Jornal do Cariri
Centro de Zoonoses é alvo de abandono de animais
Um a dois animais são abandonados semanalmente no local
Foto: Reprodução
Natália Alves
30/05/23 13:30

O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte tem se deparado com um crescente problema nos últimos meses: o abandono de animais. Em média, um a dois animais são deixados por seus tutores nas portas do local semanalmente, causando transtornos e submetendo os animais a condições precárias. O ato é uma prática criminosa perante a Lei Federal Nº 14064, que configura crime por maus tratos e abandono de animais.

A diretora do Centro de Zoonoses, Eliziane Lucena, afirmou que muitos tutores deixam os animais na calçada do local, em situação debilitada e de vulnerabilidade. “Alguns pedem informações e acabam deixando os inocentes amarrados. O pior é que até por cima do muro já jogaram”, relata. A diretora explica, ainda, que nem sempre é possível identificar os autores dos abandonos, mas que em todos os casos são registrados Boletins de Ocorrência (B.O).

Nos casos de abandono, o Centro de Zoonoses realiza testes para detectar alguma doença no animal, que são avaliados por veterinários. Caso não haja alguma zoonose, o animal é encaminhado para a adoção. “O abandono é um ato covarde e cruel, os animais passam por um grande sofrimento quando são deixados para trás. Lembrando que animais são seres de direito, e devem ser respeitados!”, afirma a diretora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ