JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ceará tem pelo menos 50 políticos com vinculação com organizações criminosas
12/08/25 0:00

Levantamento realizado pelo jornal carioca OGLOBO, junto ao ministério da Justiça e à Polícia Federal, mostrou que há, hoje, 62 facções atuantes no Brasil. O top 04 dos estados com maior presença de organizações criminosas revela a Bahia em 1º lugar, com 17 facções, Pernambuco em 2º, com 12, e em 3ª colocação, nesse lamentável ranking, aparece o Mato Grosso do Sul, com 10. O Ceará tem 05 facções: PCC, CV, TCP, GDE e Massa. Nesse cenário, o PCC está presente em 24 estados mais Distrito Federal. O CV ainda é mais abrangente, atuando em 25 estados e na capital federal. A facção cearense GDE já começou a se expandir, tornando-se uma facção interestadual. Atua no Ceará e no Piauí. O crescimento de facções contaminou à sociedade brasileira. No Ceará, o  Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) aponta o possível envolvimento de mais de 50 políticos cearenses com facções criminosas. Essa  revelação é do promotor de Justiça, Adriano Saraiva, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Dois prefeitos - Braguinha( Santa Quitéria) e Bebeto Queiroz (Choró) - já foram cassados por suposta vinculação com organizações criminosas. E há um prefeito preso, Luan Dantas, sob suspeita de ter montado uma milícia, e é acusado até de homicídios.

MP do Ceará trabalha para barrar faccionados 
Segundo o coordenador do Gaeco, promotor Adriano Saraiva, as apurações do MP do Ceará, com o desafio de identificar políticos cearenses - vereador, prefeito, deputado estadual ou federal - com ligações com organizações criminosas, têm como objetivo impedir que esses suspeitos disputem cargos eletivos ou sejam reconduzidos a funções públicas. Adriano Saraiva confirmou que a investigação do Ministério Público cearense está avançando e envolve diferentes municípios do Estado. Não confirmou se há políticos do Cariri. Contudo, uma apuração sobre a relação completa dos 50 políticos investigados revelaria a existência de nomes comatuação política no Cariri. O promotor de Justiça ainda revelou que um levantamento do MPCE identificou que cerca de 200 integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), com atuação no Ceará, estão escondidos no Rio de Janeiro. Entre esses traficantes foragidos em favelas cariocas, está José Mário Pires Magalhães, conhecido como "ZM". Nascido em Canindé, “ ZM” é apontado como o número 01 do CV no Ceará.

Camilo aparece com 7% para disputar Planalto 
Saiu a nova pesquisa do instituto Ipsos-Ipec, sobre cenários das eleições presidenciais do Brasil. Um dos assuntos abordados foi o futuro político do presidente Lula. O Ipsos-Ipec perguntou se o presidente Lula deveria concorrer a um 4º mandato em 2026.  A resposta é um banho de água fria em Lula: 62% dos brasileiros acham que o atual presidente da República não deveria concorrer novamente ao Planalto. Numa segunda pergunta feita pelo Ipsos-Ipec, sobre quem deveria substituir Lula, se ele não for candidato em 2026, as respostas revelam uma preferência pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, com 19%. Essa liderança de Alckmin o fortalece para continuar como vice de Lula, que tem reafirmado ser candidato. Em segundo lugar na escolha dos eleitores brasileiros, a pesquisa mostra o ministro da Economia, Fernando Haddad, 17%. Esses índices de Alckmin e Haddad, de acordo com Ipsos-Ipec, significam um empate técnico na liderança para ser escolhido o candidato a suceder o presidente Lula, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais. Em seguida, surge o nome do ministro Camilo Santana, já com 7%. Se Lula resolver recuar, Haddad não teria o apoio petista. Camilo se torna, assim, o preferido para ser o plano “B” de Lula.

Confusão grande para ser senador com Elmano
O presidente Lula precisa costurar alianças eleitorais no Nordeste, para assegurar a sua reeleição, garantindo uma votação consagradora na região. Por esse motivo, Lula e o PT tem procurado uma aproximação com partidos do centro. Esse fato permitiu a abertura de espaço para uma grande quantidade de candidaturas ao Senado no Nordeste. O Ceará é o Estado onde a base de Lula tem mais pré-candidatos a senador. São seis pretendentes às duas vagas na chapa à reeleição do governador Elmano de Freitas: José Guimarães (PT), Eunício Oliveira (MDB), Júnior Mano (PSB), o presidente do Republicanos cearense, Chiquinho Feitosa, o presidente do PSD- Ceará, Domingos Filho (PSD), e o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira. Cientes das dificuldades para escolher 02 candidatos numa lista sêxtupla, Elmano e o ministro Camilo têm dito que só definiram os ungidos para disputarem as vagas do Senado no ano que vem. Porém, há uma outra definição de Elmano e Camilo: das duas vagas de senador, uma pertence ao senador Cid Gomes. Irredutível, Cid Gomes tem afirmado não ser candidato e  assegurado que não recuará na indicação do nome de Júnior Mano. Declara que as investigações da PF, sobre supostos desvios de recursos de emendas de Júnior Mano, não o farão recuar. Com Cid dono de uma vaga, há 05 candidatos brigando por uma única candidatura.

Câmara de Juazeiro entra na discussão nacional
A boa convivência entre vereadores de direita e de esquerda, na Câmara de Juazeiro do Norte, parece ter chegado ao fim. A sessão de quinta, 07, teve o plenário esvaziado, obstruindo a pauta, depois que o vereador Boaz das Rotatórias (PL) propôs uma moção de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em prisão domiciliar, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Inicialmente, a proposta não causou discussão, mas houve um abandono quase em massa da sessão. Boaz questionou a saída de parlamentares na hora da votação e o retorno em seguida. Sete vereadores chegaram a justificar as ausências. Entre os que saíram do plenário e voltaram, a vereadora Auricélia Bezerra (PSB) criticou o clima político na Casa, dizendo que a moção colocou todos em “rabo de foguete” e que não via motivo para apoio a Bolsonaro ou a Lula, e quem fazia a discussão estava “viçando”. Menos mal, Boaz acabou reconhecendo a obstrução da pauta como um jogo democrático. O presidente da Câmara, Felipe Vasques, promete conversar com os vereadores para evitar que prevaleça um clima de acirramento entre os vereadores de Juazeiro do Norte.

Presidente Matheus Leite quer ter controle da Câmara 
O presidente da Câmara do Crato,  Matheus Leite (PDT), resolveu assumir o papel de principal articulador de André Figueiredo, tentando convencer os vereadores cearenses a votarem nele, no ano que vem. Apesar desse esforço de Matheus Leite, ele não teve sucesso com seus colegas e, hoje,  André Figueiredo ocupa apenas a 3ª colocação no ranking dos escolhidos pelos vereadores do Crato a receberem seus apoios. As maiores disputas são feitas pelos deputados Luiz Gastão e Yury do Paredão, que mantêm um duelo onde não é possível dizer quem será o vencedor, na época da campanha eleitoral. No momento, o campeão está sendo Yury do Paredão (MDB), com o maior número de vereadores do Crato, trabalhando por sua reeleição. Ocorre que Yury do Paredão tem perdido importantes espaços para Luiz Gastão (PSD), que nos últimos meses avançou significativamente na conquista de apoios na Câmara do Crato. Hoje, no Legislativo cratense, restariam apenas 02 vereadores sem acordo já fechados com candidatos a deputados federais: Wilson do Rosto (PSB) e Tancredo (PT). E Wilson do Rosto justificou sua posição: não voto em quem não se compromete com as comunidades que votaram em mim.

Disse me disse…
Deputado José Guimarães recebeu alta médica nesta segunda,11, após ter sido submetido a uma complicada cirurgia de coração.


O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), tem tido papel de protagonismo na política do Cariri e de firmeza na gestão barbalhense. Teve destaque no cenário.

Nas últimas semanas, rompeu com a empresa do lixo, conseguiu recursos para os três hospitais de Barbalha e articulou sete prefeitos da região para discutirem o turismo de forma integrada.

Ainda em Barbalha, o ex-prefeito Argemiro Sampaio (União) esteve com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), discutindo sucessão.

Argemiro estava em Fortaleza para comemorar seu aniversário e aproveitou para discutir o futuro da oposição no Estado. Voltou confiante de que Ciro deva concorrer ao Governo do Estado.

E quem deve lançar pré-candidatura a deputado estadual é o vereador juazeirense Barbosa Neto. A inspiração veio do último enfrentamento ideológico na Câmara.

Barbosa e seus aliados avaliam ser necessário fazer o enfrentamento na eleição, disputando espaços. O vereador petista tem o apoio do mandato do deputado federal José Guimarães.

Desculpe a ignorância, e aí, você conhece algum político do Cariri ligado à facção?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE