Cariri registra alta histórica nas prisões de faccionados
Combate ao crime organizado eleva prisões no Cariri
Foto: SSPDS/ Governo do Ceará
Regy Santos
13/01/26 8:00

O número de prisões por integrar organizações criminosas registrou crescimento no interior Sul, que inclui a região do Cariri, e se destacou pelo avanço expressivo em 2025. O aumento foi de 82,4%, com 321 prisões ou apreensões em flagrante, ou por mandado, entre janeiro e dezembro de 2025. No ano anterior, foram registradas 176 ações no mesmo período.

Em todo o Ceará, as prisões relacionadas à participação em organizações criminosas cresceram 96,1% em 2025, na comparação com o ano anterior. Já as capturas por homicídio também apresentaram alta relevante, com aumento de 32,5%, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública.

Municípios estratégicos como Juazeiro do Norte registraram ampliação do policiamento ostensivo, das operações integradas e das ações de inteligência. Somente em 2025, foram contabilizadas 329 ocorrências, entre prisões, apreensões e recuperação de bens. As medidas têm contribuído para a identificação e prisão de integrantes de facções criminosas e de suspeitos envolvidos em crimes violentos.

No Crato, a segurança pública passou a contar com maior efetivo de policiamento especializado. Segundo o secretário executivo de Segurança Pública do município, coronel Werisleike Matias, o aumento das prisões está diretamente ligado à contenção da criminalidade. “A elevação no número de capturas reduz a atuação de infratores e reforça, dentro do próprio meio criminoso, a percepção de que as forças de segurança estão atuando de forma eficaz”, afirmou.

A Secretaria da Segurança Pública também destaca que os resultados estão associados aos investimentos realizados no ano passado, especialmente à implantação da 4ª Companhia do Comando de Operações de Divisas (COD), sediada no Crato. A unidade tem fortalecido o policiamento ostensivo e as operações integradas em toda a região do Cariri, incluindo Juazeiro do Norte, ampliando o monitoramento e a capacidade de resposta das forças policiais.

No final de 2025, o governador Elmano de Freitas afirmou que a determinação do Governo do Estado é intensificar o combate às facções criminosas. Segundo ele, a orientação é prender de forma efetiva todos aqueles que integram organizações criminosas no Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE