Jornal do Cariri
Ceará alcança melhor desempenho em avaliação da Educação Básica
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pelo MEC.
Foto Valter Campanato/Agência Brsail
Luan Moura
05/11/20 20:00

Resultados amostrais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), referentes ao período de 2019, apontaram estudantes do Ceará com as melhores habilidades de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática do país. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No 2º ano de Língua Portuguesa, o nível de proficiência médio do Ceará foi 765,50, acima da média Brasil estabelecida. Já em Matemática foi 769,32, também ultrapassando a média. Nesta edição, o 9º ano nas áreas de Ciências Humanas e da Natureza também testaram, obtendo desempenho acima da média brasileira. Com este resultado, o Ceará alcança o melhor resultado na alfabetização quando comparados a outras unidades federativas do país.

O Saeb existe desde 1990 e tem como pretexto monitorar a eficiência da Educação Básica do país através de testes avaliativos. Eles são baseados e aplicados em matrizes de referências atualizadas de acordo com Base Nacional Comum Curricular e aferiu os níveis de aprendizagem dos alunos. Os dados foram divulgados, por meio de vídeoconferência, pelo MEC e Inep.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ