JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Chapada do Araripe avança em candidatura a Patrimônio da Humanidade
Título será importante para preservação cultural e ambiental
Foto: reprodução/geopark
Natália Alves
13/06/23 12:30

Em 2022, a Chapada do Araripe foi homologada como a Primeira Paisagem Cultural do Ceará, um passo importante para o verdadeiro anseio de defensores do local: o reconhecimento como Patrimônio Histórico da Humanidade, junto à Organização das Nações Unidas (Unesco). No último sábado (10) mais uma etapa do processo foi concluída, com a elaboração da Carta da Chapada Cultural do Araripe, que vai compor o processo de elaboração da candidatura e inclui etapas para a inclusão na Lista Indicativa Brasileira.

A ideia de titular a Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade iniciou em 2019, através do Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, realizado em Nova Olinda. A chancela do título à bacia do Araripe tem como objetivo contribuir para a preservação do patrimônio cultural e ambiental, além de fomentar os setores político, turístico e educativo, gerando uma agenda de desenvolvimento.

A candidatura ao título parte de pesquisadores, lideranças políticas, universidades e acadêmicos, além de representantes dos estados de Pernambuco e Piauí, do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que se reuniram na última semana para a realização de um seminário que consolidou os planejamentos necessários para a elaboração da candidatura. "A gente tá em defesa do Patrimônio da Humanidade, onde reúne a defesa dos direitos culturais, mas também da natureza", afirma Fabiano Piúba, secretário do Ministério da Cultura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE