JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri registra 342 focos de calor em setembro
Cidades com maior incidência são Mauriti, Araripe, Santana do Cariri, Crato e Missão Velha
Foto: ICMbio
Geneuza Muniz
25/10/22 12:00

 O mês de setembro de 2022 foi o mês com maior registro de focos de calor no Cariri, com 342 casos, seguido por agosto, com 265. Outubro, até o momento, registrou 81.Os dados são do 5º Batalhão de Bombeiros em Juazeiro do Norte. O órgão também avalia que é cedo para traçar um comparativo com o ano de 2021, pois, historicamente, o mês de novembro tem se mantido como mês com maior incidência de incêndios na região. Dos 25 municípios atendidos na Área Integrada de Segurança 19, Mauriti, Araripe, Santana do Cariri, Crato e Missão Velha se apresentam com mais focos de calor nos últimos cinco anos.
 
Agnaldo Alexandre Viana, Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros do Cariri  (AIS 19), explica que "o foco de calor é qualquer ponto de temperatura detectado por satélite, enquanto o incêndio/queimadas são focos de calor com maior intensidade e maior tempo de queima, geralmente descontrolado”. Ele também destacou que o fator que mais contribui para as queimadas são as ações humanas.  
 
O Ceará é o quarto Estado do Nordeste que mais registrou focos de queimadas em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Portanto ações de prevenção, conscientização e informações, são de extrema importância.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE