JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cassação do prefeito Glêdson cria expectativa sobre demora de julgamentos
01/07/25 0:00

O juiz da 28ª Zona Eleitoral, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, cassou, nesta segunda-feira (30), o mandato do prefeito Glêdson Bezerra e de seu vice, Tarso Magno, na “ forma do art. 22, inciso XIV, da LC 64/90 e do art. 10, inciso I, alínea "a" da Resolução TSE n° 23.735/2024.” Na mesma decisão eleitoral, decretou “a inelegibilidade de Glêdson Bezerra, pelo prazo de 08 anos, subsequentes às eleições municipais de 2024, nos termos do art. 22, inciso XIV, da LC 64/90 e do art. 10, inciso I, alínea "b", da Resolução TSE n° 23.735/2024.” Ainda segundo a sentença do juiz Gustavo Henrique, “julgou improcedentes os pedidos formulados na exordial concernentes ao abuso de poder político relativamente às imputações de utilização da aeronave, sem o devido registro na respectiva prestação de contas, assim como ao aumento de despesas com próteses dentárias.” Porém, ainda de acordo com o magistrado da primeira instância, “em face do disposto no art. 224, § 3°, do Código Eleitoral, promovam-se novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do Município de Juazeiro do Norte/CE, tendo em vista que os ilícitos perpetrados macularam a legitimidade do pleito.” O prefeito Glêdson recebeu a decisão com tranquilidade. E é certo que Glêdson vai recorrer em todas as instâncias - TRE e TSE. Está confiante que reverterá a sua condenação, pois a sua vitória representou a vontade do povo de Juazeiro do Norte.

Glêdson recebe decisão com serenidade

O prefeito Glêdson Bezerra recebeu com naturalidade a decisão do juiz Gustavo Henrique Cavalcante. E reagiu declarando ter plena consciência da responsabilidade que carrega em seus ombros, como o primeiro prefeito reeleito de Juazeiro do Norte, para honrar os compromissos assumidos em praça pública. Glêdson, através de sua assessoria, soltou uma nota oficial: “Recebo com tristeza, mas também com serenidade, a decisão proferida pela Justiça Eleitoral de Juazeiro do Norte. Tenho plena consciência da responsabilidade que assumimos diante da população e, por isso mesmo, reafirmo que recorreremos da decisão em segunda instância, com a confiança de que a verdade prevalecerá. Neste momento, seguimos no exercício pleno de nossos mandatos, tanto eu quanto o vice-prefeito Tarso Magno, com a consciência tranquila de quem sempre atuou com seriedade, responsabilidade e absoluto respeito à legalidade. Acreditamos na Justiça e manteremos nosso trabalho em prol da cidade de Juazeiro do Norte, com a certeza de que não temos nada a temer. Seguiremos firmes, ao lado da população, dedicando nossos esforços para honrar a confiança que nos foi depositada nas urnas.

Glêdson já superou desafio no TRE-Ceará

O resultado da votação no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), que rejeitou o pedido de cassação da chapa liderada por Glêdson Bezerra, na sexta-feira (27), foi bastante comemorado pelo prefeito juazeirense. A Corte considerou improcedente a tese de abuso de poder político e econômico na eleição de 2024, por sete votos a zero. Para líderes da base governista, o resultado seria apenas uma preparação para outras ações que acabaram sendo julgadas nesta segunda (30). Mesmo com resultado adverso, a base de Glêdson acredita que ele terá tranquilidade para fazer seu segundo mandato, recorrendo em todas as instâncias, e comprovando não ter cometido nenhuma ilegalidade a campanha eleitoral que o reelegeu. Por outro lado, a tensão dos últimos dias, até o primeiro julgamento pelo Pleno do TRE, acabou motivando um desabafo de Glêdson. O prefeito disse que a decisão do TRE do Ceará comprova que “foi feita Justiça” e destacou que, na eleição de 2024, tanto ele quanto os seus aliados foram perseguidos. Glêdson mandou, ainda, um recado aos adversários: “aprendam a perder e a respeitar a democracia. Vencemos porque o povo de Juazeiro do Norte nos deu uma esmagadora maioria de mais de 12 mil votos”. Os opositores não esperavam essa vitória. Ficaram tristes, mas vibraram com o julgamento do juiz Gustavo Henrique.

Cariri está no centro do debate das eleições 2026

No fim de semana, o Cariri recebeu a visita presidente da Assembleia do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB), e do deputado Eunício Oliveira. Eles se preparam para disputar vagas ao Senado e a deputado federal, respectivamente. Durante os compromissos políticos que cumpriu em Juazeiro do Norte e em Caririaçu, Romeu Aldigueri destacou que o Cariri está no centro das decisões políticas do Ceará. Ressaltou a necessidade de aprofundar ainda mais a relação do Poder Legislativo estadual com a região do Cariri. Defendeu que a Assembleia deve realizar muito em breve uma nova sessão itinerante no Cariri. Assegurou que irá consultar a bancada da região na Alece, para definir a data e o município que receberá esse importante evento, para a defesa do fortalecimento dos interesses mais nobres do povo cearense. Durante a sua estadia no Cariri, Romeu, ao lado do deputado Davi Macedo e de seu pai, ex-prefeito Raimundão, cumpriram agendas em emissoras de rádio e foram até o Horto, para o presidente da Alece pedir proteção ao Padre Cícero. Já Eunício, em sua campanha para garantir uma das duas vagas de senador na chapa do governador Elmano de Freitas, esteve em Porteiras e no Icó, defendendo a aliança MDB-PT e o seu nome para o Senado.

Bender e Yury sonham com apoio de Glêdson

A aproximação da eleição de 2026 e a indefinição do prefeito Glêdson Bezerra sobre quem são seus nomes para a disputa de federal e estadual, está motivando uma corrida de aliados governistas que sonham com o apoio. O primeiro a tentar a aproximação foi o empresário Gilmar Bender, que deve bancar a candidatura do genro, Diogo Machado, para estadual. Bender esteve no lançamento do programa de infraestrutura da Prefeitura em maio, que anunciou investimento de R$ 100 milhões. A tentativa não surtiu efeito, mas Bender tentará fazer novas incursões, usando o prestígio de amigos em comum. Já o deputado federal Yury do Paredão (MDB) está bem mais próximo. Esteve com Glêdson em diversas ocasiões, em Brasília e em Juazeiro. Na sexta-feira, 27, esteve ao lado do prefeito na assinatura da ordem de serviço para construção de um complexo esportivo, financiado com suas emendas. Glêdson elogiou Yury pela postura e apoio a gestão de Juazeiro, independente do lado político. Bender e Yury já foram aliados. Glêdson se mantém silencioso. Usa a estratégia de adiar suas escolhas de candidatos à Alece e à Câmara Federal mais na frente, provavelmente no primeiro trimestre de 2026.

Pedro Lobo de volta a disputa no Crato

O suplente de deputado estadual no exercício, Pedro Lobo (PT), já está a pleno vapor com a campanha a presidente do diretório municipal do PT no Crato. Pedro Lobo espera o resultado positivo do julgamento do seu recurso junto ao Diretório Nacional, que deve sair ainda esta semana. A articulação foi do deputado federal José Guimarães, que trava nos diretórios municipais do Cariri, uma verdadeira batalha contra o ministro da Educação, Camilo Santana. O recurso, se a decisão for favorável, como tem prometido Guimarães, coloca Pedro Lobo de volta ao páreo contra a candidata do Campo Popular, a ex-reitora Otonite Cortez. Otonite promoveu mais um encontro no fim de semana e continua mantendo uma agenda de visitas aos filiados do PT, em todo o Crato. Pedro Lobo passou um tempo parado e isso pode fazer a diferença, em uma eleição que acontece no dia 6 de julho. Antes de assumir a vaga de deputado na Assembleia Legislativa, Pedro Lobo já garantia que voltaria à disputa e que, se não fosse candidato, tem ameaçado Otonite, dizendo que ela também, não disputaria. Pedro Lobo continua na lista dos candidatos impugnados, divulgada pelo Diretório Nacional.

Disse me disse…

Dos 12 deputados federais da base do governador Elmano, que votaram pela derrubada do aumento do IOF, 02 votos são de deputados do Cariri.

Yury do Paredão e Nelinho Freitas votaram contra o governo Lula, seguindo orientação da liderança nacional do MDB.

Quem também votou contra Lula, irritando o Planalto foi o deputado André Figueiredo.

Três deputados do PDT, aliados ao senador Cid Gomes, 01 do PSB e 01 Podemos votaram contra Governo Lula: Robério Monteiro, Mauro Benevides Filho e Leônidas Cristino.

Quem tem sido cobrado pelo PT é o candidato de Cid Gomes ao Senado, deputado socialista Júnior Mano. E a deputada Enfermeira Ana Paula.

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), preferiu cancelar o contrato com a empresa Meta, responsável pela coleta de lixo no município.

Guilherme explicou o cancelamento do contrato e já iniciou a limpeza da cidade pela própria Prefeitura. Agora, Guilherme está acompanhando todo o trabalho das equipes.

A Câmara de Juazeiro se prepara para enfrentar uma grande polêmica. Começou a tramitar projeto de lei que dá o título de cidadã juazeirense à ex-primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro.

O projeto de autoria do vereador Boaz das Rotatórias (PL) foi lido no Plenário na quinta-feira (26), causando polêmica nos bastidores e nas redes sociais. O ex-presidente Bolsonaro já ganhou o título.

Desculpe a ignorância, qual a desculpa dos 12 deputados aliados ao governador Elmano pelo voto contra o aumento do IOF?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE