JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri terá Centro de Alta Complexidade em Oncologia
Unidade recebe quase R$ 9 milhões para modernizar tratamentos
Foto: Reprodução
Natália Alves
09/09/25 9:30

Atualmente classificado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP) será habilitado como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), primeiro do interior do Ceará. Com a nova habilitação, o equipamento deve oferecer todas as modalidades de tratamento oncológico, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia e cuidados paliativos, equipe multiprofissional, infraestrutura especializada, entre outras especificidades. O anúncio foi feito pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB), na última semana.

Além da certificação, a instituição recebeu um recurso de quase R$ 9 milhões para substituir um acelerador linear, com 20 anos de uso, por um equipamento novo e moderno, somando a outro acelerador que garante a modernização do serviço. “Com esta ação, a radioterapia e o tratamento do câncer ganham mais qualidade e capacidade. São investimentos que ampliam especialidades, cirurgias e radioterapia no nosso Cariri”, publicou o deputado em suas redes sociais. Os trâmites para a habilitação do hospital foram realizados em menos de 15 dias.

O Cacon é o nível mais complexo e completo de atendimento oncológico do SUS, oferecendo todo o suporte necessário em um único centro, diferente do Unacon, que pode oferecer apenas parte dos serviços. Ambas são unidades públicas ou filantrópicas, que devem dispor de recursos humanos e tecnológicos necessários à assistência integral do paciente com câncer, ressarcidos pelo SUS, por meio de repasse do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE