JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri ganhará Centro de Interpretação Arqueológica em 2025
Espaço será construído no primeiro semestre do ano
Foto: Governo do Ceará
Natália Alves
05/02/25 11:30

A Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Transnordestina firmaram parceria para a construção do Centro de Interpretação Arqueológica em Missão Velha, com previsão para o início ainda no primeiro semestre de 2025. O espaço será voltado para estudos e pesquisas arqueológicas na região do Cariri, local de rico conhecimento em fósseis.

O anúncio foi realizado na última terça-feira (28) na URCA, contando com a presença do reitor da universidade, Carlos Kleber de Oliveira, a vice-reitora Socorro Vieira e de representantes do Geopark Araripe e da transnordestina. Além do centro em construção, a região possui um museu de paleontologia, o Museu Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. O local reúne uma das maiores concentrações de fósseis do planeta, conservando evidências de há 110 milhões de anos.

Atualmente, a região conta com o Instituto de Arqueologia do Cariri, criado em parceria com a Fundação Casa Grande, através da arqueóloga Dra. Rosiane Limaverde. Em 2023, cerca de duas toneladas de fósseis retornaram ao Cariri, após recuperação na França. As espécimes foram levadas ilegalmente, através do tráfico de fósseis. Com a construção do Centro de Interpretação Arqueológica, a região fortalece e evidencia estudos e pesquisas sobre a arqueologia, além de combater o tráfico de espécimes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE