Chapada do Araripe avança em candidatura a Patrimônio da Humanidade
Título será importante para preservação cultural e ambiental
Foto: reprodução/geopark
Natália Alves
13/06/23 12:30

Em 2022, a Chapada do Araripe foi homologada como a Primeira Paisagem Cultural do Ceará, um passo importante para o verdadeiro anseio de defensores do local: o reconhecimento como Patrimônio Histórico da Humanidade, junto à Organização das Nações Unidas (Unesco). No último sábado (10) mais uma etapa do processo foi concluída, com a elaboração da Carta da Chapada Cultural do Araripe, que vai compor o processo de elaboração da candidatura e inclui etapas para a inclusão na Lista Indicativa Brasileira.

A ideia de titular a Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade iniciou em 2019, através do Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, realizado em Nova Olinda. A chancela do título à bacia do Araripe tem como objetivo contribuir para a preservação do patrimônio cultural e ambiental, além de fomentar os setores político, turístico e educativo, gerando uma agenda de desenvolvimento.

A candidatura ao título parte de pesquisadores, lideranças políticas, universidades e acadêmicos, além de representantes dos estados de Pernambuco e Piauí, do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que se reuniram na última semana para a realização de um seminário que consolidou os planejamentos necessários para a elaboração da candidatura. "A gente tá em defesa do Patrimônio da Humanidade, onde reúne a defesa dos direitos culturais, mas também da natureza", afirma Fabiano Piúba, secretário do Ministério da Cultura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ