Chuvas no Cariri devem ficar abaixo ou em torno da média até abril
Limites no Cariri variam entre 482,7 mm (valor inferior) e 623,8 mm (valor superior)
Foto: Robson Roque
Joaquim Júnior
21/01/26 13:17

As chuvas no Cariri, assim como em todo o Ceará, durante os meses de fevereiro, março e abril, possuem probabilidade de incidência 40% abaixo da média, 40% em torno da média e 20% acima da média histórica. A informação foi divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme apresentado pela instituição, os limites da categoria normal (em torno da média), na região, variam entre 482,7 mm (valor inferior) e 623,8 mm (valor superior).

De acordo com a Funceme, a “normalidade” das chuvas corresponde a uma categoria histórica calculada a partir de 30 anos de dados meteorológicos. Para o período analisado, acumulados abaixo de 512,5 mm, são classificados como abaixo da normalidade; entre 512,5 mm e 705,9 mm, como em torno da normalidade; e acima de 705,9 mm, como acima da média. “Nas áreas com tendência de acumulados menores, essa irregularidade, ao longo do tempo, pode resultar em mais períodos com baixa pluviometria dentro da estação chuvosa, os chamados veranicos”, explica o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Com apenas 14,3 mm de precipitação observada até o momento, o mês de janeiro deve ter acumulado abaixo da média histórica. Para o fim do mês de janeiro, a tendência apontada pela Funceme é de ocorrência de precipitações pontuais ao longo do estado, sem indicativo de eventos generalizados ou persistentes, mantendo o padrão de irregularidade observado nas últimas semanas. Conforme pontuou a Funceme, as chuvas da pré-estação observadas até esta quarta-feira (21) registram o terceiro pior resultado da série histórica de monitoramento da Funceme (acumulado médio de apenas 32,2 milímetros), o que contribui para um início de quadra chuvosa com indicativos menos favoráveis, especialmente para recarga hídrica e atividades dependentes da regularidade das precipitações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE