Jornal do Cariri
Cariri recupera índices educacionais pré-pandemia
Métodos de ensino tiveram de ser repensados
Foto: Prefeitura de Fortaleza
Robson Roque
27/06/23 8:30

A região do Cariri recuperou os índices de aprendizagem que possuía antes de o ensino ser afetado pela pandemia de covid-19. A crise de saúde afetou o aprendizado de crianças e adolescentes, sobretudo quanto às habilidades de leitura e escrita. Os padrões de desempenho dos 29 municípios caririenses estão classificados como “Suficiente” ou “Desejável”, os dois níveis mais altos em um total de cinco. No ano passado, apenas Tarrafas e Várzea Alegre alcançaram o nível “Suficiente”, enquanto oito cidades estiveram qualificadas como “Alfabetização incompleta” e o restante no nível “Intermediário”.

Antes da recomposição do aprendizado, professores, alunos e familiares precisaram se readaptar ao retorno às atividades presenciais e pelo receio de infecção pelo coronavírus. “Os métodos de ensino tiveram de ser repensados, o acesso ao conhecimento teve de ser reformulado e a aprendizagem, que já apresentava dificuldades, foi fortemente comprometida”, ressalta a Seduc de Juazeiro do Norte, em nota.

Em Barbalha foram desenvolvidas ações como ampliar a duração de atividades pedagógicas dos alunos e formação de professores e gestores. “Também temos dado grande importância ao investimento do ambiente escolar, para que substancie, fomente e acolha bem nossos estudantes, professores, colaboradores e famílias, garantindo o conforto estrutural e segurança emocional para a recuperação e a manutenção dos índices educacionais do Ensino Fundamental”, explica o secretário de Barbalha, João Paulo Olegário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ