Jornal do Cariri
Cariri tem mais de 700 ações por improbidade administrativa
Enfraquecimento da lei já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está no Senado
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Robson Roque
30/06/21 15:30

O Ministério Público do Ceará (MPCE) abriu 708 processos por Improbidade Administrativa contra gestores caririenses desde 2017. A edição do Jornal do Cariri desta semana, disponível em PDF neste link, detalha a possibilidade de que o combate a este tipo de crime seja enfraquecido a partir de mudança na lei, em vigor há quase três décadas.

As alterações já foram aprovadas na Câmara dos Deputados e será apreciada pelo Senado. Entre os deputados federais caririenses, Idilvan Alencar (PDT) votou contra e Pedro Bezerra (PTB) a favor. O gráfico abaixo mostra que as denúncias de improbidade administrativa têm crescido progressivamente ao longo dos anos. Somente nos seis primeiros meses de 2021 já foram iniciadas 158 investigações, sete delas apenas na semana passada. 

Fonte: Jornal do Cariri a partir de dados do MPCE

Juazeiro do Norte é a cidade com o maior número de investigações por improbidade administrativa, com um total de 246 processos, seguida por Caririaçu, com 115, Crato (85), Barbalha (65) e Assaré (41) que integram o “top cinco”. Completam a lista: Araripe, Missão Velha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Campos Sales, Farias Brito, Milagres, Barro, Jardim, Mauriti, Porteiras, Aurora e Brejo Santo. Não há registros em Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Granjeiro, Jati, Lavras da Mangabeira, Penaforte, Potengi, Salitre, Tarrafas e Várzea Alegre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ