Jornal do Cariri
Cariri pode enfrentar seca e corre risco de desabastecimento
Governador reuniu secretários para discutir ações
Foto: Governo do Ceará
Robson Roque
09/01/24 8:00

O governador Elmano de Freitas (PT) voltou a reunir órgãos do governo estadual para discutir um plano de contingência aos impactos do El Niño. “Já temos o cenário desenhado, agora precisamos agir”, determinou Elmano, durante a reunião. Ele já havia acionado prefeitos para discutir a intensa onda de calor registrada desde o segundo semestre de 2023.

Agora, o governador alerta para a possibilidade de um cenário de seca e risco de desabastecimento hídrico. “Vamos listar os municípios por prioridade de abastecimento e executar as ações necessárias, de acordo com o plano, para não deixar faltar água em nenhum município”, revela.

O governador determinou a órgãos e secretarias a elaboração de informações e indicadores para fundamentar as medidas a serem tomadas. “Vamos elaborar uma ordem de prioridade. Precisamos agir primeiro naqueles municípios que têm menos tempo de abastecimento garantido”, recomendou, prometendo buscar recursos junto ao Governo Federal.

A Região Metropolitana de Fortaleza é a porção do Ceará em situação mais confortável em relação ao abastecimento humano, conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio. “No entanto, em um cenário de seca prolongada, podem acontecer déficits no atendimento”, assinala, recomendando o uso consciente da água pela população cearense.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, condição que influencia os padrões climáticos ao redor do mundo. O fenômeno também é apontado como responsável pela onda de calor enfrentada no Cariri e em outras regiões do Ceará.

Cidades como Araripe, Crato, Missão Velha e Barro registraram quase cinco graus celsius de aumento da temperatura, em novembro de 2023, em comparação com o mesmo mês de 2022. Barro, que lidera os índices de altas temperaturas na região, foi uma das cidades cearenses a ultrapassar a marca de 40 graus celsius.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ