Cariri intensifica prevenção contra intoxicação por metanol
Cariri ainda não registrou casos de intoxicação
Foto: Freepik
Regy Santos
07/10/25 0:00

Bares e restaurantes do Cariri estão em alerta para evitar a venda e o consumo de bebidas contaminadas com metanol. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel) está promovendo treinamentos em estabelecimentos de todo o Estado, com o objetivo de identificar possíveis adulterações. Até o momento, o Ceará registrou quatro casos suspeitos de intoxicação pela substância: uma mulher em Fortaleza, um homem em São Gonçalo do Amarante e dois homens em Quixeramobim. No entanto, exames iniciais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) descartaram a contaminação em dois desses casos, conforme informou o governador Elmano de Freitas.

Na região do Cariri, nenhum caso foi registrado até o momento. Segundo o presidente da Abrasel, Taiene Righetto, a região conta, atualmente, com cerca de cinco mil bares e restaurantes, todos incluídos no processo de capacitação para reforçar a atenção sobre os produtos adquiridos e repassados ao consumidor. “Toda garrafa [adulterada] tem sinais como rótulos mal feitos, ausência de lacre, coloração diferente, entre outras características que estamos observando para identificar possíveis bebidas com metanol”, explicou Righetto.

O presidente executivo da Abrasel nacional, Paulo Solmucci, também chama a atenção para outros indícios de falsificação, como o preço abaixo do valor de mercado. “Se você encontra um produto com preço 40% ou 50% mais baixo do que em supermercados ou lojas de bebidas, tem algo errado”, alertou Solmucci.

Em Juazeiro do Norte, a Vigilância Sanitária emitiu orientações à população sobre como proceder em eventuais situações. O órgão ressalta que são considerados casos suspeitos aqueles em que o paciente, após ingestão de bebidas alcoólicas, apresenta, a partir de 12 horas, persistência ou agravamento de sintomas compatíveis com embriaguez, associados a desconforto gástrico ou gastrite; alterações visuais, como visão turva, borrada, presença de manchas (escotomas) ou perda da acuidade visual. Nessas situações, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde, para que sejam realizados os protocolos médicos de investigação e estabilização do quadro.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado no domingo (5), o Brasil já contabiliza 16 casos confirmados e 209 em investigação de possível intoxicação por metanol, totalizando 225 ocorrências. Desses, 15 evoluíram para óbito, sendo 13 ainda em investigação. Até a tarde desta segunda-feira (6), os casos não evoluíram. 

O Governo Federal anunciou a compra de 2,5 mil unidades de Fomepizol, medicamento eficaz no tratamento de intoxicações por metanol e etilenoglicol. Logo após o anúncio, o governador Elmano de Freitas solicitou doses do antídoto para o Ceará. Nesta segunda-feira (6), o Estado recebeu 100 doses do medicamento, que serão utilizadas em casos de possíveis intoxicações. Além disso, o governador destacou a integração de esforços entre diferentes secretarias para prevenir novos casos. “Criamos um grupo de trabalho entre a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Segurança Pública e a Perícia Forense, reforçando o diálogo com o Governo Federal”, afirmou Elmano de Freitas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE