As últimas chuvas no Cariri ocasionaram uma série de transtornos em alguns municípios. Antonina do Norte, Missão Velha, Porteiras e Altaneira decretaram estado de emergência, por 180 dias, em razão das áreas afetadas pelas precipitações. Comprometimento na infraestrutura e localidades ilhadas estão entre os principais prejuízos, com força expressiva na zona rural.
Em Mauriti, uma forte chuva, na madrugada desta segunda-feira (27), abriu uma cratera na CE-384, que liga o Município ao estado da Paraíba, e bloqueou o acesso. Dois veículos caíram no local e sete pessoas ficaram feridas. Uma das vítimas foi levada em estado grave para o Hospital Regional do Cariri. Ainda na madrugada da segunda-feira, choveu forte em Crato, 127mm, sendo a segunda maior chuva do Ceará no período, ficando atrás apenas do município de Milhã, onde choveu 130mm.
Missão Velha foi o primeiro município do Cariri a decretar estado de emergência, depois de registrar 322 milímetros (mm), 36% a mais do esperado para o mês de março. As chuvas causaram estragos significativos, com danos à população e ao meio ambiente. Nas comunidades de Serra da Mãozinha e Juazeirinho foi descontinuado o abastecimento de água. Moradores da zona rural também enfrentam dificuldades no deslocamento, devido aos estragos nas estradas.
Na última quinta-feira (23), a Prefeitura de Porteiras decretou estado de emergência e adiou as festividades da Semana do Município. Uma chuva de 116mm, que durou 24 horas no domingo (26), destruiu casas e deixou famílias desabrigadas. A Defesa Civil do Ceará esteve na cidade no dia seguinte. O volume de chuvas na cidade é 173% acima do normal para o terceiro mês do ano: a cidade soma 426mm de chuvas, em contraste com os 156 aguardados.
Antonina do Norte sofre com os alagamentos, onde barramentos de água na zona urbana se romperam, mesmo com a média histórica estando levemente abaixo do normal. A cidade acumula 169mm de precipitações no mês. Altaneira soma 367mm, um acréscimo de 68% a mais em comparação aos 219mm esperados para março. Mauriti também contabiliza aumento de 60% nas chuvas para esta época do ano.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), visitou áreas afetadas pelas chuvas no Ceará. “Não mediremos esforços para minimizar o sofrimento das famílias cearenses. Estou indo pessoalmente visitar alguns dos locais mais atingidos pelas enchentes”, disse.
A Assembleia Legislativa aprovou, na última quarta-feira (22), o pedido encaminhado pelo Governo do Ceará, que permite a ampliação do apoio aos municípios afetados pelas chuvas. A secretária de Proteção Social, Onélia Santana, ressaltou a importância do enfrentamento desses prejuízos. “Em momentos de calamidade ou situação de emergência, o Estado precisa agir rápido em diferentes frentes para acolher de forma integral a nossa população”, afirmou.