Jornal do Cariri
Centenário de Paulo Freire é celebrado em evento no Cariri
Evento é realizado desde 2011, gerando significativas contribuições para as reflexões sobre a vida e a obra do escritor
Foto: Divulgação
Luan Moura
21/09/21 19:00

Com shows musicais, rodas de conversa, encontro de saberes e fazeres e o lançamento da reedição do livro “Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na libertação”, do sociólogo baiano Clodomir Santos (in memorian), a 7ª Semana Freiriana do Cariri foi realizada entre os dias 12 e 19 de setembro. De iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (Epuca), uma instituição sem fins lucrativos, a programação deste ano celebrou o centenário do patrono da educação brasileira, o escritor Paulo Freire. Os encontros ocorreram em formato virtual, devido a pandemia da covid-19.

O evento é realizado desde 2011, gerando significativas contribuições para as reflexões sobre a vida e a obra do escritor. Neste ano, além do objetivo de “gerar desconforto de forma amorosa”, o intuito é celebrar o centenário de Paulo Freire, integrando uma agenda nacional de eventos e homenagens para o seu centenário. Além disso, para que a programação fosse realizada, a instituição lançou um financiamento coletivo, por meio da Vakinha online, que contou com a participação da sociedade civil. Para o coordenador geral da Semana Freiriana, Joelmir Pinho, ela “é um momento para refletirmos sobre o legado de Paulo Freire e conectar as contribuições dele e as inquietações ao momento em que estamos vivendo”, afirma o educador e diretor da Epuca.

Paulo Reglus Neves Freire é um dos maiores expoentes da educação em todo o mundo. Nascido em 19 de setembro de 1921, ele é considerado o patrono da educação brasileira desde o dia 13 de abril de 2012. Com obras como “Pedagogia da Autonomia”, de 1997, e “Pedagogia do Oprimido”, de 1968, considerada sua obra mais conhecida mundialmente, Paulo Freire é estudado em universidades dos EUA, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo. 

E é a partir das obras e vivências de Paulo Freire, que se buscam outras possibilidades e caminhos para superar os desafios da sociedade atual, construída nas desigualdades sociais. “A Semana tem se consolidado a cada edição como este espaço de diálogos sobre o presente, olhando para a história da humanidade como um todo, mas também mirando para o horizonte, tentando identificar quais caminhos podem ser trilhados por nós, na busca pela superação da atual modelo de sociedade, marcado pela desigualdade, injustiça e preconceito”, destaca Joelmir, que também frisa que outro mundo é urgente, necessário e possível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ