Jornal do Cariri
Casamento coletivo em Barbalha reúne 15 casais na Igreja Matriz de Santo Antônio
Iniciativa faz parte do calendário oficial da Festa do Padroeiro de Barbalha desde o ano de 2017
Foto: Ascom Prefeitura de Barbalha
Joaquim Júnior
12/06/23 14:30

Em sequência às celebrações da Festa de Santo Antônio 2023, 15 casais trocaram alianças, no último domingo (11), no tradicional casamento coletivo realizado durante os festejos em Barbalha. A iniciativa, que mescla aspectos sociais, culturais e religiosos, faz parte do calendário oficial da Festa do Padroeiro de Barbalha desde o ano de 2017.

Um cortejo pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de Santo Antônio, em carros de época, marcou o momento, que teve o acompanhamento de cerca de 12 grupos culturais, entre reisados, lapinhas e bandas cabaçais. Antes da cerimônia, as 15 noivas passaram por uma manhã de beleza na unidade do Senac, em Juazeiro do Norte, com realização de penteados e maquiagem. De lá, as noivas seguiram para o Complexo Mais Infância, em Barbalha, para o início do cortejo das noivas.

‌De acordo com a organização, foram cerca de 2 km de trajeto até chegarem à Igreja Matriz do Padroeiro de Barbalha. Antes, ao chegaram ao Largo do Rosário, as noivas foram acompanhadas ao som das bandas cabaçais e da banda de música Batutas do Rosário.

Após a cerimônia, na Igreja Matriz, os casais foram recepcionados na Escola de Saberes de Barbalha onde cada casal cortou um bolo doado pela Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva, por meio do curso técnico de Nutrição e Dietética. Neste ano, o bolo seguiu a tradição de usar somente ingredientes regionais. Entre os ingredientes, estão tapioca, uvas roxas, colhidas no Sítio Betânia, e cachaça.

O casamento coletivo das 15 noivas de Santo Antônio é uma realização da Escola de Saberes de Barbalha (Esba) em parceria com a Paróquia de Santo Antônio, Noite das Solteironas, Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães, Câmara Municipal de Barbalha e Prefeitura Municipal de Barbalha.

Com informações da Ascom da Prefeitura de Barbalha

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ