Jornal do Cariri
Cariri resiste a cumprir lei do piso da enfermagem
19/09/23 0:00

É impressionante o cenário de resistência das prefeituras do Cariri ao cumprimento da Lei do Piso da Enfermagem, aprovado pelo Congresso Nacional, e endossado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O prefeito Guilherme Saraiva iniciou o pagamento da complementação do piso nacional da enfermagem, sancionado em junho deste ano no Município, para enfermeiras, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Os valores, retroativos aos meses de maio, junho, julho e agosto, estão sendo pagos aos servidores da Prefeitura e, em seguida, beneficiarão outras instituições. Com o pagamento, Guilherme Saraiva se credencia para sua reeleição, com essa defesa da melhoria da saúde de Barbalha. A maioria das prefeituras do Cariri silencia sobre essa situação, que acabará numa disputa judicial. As prefeituras de Crato e Juazeiro enviaram mensagens com gratificações para a categoria às Câmaras, por entenderem que existem inseguranças jurídicas e financeiras sobre o piso aprovado pelo Congresso, em abril deste ano. Diante de tanta dificuldade para que os prefeitos paguem o piso da enfermagem, a Assembleia do Ceará tem se movimentado para pressionar a Associação dos Prefeitos do Ceará(Aprece), para realizar campanha de convencimento. O deputado Felipe Mota lidera esse movimento a favor do piso da enfermagem no Poder Legislativo do Ceará.


Ministério Público investiga prefeituras por irregularidades

O Ministério Público do Ceará através da Procap - Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública - está apurando fraudes cometidas por administrações municipais em todo o Ceará. A lista dos prefeitos investigados é extensa, e inclui o prefeito Glêdson Bezerra, de Juazeiro do Norte. Ciente de que sua administração é alvo da Procap, o prefeito Glêdson esteve no MP do Ceará, quando se colocou à disposição para fornecer todos os dados, tanto de sua gestão, quanto pessoais, afirmando não temer essa apuração. Glêdson já sabe que o motivo da investigação da Procap é o processo licitatório da escolha de uma empresa para a coleta do lixo. O prefeito de Juazeiro alega que a firma vencedora ganhou o certame com um preço inferior a R$3 milhões, em comparação a outra empresa que fazia o mesmo serviço na administração passada. Essa diferença tão grande, diz o prefeito Glêdson, é a prova de que nada temo nessa licitação e nem em outras, pois “a minha gestão prioriza a transparência e o respeito ao dinheiro do povo”. Contudo, a Procap não investiga apenas Juazeiro do Norte,no Cariri. Há outras administrações cujos atos são objeto de investigações do MPCE. O segredo prevalecerá para não atrapalhar os resultados do trabalho dos promotores.


Oposição de Juazeiro tenta reconstruir diálogo

Depois dos desencontros da reunião do dia 9, no Verde Vale Hotel, a oposição ao prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, voltou a se encontrar. Desta vez, não houve qualquer debate sobre sucessão ou nomes para liderar a chapa. Todos aceitaram o convite do presidente em exercício da Assembleia, Fernando Santana, acompanharam a procissão de Nossa Senhora das Dores, na sexta-feira (15). Compareceram o ex-prefeito Arnon Bezerra, o ex-prefeito Raimundo Macedo e seu filho, Davi Macedo, além do deputado federal Yury do Paredão, o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, o presidente da Câmara, Capitão Vieira Neto, e mais três vereadores. Arnon avaliou o momento como de união entre o grupo. Pediu que a padroeira fortaleça os laços de amizade e guie o futuro. Apesar do apelo ao sagrado, Arnon sabe que está difícil manter a oposição unida. Contudo, desta vez, saiu a foto da oposição. Já é um começo.

Gledson decidiu: caminha sozinho para a reeleição

Em conversa com apoiadores, correligionários e familiares, o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, tem sido questionado sobre enfrentar a disputa de 2024 sozinho. Na verdade, isolado politicamente. Na resposta, Glêdson garantiu que o isolamento não é uma imposição e sim uma decisão. O prefeito de Juazeiro garante que não quer o apoio dos que “querem ratear a gestão”. O argumento de Glêdson é forte e encontra resistências até na sua base, que demonstra preocupação e prevê muitas dificuldades para a sua reeleição com um palanque esvaziado. Glêdson aposta na estratégia do “eu contra todos” para tentar mostrar que é diferente dos políticos que já passaram pelo poder em Juazeiro. A estratégia é perigosa e pode fracassar. Durante a procissão de Nossa Senhora da Dores, Glêdson preferiu seguir sozinho, apenas com familiares e ao lado de autoridades da igreja. Politicamente, recebeu a solidariedade apenas do ex-prefeito Manoel Salviano.


Rondinele Brasil manda recado a Pedro Lobo

Após passar a semana garantindo ter a maioria dos filiados do PT cratense, o vereador Pedro Lobo recebeu um recado direto do assessor especial da Prefeitura do Crato, Rondinele Brasil. Durante uma plenária do partido no sábado, 16, Rondinele confirmou a sua filiação ao PT. “Ainda não estou filiado, mas irei me filiar ao PT”, disse Rondinele, em resposta às muitas afirmações de Pedro Lobo, de que filiações de última hora, apenas com cunho eleitoral, não serão aceitas. Rondinele garante que concorrerá à indicação da base do prefeito Zé Ailton Brasil, para liderar a chapa governista e, se preciso for, disputar as prévias. O recado balançou a base do vereador Pedro Lobo, que deve revisar o quadro de filiados. O diretório estadual do PT não aceitará nem imposições nem interesses individuais sobrepor à vitória petista nas eleições do ano que vem no Crato. A disputa para a sucessão do prefeito Zé Ailton Brasil no PT cratense, hoje, caminha para a escolha de Rondinelli Brasil, com aval do governador Elmano, do ministro Camilo e do deputado José Guimarães.

Zé Ailton preocupado com a gestão e queda do FPM

Enquanto a base governista do Crato se digladia pela indicação à sucessão de 2024, o prefeito Zé Ailton parece nem um pouco preocupado com o assunto. Em todas as entrevistas, o prefeito tem repetido que ainda é cedo e que está mais voltado à administração municipal. A confirmação da tese foi uma reunião ocorrida na última semana, quando Zé Ailton esteve com todo o secretariado, sob a pauta da contenção de gastos a todo custo. Zé Ailton já suspendeu compras de passagens, concessão de diárias, gratificação, patrocínios. Os contratos com vencimento no final do ano não serão renovados. Mesmo com o anúncio do presidente Lula de que o FPM não vai sofrer reduções, Zé Ailton avalia como preocupante a instabilidade da arrecadação. Quer entregar uma gestão saneada ao seu sucessor.

Disse me disse…

A pressão por reajustes no Crajubar chegou ao prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva.

Guilherme Saraiva tem sido cobrado por novos ganhos salariais, mas as finanças municipais em crise de arrecadação atrapalham a concessão de aumentos.


Os servidores reclamam do silêncio do Sindicato e da Câmara. Mas, Guilherme Saraiva, mesmo com redução de 36% no FPM- agosto de 2022 em relação agosto de 2023 - disse que já propôs a reposição da inflação.


Em Juazeiro do Norte, o vereador Márcio Joias, hoje se articula com o PT, para tenta se filiar e assumir o comando da fusão do PTB e Patriota no Município.

Márcio está no União Brasil; votou em Capitão Wagner e se o pleno der certo, passará para o lado Roberto Cláudio e José Sarto no Ceará.

CPI da ENEL, sob a direção de Fernando Santana e Guilherme Landim, avança para desmontar o mau tratamento dispensado pela empresa aos cearenses.

Outro membro da CPI, o oposicionista Felipe Mota trabalha para demonstrar que a ENEL não oferece hoje a manutenção de qualidade a rede dela no Estado. Daí, tantas reclamações.

Desculpe a ignorância, o PT do Ceará vai eleger mais ou menos de 25 prefeitos no Cariri, como anunciou o líder de Lula, José Guimarães?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ