Jornal do Cariri
Cid abraça meta de dar 70% dos votos a Lula
11/10/22 0:00

Senador Cid Gomes mudou de comportamento. Saiu do isolamento a que se impusera, e está na linha de frente do governo de Elmano de Freitas. Atua em parceria com o senador eleito Camilo Santana, e o aval direto do governador Elmano. Nesta segunda (10), Cid reuniu a quase totalidade da bancada federal e estadual do PDT em Fortaleza, para discutir a adesão do partido à candidatura de Lula neste segundo turno. Cid pediu a palavra e defendeu com entusiasmo o voto em Lula para derrotar à reeleição do presidente Bolsonaro. Os deputados federais e estaduais foram convidados por Cid para prestigiarem uma reunião dirigida por Elmano e Camilo, no comitê do candidato Elmano, em Fortaleza, com a presença de mais de 100 prefeitos, vereadores e lideranças de todos os partidos. Lá, será lançado o desafio a todos: Lula venceu no primeiro turno com 65,91% dos votos. A meta de Elmano, Camilo e Cid Gomes é dar no mínimo 70% dos votos a Lula no segundo turno. Querem virar 05 pontos percentuais dos 6,80% dos votos dados a Ciro Gomes no último dia 02 de outubro no Ceará.

Cid está integrado ao Governo de Elmano

Não demorou muito o distanciamento de Cid Gomes do governador eleito, Elmano de Freitas, e do senador eleito, Camilo Santana. Cid está atuando abertamente como um coordenador político do Governo Elmano junto aos partidos que fizeram oposição ao PT no primeiro turno, especialmente o seu partido, o PDT. Cid tem falado publicamente que seu objetivo é unir todas as forças políticas do Ceará, apagando às eleições estaduais que colocaram em campos opostos, Elmano e Camilo versus Roberto Cláudio e Ciro Gomes. Cid tem feito apelos para que todos esqueçam os conflitos eleitorais e pensem no melhor para o Ceará, e principalmente para o Brasil. Dentro desse contexto, Cid tenta convencer aos deputados federais e estaduais do PDT e fará o mesmo com os prefeitos que ficaram ao lado de Roberto Cláudio na corrida pelo Abolição, a aderirem à campanha de Lula, e a aceitarem participar da base do Governo Elmano de Freitas. Cid Gomes é, hoje, o mais ferrenho aliado do governador eleito Elmano de Freitas. Lula não é mais babaca. Lula deve ter o votos dos cearenses para elegê-lo. É o que Cid vem defendendo com ardor junto aos pedetista que resistem a esquecer às mágoas de uma luta eleitoral, que deixou sequelas e é recente.

Lula ganhou com média de 75,54% no Crajubar

O presidente Jair Bolsonaro agendou para o dia 15 de outubro- próximo sábado- uma visita ao Ceará. Sua intenção é reverter a diferença esmagadora de Lula no Estado. Bolsonaro sonha em chegar aos 30% dos votos. Alcançou 26%. O coordenador geral de sua campanha no segundo turno, deputado André Fernandes, reconhece que não é fácil. Nesta segunda,André cumpriu um compromisso oficial em Jati. A pedido de Bolsonaro foi filmar os benefícios da transposição das águas do rio São Francisco, para exibir nas redes sociais como uma obra dele. Esse esforço de Bolsonaro esbarra no Cariri, na preferência esmagadora pelo apoio a Lula. A média eleitoral da vitória de Lula no Crajubar foi de 75,54% dos votos. E Ciro fracassou tendo apenas 5,01%. É essa votação que Elmano e Camilo querem transferir para Lula, após assegurar que todos que votaram no candidato do PT no primeiro turno, repitam o voto. O Cariri é a região onde Lula tem um desempenho extraordinário.

Darlan com Giovanni, juntos na Vaquejada

Inimigo declarado da gestão Glêdson Bezerra, o presidente da Câmara, Darlan Lobo, desfilou ao lado do vice-prefeito Giovanni Sampaio, durante a Vaquejada de Juazeiro do Norte. O que os dois conversavam tanto, ninguém ousa especular, mas o encontro despertou muitas dúvidas na base de oposição. Há um temor de que Darlan esteja negociando sua adesão ao grupo de vereadores ligados ao prefeito Glêdson. Darlan quer disputar à reeleição da presidência da Câmara, mas hoje não tem votos suficientes. A grande favorita é a vereadora YannyBrena, irmã do deputado federal eleito, Yury do Paredão. Darlan conseguiu adiar a votação por duas oportunidades, na tentativa de se credenciar na disputa. Resta saber se Glêdson vai aceitar o acordo vindo de Darlan. Hoje, Glêdson está propenso a não se envolver diretamente nessa confusão. Até porque YannyBrena é favorita, e está fortalecida com a eleição de Yuri Paredão para a Câmara Federal.

Jaqueline e Janu se lançam para Prefeitura

Não é cedo para a vereadora de Juazeiro do Norte, Jaqueline Gouveia, sonhar em ser prefeita. Resolveu se espelhar no atual prefeito Glêdson Bezerra para chegar à Prefeitura. Quis copiar o mesmo modelo de estratégia eleitoral. Esbarrou na votação consagradora do deputado estadual eleito, Davi de Raimundão. Entretanto, indiferente a esse resultado de seu concorrente direto, após o resultado da eleição que consagrou Jaqueline como a segunda mais votada na disputa de estadual, seus apoiadores resolveram se adiantar em alguns meses e lançaram a chapa Jaqueline e Janu à sucessão do prefeito Glêdson Bezerra. Hoje, Jaqueline não tem partido. Precisa procurar uma legenda. O MDB deve ficar mesmo com a família Macedo, através do deputado Davi de Raimundão, em parceria com o suplente de deputado federal Nelinho. Ambos saíram fortes, como os mais votados de Juazeiro do Norte. Jaqueline e Janu preferiram não comentar oficialmente sobre o assunto, mas estão esperançosos que o balão dessa dobradinha se viabilize. Não é fácil. Há outros candidatos, como o próprio prefeito Glêdson Bezerra que concorrerá à reeleição, e o deputado federal Yuri do Paredão. Mesmo distanteàs eleições, já são 05 os candidatos ao cargo de prefeito: Jaqueline, Davi, Nelinho, Yury e o prefeito Glêdson. A dúvida entre os assessores de Jaqueline é se o lançamento prematuro ajuda ou queima uma possibilidade real para 2024.


Zé Ailton se recusa a participar de reunião do PT

O prefeito Zé Ailton Brasil está cansado de trabalhar sozinho. Isso é o que se comenta na Prefeitura do Crato, depois que o gestor se recusou a participar de uma reunião do PT, seu partido, para avaliar e planejar o segundo turno das eleições. Na base de Zé Ailton, a avaliação é que o prefeito deveria comandar o processo, inclusive, com o chamamento às demais lideranças, afinal, foi ele o coordenador da campanha do Elmano Governador no Cariri. Sem a presença do prefeito, a reunião perdeu força e nada foi definido. Camilo deve manter o comando da campanha na região nas mãos de Zé Ailton. Faz o que é melhor para a candidatura de Lula no Cariri.

Disse me disse…

Cid Gomes está integrado ao comando do novo governo do Ceará. Na busca por seus espaços, e do PDT, para apoiar o novo Governo, quer que os suplentes de federal, Leônidas Cristino e Arnon Bezerra, assumam mandatos na Câmara dos Deputados. Manifestou esse desejo ao governador Elmano de Freitas e ao senador Camilo Santana. Os dois ouviram.

Ciro Gomes cancelou uma entrevista que concederia a uma emissora cearense na noite desta segunda (10). Arranjou uma desculpa. Na verdade, não quer pedir votos para Lula. Bem diferente dos irmãos, Cid e prefeito Ivo Gomes, que estão em campanha pró-Lula.

O vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, rompeu com a própria família para votar em Lula. Na eleição passada votou em Bolsonaro.Este ano, Giovanni resolveu atender ao pedido de Camilo e Elmano para mudar de lado.
A Câmara de Juazeiro do Norte tem sido muito criticada, pela falta de interesse dos vereadores com os projetos que podem beneficiar a cidade.

Em menos de um ano, foram sete sessões não realizadas por falta de quórum. Quando realizadas, as sessões se resumem a ataques ao prefeito.

Desculpe a ignorância, Cid Gomes assumiu mesmo à candidatura de Lula presidente para desgosto do irmão Ciro Gomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ