JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Chagas Vieira ameaça nomes tradicionais para ser surpresa no Senado ou vice-governador
20/05/25 0:00

O ministro Camilo Santana surpreendeu a classe política, ao publicar neste domingo (18), em suas redes sociais, um rasgado elogio ao secretário da Casa Civil, Chagas Vieira: “Além de um grande trabalho no Governo do Ceará, ao lado do nosso governador Elmano, Chagas Vieira tem sido uma voz firme e importante na divulgação das ações do nosso estado e na luta contra as Fake News. Chagas foi meu chefe da Casa Civil, agora também com Elmano, e tem prestado relevante serviço ao Ceará.” Esse recado de Camilo foi entendido entre os tantos nomes que sonham com uma das vagas de senador na chapa do governador Elmano de Freitas, que a candidatura de Chagas Vieira precisa ser levada a sério. Na semana passada, Elmano e o senador Cid Gomes almoçaram. Ficou tudo acertado que Cid apoiará à reeleição do Governador, e uma das duas vagas ao Senado será do PSB. Cid repetiu não ser candidato. Disse que apoiará a candidatura do deputado Júnior Mano. Foi além e defendeu que a outra vaga seja do PT. Retirou o veto ao nome de José Guimarães. Só que há mais gente querendo esses lugares. O consenso entre os políticos governistas é que Chagas estará na chapa montada por Elmano e Camilo, para disputar às eleições do ano que vem. Seja como candidato ao Senado, ou outra opção que não deve ser descartada: vice de Elmano. Chagas Vieira é o homem de confiança de Camilo e Elmano.

Ciro Gomes entra no páreo para governador
Depois de trinta e cinco anos, e algumas derrotas como candidato ao Planalto, Ciro Gomes mudou seus planos políticos. Não quer mais enfrentar o presidente Lula, e nem encarar a polarização com o bolsonarismo. Inesperadamente, e contrariando aos seus irmãos, Cid, Ivo e Lia Ferreira Gomes, Ciro está disposto a ser candidato ao Governo do Ceará. De saída do PDT, por não concordar com o partido permanecer aliado ao Governo Lula, Ciro se prepara para retornar a um novo PSDB-Podemos, siglas que estão se fundindo. Ciro será colega de partido do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra. Nesta segunda,19, Ciro ganhou um aliado de peso para ser o candidato a governador dos partidos de oposição no Ceará. O deputado federal André Fernandes foi à Câmara de Fortaleza, para uma reunião com os 10 vereadores de oposição ao prefeito petista Evandro Leitão, e deu a senha que o PL pode apoiar Ciro para o Governo: "Não sei dessa candidatura que estão falando do Ciro Gomes. Confesso que, se o Ciro, que há um bom tempo vem denunciando, mostrando o desgoverno, tanto nacional como estadual, está se aproximando desse grupo, ele é uma pessoa que será extremamente bem-vinda. Sei que é uma pessoa preparada, e que tem todos os dotes para ser como já foi (governador). Diferente do lado de lá."

Eunício começa pelo Cariri busca pelo Senado
O MDB marcou para o próximo sábado (24), um encontro regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. A reunião, comandada pelo presidente estadual Eunício Oliveira, é a largada de sua campanha para retornar ao Senado nas eleições de 2026. O encontro acontecerá na Casa de Shows House 237, e reunirá dirigentes da região, militantes e autoridades políticas. Eunício pretende anunciar que disputará novamente o Senado em 2026, como um dois candidatos da base aliada do governo Elmano de Freitas (PT). Com o acirramento de pretendentes as duas vagas de senador, Eunício quer mostrar força política a partir da sua região, o Cariri. Está consciente, que precisa realizar um evento de impacto para alavancar o seu nome nesse momento de grandes embates internamente, na aliança do governador Elmano. Eunício sabe que tem muitos adversários- Júnior Mano, José Guimarães, Chiquinho Feitosa, Chagas Vieira - querendo ser candidato ao Senado. Esse encontro do MDB no Cariri está sendo organizado no mesmo local onde aconteceu, dias atrás, a mobilização do PT, que referendou o nome do deputado federal José Guimarães, também ao Senado. Eunício demonstra confiança na sua escolha para ser um dos candidatos de Elmano e Camilo ao Senado.

Felipe Vasques articula para salvar mandatos
O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (Agir), está empenhado em acompanhar a defesa e ajudar na construção jurídica dos três vereadores cassados em primeira instância, em Juazeiro do Norte: Lukão (PSDB), Badu (Mobiliza) e Boaz das Rotatórias (PL). O trio pode perder os mandatos por fraude – possivelmente cometida pelos partidos – na cota de gênero. Na primeira instância, o juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante (28ª Zona Eleitoral) reconheceu a fraude, ignorando o parecer do Ministério Público Eleitoral, que foi pela improcedência das denúncias. Aliás, para o presidente Felipe, essa deve ser a principal linha da defesa, baseada na recomendação do MP Eleitoral. O caso está, agora, no Tribunal Regional Eleitoral, em Fortaleza, e deve ser apreciado pelo Pleno, em breve. A entrada do presidente Felipe Vasques no caso, em auxílio informal à defesa, deixa os três vereadores mais confiantes. Felipe Vasques justifica solidariedade para sua entrada na defesa dos três colegas de legislativo.
 

Bate boca na tentativa de unidade no PT do Crato
O diretório do PT do Crato fracassou na busca de discutir uma possibilidade de consenso para a disputa de presidente municipal. A reunião, na quinta-feira (15), acabou em bate boca. No foco das discussões, o suplente de deputado estadual, Pedro Lobo, foi direto ao afirmar que foi traído por quem defendeu a entrada no partido. Acusou o ex-prefeito Zé Ailton de ficar por trás de articulações contra ele e o desafiou a ficar à frente da eleição. Aliados de Zé Ailton responderam no sentido de defender o processo democrático do momento. Durante o debate, a candidata da oposição, a ex-reitora Otonite Cortez, pediu maturidade, mas sequer foi ouvida. O presidente Mauricio Ribeiro tentou intervir, porém foi ignorado. O conflito foi enviado aos diretórios estadual e nacional, para tentar resolver a questão. Pedro Lobo não abre mão de ser candidato e manda recado: se ganhar, vai iniciar uma caça às bruxas no PT cratense. Esse racha no PT do Crato não interessa às principais lideranças estaduais do partido. Diante do acirramento eleitoral, esses quadros tem buscado baixar a temperatura dos debates, visando manter o partido unido, independente de quem saia vencedor na disputa interna.
 
Oposição do Crato quer continuar briga em 2026 
A base de oposição cratense não esqueceu a derrota na eleição de 2024. E para mostrar que a derrota não abalou o grupo, há uma corrida para viabilizar nomes para se contrapor aos indicados pela base aliada do governo Elmano, para a disputa de deputado. O candidato oposicionista mais forte, até agora, é o médico Aloísio Brasil (União Brasil). Aloísio Brasil constrói alianças não apenas no Crato, mas também em outros municípios do Cariri, aumentando suas chances de vitória para a Assembleia Legislativa do Ceará. Além de Aloísio Brasil, que está com sua candidatura consolidada e espera polarizar com Zé Ailton Brasil, garantindo assim uma boa votação, há outros nomes que avaliam ser também candidatos: Lucas Brasil e Artur de Zé Adega. Já o ex-prefeito Ronaldo Mattos descarta qualquer possibilidade de candidatura, mas garante permanecer no palanque de oposição no Crato. Se a oposição no Crato está unida, debatendo estratégias para se fortalecer nas eleições de 2026, para chegar mais competitiva em 2028, quando o prefeito André Barreto concorrerá à reeleição, os governistas esquecem que precisam se unir, pois precisam trabalhar muito para reeleger presidente Lula e governador Elmano, com vitórias consagradoras no Crato.

Disse me disse…
Tem impressionado o governador Elmano, o desempenho do secretário Fernando Santana à frente da secretaria de Recursos Hídricos.

As candidaturas da base aliada no Crato, vindas do PT, devem ter mais um nome para a disputa. Há quem reclame da pulverização e divisão de votos.

Além de Pedro Lobo e Zé Ailton, a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, cogita entrar na disputa. É mais um nome ligado a Camilo Santana.

No Cariri, os prefeitos investigados por crimes eleitorais estão sob tensão. Temem que a Justiça Eleitoral venha a decretar a cassação

A decisão ainda é de primeira instância, o que tranquiliza os prefeitos eleitos. Gestores de Crato, Juazeiro, Altaneira e Campos Sales aguardam com expectativa essas decisões.

O governador Elmano de Freitas continua recebendo os prefeitos do Ceará para realinhar as demandas atrasadas e projetar futuros projetos.

No Cariri, a satisfação é total. Todos já estiveram com Elmano. Agora, a contagem é para o reinício dos investimentos nos municípios da região.

Desculpe a ignorância, com tantos candidatos ao Senado na base do governador Elmano, qual será o critério para definir os dois nomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE