Jornal do Cariri
Centro Cultural do Cariri recebe XV Encontro Mestres do Mundo
Foto: Cecília Rossé
07/12/23 13:30

Entre quinta-feira (07) e domingo (10), o Centro Cultural do Cariri, em Crato, sediará um encontro da realeza da cultura. Em alusão às duas décadas da política dos Tesouros Vivos do Ceará, o XV Encontro Mestres do Mundo, com o tema “20 Anos de Futuro”, reunirá Mestres e Mestras da Cultura. O projeto reconhece, por meio de lei, detentores e transmissores de conhecimentos construtores da cultura que mantêm viva a cultura cearense. Atualmente, 128 pessoas têm o título de Tesouros Vivos do Ceará.

Como aponta a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, o Encontro é um evento estruturante da Secult que acontece desde 2005 e que fortalece o espaço de troca de saberes, de valorização dos saberes tradicionais e de difusão da cultura. “Este ano, com o tema 20 Anos de Futuro, nós celebraremos a política, e celebramos, cada vez mais, os guardiões e as guardiãs da cultura popular aqui no Estado do Ceará”, pontua.

Entre os participantes, está a Mestra Marinez, que tem um grupo de Coco formado por mulheres e mostra que mulher também pode, sim, fazer cultura e ser reconhecida como Mestre: “O Coco Frei Damião é montado só por mulheres, mas não significa que o homem não possa participar. É para mostrar para todo mundo que a mulher pode estar onde quiser, contanto que ela lute para conquistar o seu espaço”, enfatiza.

Desde o ano de 2022, o número máximo de pessoas naturais contempladas com o título de Mestres e Mestras da Cultura aumentou de 80 para 100. Além do reconhecimento institucional, eles recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal como auxílio para manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.

Como afirma a Secult, “ao preservar um Patrimônio como Tesouro Vivo, é definindo o que acompanhará a sociedade cearense durante os próximos anos, que dirá quem somos e o que queremos ser”. O Encontro é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ