Casos de exploração sexual infantil preocupam entidades
Campanha busca prevenção contra abuso sexual infanto-juvenil
Foto: Divulgação
Natália Alves
16/05/23 12:30

O Ceará é o quinto estado do país e o segundo do Nordeste em denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes, onde mais de mil casos foram notificados entre janeiro e setembro de 2022. A realidade alarmante também atinge a região do Cariri: mais de 120 casos de exploração sexual foram registrados no ano passado em Juazeiro do Norte. Em Crato, 30 a 35 atendimentos são realizados por mês, pelo Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo desses, em média, de sete a dez casos de abuso ou exploração sexual. A Campanha Maio Laranja tem como objetivo alertar e conscientizar sobre a violência sexual infantil e como preveni-la.

Ainda em 2022, a Polícia Federal deflagrou a operação “Taciturno”, com o objetivo de interromper a produção, armazenamento e o compartilhamento de conteúdos de abuso sexual contra menores de idade, em Caririaçu. Os arquivos encontrados em um domicílio eram disponibilizados na internet.

A violência e exploração sexual contra crianças ocorrem principalmente no âmbito familiar, o que torna difícil a verbalização dessas violações, explica a equipe do CREAS do Crato. "É importante salientar que o  agressor geralmente possui a confiança da vítima e assim se utiliza para poder explorá-la, e muitas vezes a própria família acaba naturalizando essa violência por medo de denunciar", reiteram.


Ações de combate a crimes sexuais estão ocorrendo no Cariri, visando a prevenção e o combate à exploração sexual. Palestras, rodas de conversa, abordagens de orientação e informação são realizadas, além do acompanhamento familiar realizado pelas redes de assistência. Juazeiro do Norte sediou na última terça-feira (09) o primeiro encontro intermunicipal para fortalecimento das políticas públicas em combate a exploração sexual infanto-juvenil, marcando o início da campanha nacional do Maio Laranja. “Dar voz a essas crianças se torna cada vez mais necessária, a política é de sensibilização”, afirma a coordenadora do CREAS de Juazeiro, Regina Elias. Denúncias de violação dos direitos das crianças e adolescentes podem ser feitas através do Disque 100.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ