo que “Barbalha não pertence mais aos barões e senhores”, que “cresceu e se politizou”. Muitos avaliam que o recado foi direcionado a Zé Leite e Guimarães, seu padrinho político. A tentativa de lançar Zé Leite, em Barbalha, despertou a ira de petistas, que como retaliação, passaram a defender a candidatura de Fernando Santana para federal em 2022. Agora, esse ambiente se resolverá com o enterro das pretensões de Zé Leite.

Provida é alvo de atenção da PF

Uma organização social - Provida - que administra UPAs em Salvador( BA) e também em Maracanaú (CE) está na mira das investigações da Polícia Federal. Não é apenas a Provida. Outras OS estão tendo seus passos examinados em minúcias, porque cresceram as fraudes com recursos federais da Saúde. A Provida participou de um processo licitatório na secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte. Foi inabilitada, por falta de documentação. Como processo foi adiado, a Provida avisou que voltará a concorrer para trabalhar na Saúde de Juazeiro. A PF foi informada que a Provida confia que será a vencedora. Prefeito Arnon Bezerra vai logo avisando: a Saúde aqui não tem nada disso. Transparência total. Está certíssimo.

Disse me disse...

O vereador e pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, assumiu a segunda vice-presidência do Podemos no Ceará.

A nomeação de Glêdson foi feita pelo presidente do Podemos no Estado, Fernando Torres. O pré-candidato busca força política no Estado.

No PDT, as vereadoras Rita Monteiro e Aninha Teles procuram novas siglas. Têm esperança de garantir tempo para a troca e concorrerem.

O líder político do partido, Gilmar Bender, está sinalizando uma desistência da disputa a prefeito, prejudicando a chapa ao Legislativo juazeirense.

A base aliada do prefeito Argemiro Sampaio está vibrando com a possibilidade da candidatura do ex-prefeito Zé Leite em Barbalha.

Entre as muitas heranças da administração Zé Leite, se destaca a maior greve do Brasil.

Zé Leite é, ainda, o mais rejeitado entre todos os nomes na disputa pela prefeitura de Barbalha. E sua administração tem uma marca: escândalo.

A Polícia Federal voltou a investigar fake news no Crajubar. Uma das denúncias partiu do prefeito Argemiro, no caso da doação de alimentos.

No início do mês, denunciados foram ouvidos na sede da PF em Juazeiro. O inquérito deve se somar aos que já existiam na Polícia Federal.

Prefeito Argemiro Sampaio diz a Polícia Civil não ter sido responsável pela impressão de seu nome em frascos de álcool gel.

Desculpe a ignorância, é verdade que senador Cid Gomes avisou ao empresário Gilmar Bender que não dará legenda do PDT para sua candidatura?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ