Após a luta de paleontólogos brasileiros exigindo o seu retorno, o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus retornará para casa: o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), em Santana do Cariri. O espécime foi contrabandeado para a Alemanha em 1990, e agora está em processo de repatriação, sendo apresentado oficialmente em Brasília e enviado ao Cariri.
O fóssil chegou ao Brasil no dia 04 de junho, junto a um grupo de representantes alemães. Nos últimos anos, a luta pelo retorno do Ubirajara se tornou símbolo de resistência de pesquisadores para a recuperação de diversos espécimes contrabandeados do Brasil para o exterior. "Simboliza uma nova fase no jeito de fazer ciência com respeito às legislações nacionais e aos direitos das sociedades", explica o diretor do MPPCN, Allyson Pinheiro.
Na última segunda-feira (05) as caixas contendo o material foram analisadas por representantes do Ministério das Relações Exteriores (MCTI), Embaixada da Alemanha no Brasil e da Universidade Regional do Cariri (Urca). O Ubirajara fará parte do acervo do MPPCN, uma vez que pertence a região do Geopark Araripe.