Cariri registra primeira suspeita de intoxicação por metanol
Todos os seis casos já registrados no Ceará foram descartados
Foto ilustrativa gerada por IA
Robson Roque
09/10/25 17:25

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) confirmou, nesta quinta-feira (9), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na região do Cariri. A ocorrência envolve um paciente que morreu em Juazeiro do Norte. A pasta não divulgou detalhes sobre a vítima, mas informou que amostras foram coletadas e encaminhadas para análise na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Este é o sexto caso suspeito notificado no Ceará desde o início de outubro. O primeiro foi registrado no último sábado (4), no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. Até agora, todos os casos já foram descartados após exames laboratoriais, incluindo uma morte. As ocorrências anteriores foram registradas em Aquiraz, Caucaia, Fortaleza e São Gonçalo do Amarante.

Casos suspeitos de intoxicação por metanol envolvem pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas e, entre 6 e 72 horas depois, apresentaram sintomas como embriaguez persistente, dor abdominal, náuseas, vômitos, dor de cabeça intensa, confusão mental e alterações visuais.

As investigações sobre os casos seguem conduzidas pelas equipes de Vigilância em Saúde do Estado e dos municípios, com apoio da Pefoce, para confirmar os diagnósticos e identificar a origem das possíveis contaminações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE