Jornal do Cariri
Cariri possui 66 farmácias que distribuirão absorventes gratuitos
Juazeiro começa distribuição em fevereiro
Foto: Agência Brasília
Natália Alves
24/01/24 12:00

Na última quinta-feira (18) o Ministério da Saúde anunciou que mais de 31 mil unidades credenciadas no programa Farmácia Popular começaram a distribuir absorventes para a população em vulnerabilidade social, de forma gratuita. No Cariri, cerca de 66 farmácias fazem parte do programa, que integra a Política de Dignidade Menstrual.

Dentre os municípios credenciados, Juazeiro do Norte é o que mais possui farmácias contempladas no programa, com 13 unidades. Brejo Santo vem em segundo lugar, com quatro estabelecimentos. Em combate à pobreza menstrual na região, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) possui o programa Auxílio Saúde Menstrual, que visa ampliar as condições de permanência e o bem-estar de estudantes que menstruam.

O programa de distribuição de absorventes gratuitos é direcionado a grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, ou estão em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. O Ministério da Saúde informou que, para retirar o absorvente nas unidades, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com número de CPF e a “autorização do programa dignidade menstrual”, que deve ser gerado através do “Meu SUS Digital”.

O órgão destacou, ainda, que a política é uma das formas de combate à pobreza menstrual. “No Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar”, pontuou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ