A coleta domiciliar para o Censo Demográfico 2022 já começou no Cariri. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que cerca de 937 mil pessoas sejam contatadas nos 29 municípios caririenses.
Para isso, 803 recenseadores visitarão, aproximadamente, 340 mil domicílios na região. Além das áreas urbanas e rurais, também serão alcançadas comunidades quilombolas em Altaneira, Araripe, Potengi, Porteiras e Salitre, e povos indígenas em Missão Velha.
Segundo Joana Balbino, uma das coordenadoras do Censo na região, o recenseamento contará com apoio de órgãos de saúde, educação, assistência social, sindicatos de trabalhadores rurais, entre outros. A tecnologia também será fundamental, como dispositivos móveis e imagens de satélite.
“Todas essas ferramentas, aliadas à experiência institucional, garantem que visitaremos todos os domicílios do país, sem exceção, atendendo ainda aos limites legais estabelecidos no território”, explica Leandro Feitosa, outro coordenador do Censo no Cariri.