JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Centro Cultural do Cariri sedia conferência regional sobre igualdade racial
Discussões sobre o Plano Estadual de Igualdade Racial marcaram o evento
Foto: Crato
Natália Alves
02/07/25 11:00

O Centro Cultural do Cariri, em Crato, foi palco da V Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, que abordou temas como coletividade e políticas públicas. O encontro reuniu representantes de municípios do Cariri e de outras regiões, incluindo Juazeiro do Norte, Porteiras, Barbalha, Iguatu, Saboeiro, Salitre e Jardim. Entre os destaques estiveram a discussão sobre a criação da Secretaria de Direitos Humanos do Crato e a palestra magna da professora Dra. Cícera Nunes.

Iniciadas em maio de 2025, em Brejo Santo, as conferências regionais são promovidas em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará, com o primeiro evento tendo como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social”. Em Crato, o evento reuniu poder público, sociedade civil, movimentos sociais e lideranças comunitárias em atividades de debate e troca de experiências.

Uma das principais pautas foi a construção do Plano Estadual de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. A secretária da Igualdade Racial do Estado, Zelma Madeira, reforçou a importância da participação coletiva no processo: “Vamos dar legitimidade à construção desse plano. Precisamos discutir a coletividade para ganharmos mais aderência nos segmentos”, afirmou.

Ao final da programação, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. “Hoje, a gente consolida esse dia de debates, trocas de experiência e planejamento para que possamos executar nossa política de direitos humanos”, destacou Zuleide Queiroz, secretária de Direitos Humanos do Crato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE