Jornal do Cariri
Cariri realiza VI Mostra de Contadores de Histórias
Evento acontece, de forma virtual, entre os dias 23 e 26 de setembro
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
21/09/21 11:00

A o longo dos séculos, histórias se imortalizaram graças aos registros escritos, como os visuais e orais. Através deles, passagens e personagens passaram de geração em geração e encantaram pessoas do mundo inteiro. Em 2021, a arte da contação de histórias continua a encantar pessoas. É com essa premissa que será realizada, entre os dias 23 e 26 de setembro, a VI Mostra Internacional de Contadores de Histórias - Nas Terras do Cariri, que reúne contadores da região, estados brasileiros e até de outros países. Quatro dias, 40 convidados, oito programas de atividades de formação, lançamento de livros, conversas e contos. A programação está disponível no site do evento e será exibida no canal Da Mostra, no YouTube.

Devido à pandemia de covid-19, a sexta edição do evento acontece de forma 100% virtual. Crianças, jovens e adultos serão contemplados com a programação, que terá início às 19h de quinta-feira (23), com Cortejo Virtual e posterior Show de Abertura, com espetáculo sobre o livro coletivo de contos “Inventário Vermelho”. Entre outros momentos, que podem ser conferidos no site oficial e através das redes sociais, a programação inclui “Tem curumim no quintal”, com crianças que contam histórias; “Batente da porta”, um dedo de prosa com a cadeira na calçada; “Cozinhando palavras”, sessões de contos na cozinha; e “Fazendo sala”, sessões de contos na sala.

A lista de atrações confrmadas inclui nomes como Bete Pacheco, de Juazeiro do Norte; Jerônimo Gonçalves, de Barbalha; Rebeca Baia, do Crato; José Mauro Brant, do Rio de Janeiro; Paula Yemanjá, de Fortaleza, entre outros contadores de cidades do Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Entre participantes de outro país, está Fernando Gerreiro, de Portugal, que será o responsável pelo encerramento, com Micro Conto Sonoros. Bete Pacheco, coordenadora da Escola de Narradores, deixa o convite para que todos participem: “Venham conosco e façam parte dessa programação, com narradores de vários lugares do mundo contando histórias para vocês! Teremos sessão de contos na cozinha, no quarto, na sala; ações formativas com dedo de prosa na calçada virtual, teremos também vários curumins contando histórias no ‘Tem curumim no quintal’; e a ‘TV nas Terras do Cariri’ trazendo vários contadores contando histórias para crianças. A abertura é um lançamento lindo, com ‘Contos do Inventário Vermelho’, um livro com várias mulheres narrando e contando as suas historias”.

A “VI Mostra Internacional de Contadores de Histórias – Nas Terras do Cariri” é uma realização do Balaio de Histórias e dos Narradores Cariri, ambos grupos de narradores que contam história. A programação acontece de forma colaborativa, através de afetos e trocas de experiências entre os participantes. O evento tem, ainda, o apoio da Escola de Narradores, do Coletivo Camaradas e da Universidade Regional do Cariri (Urca).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ