Caririense lança financiamento coletivo para estudar em Cuba
Valor servirá para custeio na instituição e gastos com a viagem
Foto: Daniel Correia
Joaquim Júnior
13/08/24 12:00

Ailton Jesus, natural de Barbalha e morador de Juazeir do Norte, é um dos 13 brasileiros aprovados no curso regular da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV).  Na instituição, reconhecida internacionalmente, ele se especializará na área de Som. De acordo com ele, 70% dos custos de cada estudante são pagos pela escola e pelo governo cubano, restando 30% a ser pago pelo aluno. Para custear os valores, ele iniciou ações, que incluem financiamento coletivo, rifa (disponível no perfil dele, no Instagram) e doação direta no Pix (04992251390).

Como explica Ailton, ele terá que pagar 3.000 EUR por semestre, fora custos como passagens, visto, materiais que precisa levar do Brasil etc. Ele trabalha com a possibilidade de conseguir bolsas estudantes futuramente, mas, enquanto isso, corre contra o tempo para arrecadar os valores, que as aulas terão início em 2 de setembro.

“A escola é uma oportunidade não apenas de conhecimento técnico, mas de formação de uma rede de contatos entre estudantes do mundo todo. É uma escola que preza pelo aprendizado prático e humano e que muda a vida de todos que passam por ela”, explica o artista.

Morador de Juazeiro, foi nesta cidade onde Ailton teve as primeiras aulas de teatro na escola e, junto ao som do violão que o pai tocava, foi introduzido ao mundo da arte. Integrou o Grupo de Teatro Trupe dos Pensantes e o Grupo de Estudos Sétima de Cinema. Criador do Sonar, grupo voltado ao estudo do som no cinema, dirigiu e já trabalhou com dezenas de 22 curtas.

No último ano, participou da Escola Popular de Audiovisual do Cariri, do Doc Cariri e do Cariri Sonoro, que são cursos livres de cinema realizados através de editais de fomento à cultura e que possibilitaram a formação em cinema no interior do Ceará. “Estes tiveram uma importância imensa porque permitem que nossos olhos interioranos brilhem para o mundo do cinema que, pra nós, muitas vezes parece distante”, explica.

Para conseguir realizar a viagem, ele se inscreveu em editais, e tem se mobilizado junto à comunidade brasileira da EICTV para tentar recursos financeiros que permitam realizar o curso. “Por isso, preciso de ajuda. Nesse sentido, abri uma campanha para arrecadar recursos para conseguir cursar meu primeiro semestre na escola e garantir a minha vaga, pois completo 30 anos agora e essa é a idade limite para ingressar na escola. Ou seja, é agora ou nunca!”, conclui Ailton.

Há três formas de me ajudar:

1.         Contribuindo com o financiamento coletivo por meio do site:

https://benfeitoria.com/projeto/me-ajude-a-estudar-em-cuba-1oj6

2.         Doação direta através do Pix 04992251390 (Ailton Sinézio de Jesus – Banco do Brasil)

3.         Comprando da rifa através do perfil do Instagram @ailtonsjesus

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ